x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 784

Ajuda nas dúvidas sobre retenção, restituição e compensação

Kenia Fonseca

Kenia Fonseca

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2014 | 17:32

Boa tarde!

Estou com muitas dúvidas sobre como proceder em relação a compensação/restituição de retenção de INSS feita por órgão público a favor de empresa privada.

A empresa presta serviços de construção civil a universidade federal e esta no, momento do pagamento da Nota Fiscal de Serviço, retem 11% de INSS. A empresa está pagando normalmente, mensalmente, a GPS. Agora está querendo ou a restituição ou a compensação destes valores retidos.
Qual o melhor meio para que eu possa resolver esta situação?
A restituição/compensação por meio do PER-DECOMP ou a compensação da retenção pela SEFIP? Se for pela SEFIP, posso somar todas as retenções já realizadas e lançá-las na compensação para a GFIP do próximo mês? Como eu faço para saber o valor corrigido da retenção para informar no campo da Compensação? Como ficariam os meses seguintes, já que além destes valores já retidos a partir de setembro/2013, temos uma provisão para os próximos 4 anos e meio, que é o tempo do contrato?
Não sei se fui clara, está muito confuso para que eu consiga explicar melhor minhas dúvidas...
Não quero fazer pelo PER-DECOMP por exigir uma lista "infinita" de documentos e pela demora do resultado.

Aguardando ansiosamente a ajuda dos colegas,

Kênia

Kenia Fonseca

Kenia Fonseca

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2014 | 10:01

Caro Carlos, foi a minha primeira opção. E ainda falei com o chefe da agência. Não me esclareceu muita coisa e saí com mais dúvidas ainda. A má vontade de atender o contribuinte....

Mas obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.