x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 3.719

atestado medico

daiane

Daiane

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 14:23

Boa Tarde
To com duvida porem é um assunto meio fora. Mas assim recebi um atestado onde o funcionaria deveria se afastar por 7 dias onde o gerente estava achando que foi adulterado, então fui fazer uma busca pelo CRM-PR no qual encontrei a seguinte informação:
DR.Rodrigo de Oliveira Dorigon com a situação FALECIDO e o CRM 22527, e já no atestado esse mesmo CRM apresentava como DR. Jose Carlos T. Rezende.
Gostaria de saber se é possível usar o mesmo CRM depois que o medico for falecido?

A maior vitória não está sempre em ganhar, mais sim em nunca desistir.

Elen do Nascimento Muller

Elen do Nascimento Muller

Prata DIVISÃO 1 , Assessor(a) Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 15:57

Boa Tarde Daiane, concordo com o Peterson, e eu ainda procuraria o local que emitiu e peça um atestado de veracidade. Mesmo que o CRM seja ativo e esteja tudo ok, quem dirá se é verdadeiro ou não é o local do atendimento para confirmar a presença do funcionário na data e hora descritas.
Por ser um caso atipico post aqui o resultado se é possivel um CRM passar de um medico para outro.
Abç

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 17:53

Vc deve realizar o processo de averiguação de atestado, entre em contato com a instituição de saúde que emitiu o atestado, se foi médico particular vinculado a algum plano de saúde, tente localizá-lo, e faça o levantamento formal dessa informação. Sem isso vc nada poderá fazer pois reduzirá a questão a um "disse-que-disse". Tenha provas caso confirme ser uma fraude, pois ensejará justa causa aplicada pelo empregador, e pelo outro lado o favorecido poderá responder pro crime de falsificação.

daiane

Daiane

há 11 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 17:55

Fui hoje a prefeitura da cidade pedir a 2° via do atestado só conseguirei ela daqui 3 dias ai postarei se era falso ou não. Mas segundo a secretaria de saúde já teve um caso assim no qual parece que o CRM foi extraviado e o bloco de atestado também só poderei lhe dizer com certeza na terça feira.

Carlos Henrique de Oliveira

Prata DIVISÃO 5 , Consultor(a) Tributário
há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 09:57

Faça a busca no sigilo, pois caso não comprove tal falsificação o empregador pode entrar com uma ação trabalhista alegando perseguição

Espero ter ajudado,

Att.

"Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes"
Carlos Drummond de Andrade

Fui útil ? Dê uma curtida na resposta ;)

há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 15:04

Discordo Kennya, isso seria um assédio moral ao meu entender.

É claro que nunca se sabe o que se passa pela cabeça do juiz, logo sugiro sempre aos clientes evitar isso.

Att

"Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes"

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 15:12

Boa tarde

Se o empregado apresenta um atestado médico falso ou rasurado, o que acontece a ele?
Caso a empresa suspeite de fraudes, poderá solicitar esclarecimentos aos responsáveis, que deverão prestá-las, pois a prática de atestado falso é crime previsto nos arts. 297 e 302 do Código Penal. Os responsáveis são os emissores do atestado, no caso o médico, a clínica ou o hospital. Caso a fraude seja constatada, pode implicar em demissão por justa causa do empregado, prevista no artigo 482, da CLT, pois foi quebrada a fidúcia, boa-fé e a lealdade.

Verquietini informa que é fácil confeccionar um atestado fraudulento. “Essa prática é endêmica e os operadores do direito, ou seja, advogados, o Ministério Público do Trabalho e juízes não podem ficar alheios e devem impedi-la”, alerta. O combate deve ser feito através de prevenção, fiscalização e punição, segundo ele. Verquietini defende ainda uma postura proativa da empresa, no sentido de buscar coibir a prática, com severo controle dos atestados.
Bonilha lembra que, como forma de combater atestados fraudulentos, a Associação Paulista de Medicina (APM) criou o “e-atestado”, uma ferramenta, nos moldes da utilizada pela Receita Federal, “cujo uso significaria o fim da indústria dos atestados falsos e rasurados”, diz Alexandre Bonilha. Trata-se de uma versão digital dos atestados médicos, que teria uma combinação de números única, assegurando a veracidade das informações. Mas a ferramenta precisa de lei para se tornar obrigatória.

G1 noticias

daiane

Daiane

há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 15:14

Estou verificando o atestado sem o funcionário saber só depois que obter a certeza comunicarei ou não o funcionário.
Mas no caso ou ele falsifico o atestado ou o medico que ele foi não é medico pois o CRM não bate com o nome do medico.

há 11 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2014 | 15:19

Provavelmente deve ter falsificado, assim que obtiver a resposta final nos informe por favor

Estou curioso sobre esse caso rs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade