x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 945

Restituição de INSS pago em duas categorias simultaneamente

Ana Júlia do Amaral Souza

Ana Júlia do Amaral Souza

Bronze DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Civil
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 09:19

Bom dia!

Trabalhei por um período sem o registro feito na carteira. Agora, felizmente, poderei regularizar a situação, e meu registro será feito retroativo :D
Minha dúvida é que, durante o período em que estava trabalhando tive receio de este momento não chegar tão cedo, e eu "perder" este tempo de contribuição, então fiz a contribuição facultativa de 20% do salário mínimo, se não me engano. Com o registro retroativo, o INSS dos meses anteriores será regularizado, correto? Dessa forma, ficaria como se tivesse contribuído em duas categorias, não é? Existe uma maneira de recuperar o valor que paguei à parte?

Muito obrigada!

Elias Serres

Elias Serres

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 17:41

Ana Júlia,

neste caso acredito que não haverá a restituição por parte do INSS, pois como você mesmo citou o recolhimento foi facultativo. O que vai acontecer é que os dois salários serão somados para fins de aposentadoria, aumentando a média.

Elias Serres
Contador
Porto Alegre - RS

Elias Serres
Contador
Porto Alegre - RS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.