x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 27.784

Perda do dia de descanso em caso de falta injustificada

ELAINE DA SILVA CAVALCANTE

Elaine da Silva Cavalcante

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 16:00

Boa tarde!

Alguém saberia me responder se a empresa pode descontar do empregado mensalista que falte a um dia de trabalho sem justificar o dia de repouso que ele teria direito? Tanto no que diz respeito a remuneração, quanto ao gozo do descanso. Por exemplo, se um funcionário, que costuma gozar o repouso em dias variáveis da semana, faltar num dia de trabalho, a empresa pode descontar dele, tanto o valor do repouso, quanto o direito de descansar? Ou apenas o valor referente ao dia que ele faltou? Mesmo ele tendo faltado sem justificar, terá o direito ao dia de descanso da semana e ao valor do repouso remunerado?

DELAINE OLIVEIRA

Delaine Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 16:04

Elaine boa tarde!
Falta injustificada perde o direito do descanso semanal remunerado (DSR) e o dia que faltou, independente se ele tem a folga no meio de semana ou no fim de semana.
Espero ter ajudado.

Em tudo daí graças! 
KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 16:05

Elaine,

Quando há faltas injustificadas, a empresa goza de direito de descontar o dia faltoso, o dia da folga (normalmente em domingos) e também os feriados que contemplam a semana.

Ou seja - pegaremos um exemplo da primeira semana de Janeiro - veja que houve feriado dia 01/01 - quarta feira.

Suponhamos que ele faltou no dia 02 - quinta feira.

A empresa pode descontar o dia 02 (dia da falta), dia 05 (domingo) e também o dia 01 (feriado).

Porém cada sindicato rege de uma forma.

A melhor solução é entrar em contato com o sindicato em que o trabalhador está locado, se acaso não houver objeções na Convenção Coletiva, pode proceder como mencionei acima.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
GUILHERME DA SILVA

Guilherme da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 16:08

Pois bem,

O empregado que faltar ( sem justificar a sua ausência ) terá o seu dia descontado em folha.

Mais é permitido sim por Lei ( Lei 605/49, artigo 7°, paragrafo 2° )o desconto do dia de descanso se o empregado faltar em algum dia.

Atenciosamente,

Guilherme Bruno da Silva

Regra N°1 Fórum Contábil : "Espaço de Discussão pública"


ELAINE DA SILVA CAVALCANTE

Elaine da Silva Cavalcante

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 16:13

Obrigada.
Entendi que posso descontar a remuneração destes dias. Mas, neste exemplo acima, se na quela semana o dia de folga do empregado fosse a sexta-feira (03/01), eu poderia descontar dele o direito de folgar? Ou seja, ele deixaria de folgar na sexta por ter faltado na quinta. Ou somente posso descontar o valor do repouso?

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 16:19

Elaine,

Neste caso pode ser acordado com o funcionário - se ele tinha direito de folgar na sexta e irá trabalhar - não vejo o porque de descontar (porém não se paga hora extra que ele teria direito por estar trabalhando no DSR)

Agora se ele folgar na sexta, o desconto seria lançado na folha de pagamento ao fim do mês.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
ELAINE DA SILVA CAVALCANTE

Elaine da Silva Cavalcante

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 16:30

Eu estive analisando a Lei 605/49, mas não consegui identificar nada que mencionasse a possibilidade de desconto da folga. Tudo que eu li na referida lei, parecia tocar apenas na questão do desconto da remuneração referente ao dia do repouso. No § 2º do art. 7º, me parece até que, no caso dos mensalistas e quinzenalistas, seria indevido o desconto do repouso remunerado, já que este seria considerado já remunerado, sendo possível apenas o desconto do valor do dia da falta. Estou confusa quanto a isso.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 16:41

Elaine,

Os feriados são incluídos no DSR - pois é uma folga em que o empregado recebe.

Até para calcular o DSR incidentes nas horas extras (que não tem nada haver com faltas no trabalho e sim com horas trabalhadas a mais) a quantidade de feriados em cada mês faz com que o cálculo não seja igual mês a mês.

Um mês que tem 24 dias úteis é diferente de um que tenha 22 dias úteis.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
ELAINE DA SILVA CAVALCANTE

Elaine da Silva Cavalcante

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 16:59

Kleber,

Vejamos se entendi:

Janeiro/2014 = 26 dias úteis + 4 domingos + 1 feriado (desconsiderando normas coletivas e feriados estaduais e municipais)

O cálculo do repouso sobre horas extras, por exemplo, seria Valor H.E. / 26 x 5
Porém, se ele tivesse faltado no dia 2, eu desconsideraria o feriado e domingo, então o cálculo do RSR sobre horas extras seria Valor H.E. / 26 x 3.

Mas no recibo de salário, referente ao desconto, eu deduziria apenas o valor correspondente a 1 dia de trabalho, que foi o dia que ele faltou?

É isso?

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 17:03

Elaine,

O cálculo DSR sobre horas extras não menciona que o cálculo tem haver com as faltas do empregado.

Não importa se ele faltou, se calcula os dias úteis no mês e feriados.


O que quis dizer é que os feriados são também DSR (folga)

Se você achou aí que pode descontar o DSR nas faltas, portanto pode descontar tanto o domingo (folga normal) quanto os feriados (folgas esporádicas).

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.