x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 649

alteração do salario minimo

Rosangela

Rosangela

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 09:47

bom dia, gostaria de uma informação como o salario minimo alterou existe algumas categorias que ficaram abaixo desse minimo eu posso alterar ou tenho que esperar a convenção do sindicato sair primeiro??

Elizabeth Amarante

Elizabeth Amarante

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 09:58

Bom dia Rosangela

O piso é o menor salário que determinada categoria profissional pode receber pela sua jornada de trabalho. Como ele é um benefício, o piso salarial sempre será superior ao salário-mínimo nacional (ou estadual, se houver). Caso o piso da categoria seja inferior ao mínimo no Estado, vale o salário-mínimo estadual porque ele é mais benéfico ao trabalhador. Provavelmente a CCT ainda não foi atualizada, assim somente confirme direto no proprio Sindicato se póde alterar o piso para o novo salario minimo ou se eles já tem uma novo reajuste qaunto ao piso da categoria.

Abraços,

Elizabeth Amarante

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um modo de agir, mas um hábito”.
Pepita Satierf

Pepita Satierf

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 10:12

Bom dia Rosangela,

Só complementando o que a nossa colega Elizabeth falou, é que existe alguns sindicatos que a data base da CCT é em maio, junho, etc, assim sendo, se o reajuste do mínimo for maior que o piso da categoria deve adequar-se ao salário mínimo e posteriormente quando sair a CCT fazer uma folha complementar se for necessário.
Att

"A experiência é uma vela que ilumina apenas a quem a conduz."
Oscar Wilde

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.