x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 496

Aniéle Moraes

Aniéle Moraes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2014 | 09:11

Bom dia pessoal,

Estou com uma dúvida com relação ao INSS, pois conheço uma pessoa que recolhe INSS a parte (como autônomo), porém essa pessoa abriu uma empresa ME e também recolhe o INSS de acordo com seu pró-labore.
Nesse caso, o que deve ser feito? Continua recolhendo duas vezes?
Alguém tem alguma sugestão do procedimento a ser feito?

Desde já obrigada.

At.,

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2014 | 09:24

Aniéle,

Ele recolhe as duas contribuições pela alíquota de 11%?


Pagar sobre 11% não conta para aposentadoria por tempo de contribuição, apenas para aposentadoria por idade.

A lei hoje informa que para aposentar por tempo de contribuição, deverá ter 35 anos de contribuição (homem) e 30 anos (mulher).
Por idade deve ter 65 anos (homem) e 60 mulher.

Portanto dependendo da idade do contribuinte, não seria mais viável pagar para aposentar por tempo de contribuição, pois não compensaria.

Neste caso é melhor ele pagar apenas pelo pró-labore, pois os valores pagos a ele por autônomo, praticamente será perdido na hora de se aposentar.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Aniéle Moraes

Aniéle Moraes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 21 janeiro 2014 | 09:39

Kleber,

na verdade não sei exatamente se recolhe pela alíquota de 11%, apenas a informação que eu tenho é que como autônomo ele recolhe sobre 1 salário.
Mas a questão é, o recolhimento feito como autônomo não irá ajudar na questão da base de cálculo para aposentadoria?

Guilherme,

Vou verificar o tópico, obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.