x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 498

acessos 147.896

Rais 2014 *** Ano Base 2013

Lúcia de Oliveira Aleixo

Lúcia de Oliveira Aleixo

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 14:49

Elizabeth,

Pelo sistema da RAis, correto?

Sabe o erro que apresentou agora (pra me deixar ainda pior)?

2412 - Valor do salário contratual incompatível com horas semanais trabalhadas.

O salário dele ta como 640,00 (porém ele foi desligado em 01/01/2013. O erro referente ao salário mínimo por conta de 01 dia, é isso mesmo? Como resolvo isso?



Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Vanja Gonçalves da Silva Schimd

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 15:41

Boa tarde,

Minha duvida é a mesma de outras pessoas, mas não vi respostas que resolvessem o problema. Tenho um colaborador que começou como trabalhador temporário na empresa, findo esse contrato foi feito novo vinculo como empregado efetivo da empresa, agora quando tento fazer a RAIS me diz "CPF já informado para outro PIS". Alguém já conseguiu resolver esse problema. Adianto que o Manual da Rais não esclarece, só diz: No caso de o empregado/servidor possuir dois vínculos com o mesmo empregador, as informações devem ser prestadas separadamente.
Se alguém resolveu por favor publique aqui.

Att
Vanja Schmid

Elisabeth Helena Preis

Elisabeth Helena Preis

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 15:48

Lúcia, pra mim o erro que ainda continua é o mesmo "A INSCRIÇÃO PIS/PASEP INFORMADA NÃO PERTENCE AO EMPREGADO/SERVIDOR INFORMADO".

Amanhã é o último dia para entregar a RAIS. ...enviei a rais dessa empresa sem essa funcionária, porém terei que fazer uma retificado para incluir a mesma, não sei o que fazer para conseguir colocar esta funcionária junto na RAIS.

Será que alguém poderia me ajudar?

Lúcia de Oliveira Aleixo

Lúcia de Oliveira Aleixo

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 16:52

Consegui.

E consegui sanar o erro também dos duplicados também. Um dos registros tinha uma letra no cadastro do nome errada, tipo, ao invés de Bomfim, estava Bonfim.

Os do NIT, exclui, para retificar depois.

De antemão, obrigada a todos pela ajuda! Adorei os retornos.


Beijos

MARCOS CONFIDENTE

Marcos Confidente

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 09:18

Ariel Nogueira,
Esse erro acontece quando importamos o arquivo de um sistema de folha, para resolver basta importar, abrir a empresa na RAIS e deixar o Campo sem nada preenchido, (Caso já esteja, vá clicando em AVANÇAR) que vai dar certo.

Vanja Gonçalves,
Essse erro esta aparecendo pois os dois vínculos estão com o mesmo Código de Vinculo Temporario como 50 e CLT como 10.

Elisabeth,
A mensagem ocorre porque a RAIS verifica o salário hora do funcionário e multiplica pela carga hora semanal e faz comparação com o salário mínimo - hora nacional, se o valor ficar menor, ocorre a crítica.
Salário Mínimo R$ 678,00 / 220 hs = R$ 3,08

Salário do Funcionário R$ 600,00 / 220 = 2,73
Verificar o porque do salário hora do funcionário está menor que o salário mínimo hora vigente ou inconsistência da carga horária mensal/semanal com o salário hora informado.


Quanto aos problemas de erros apresentados na RAIS e sanados no sistema de Folha de pagamento e importados novamente para a RAIS e continuarem com o mesmo erro:

Em tempos de DOS, os programadores colocavam uma tecla de "indexação de arquivos" com isso as "impurezas" do sistema eram limpas, mas os programas em JAVA isso não acontece...

Façam o seguinte:
1 - Excluam as informações do programa da RAIS,
2 - Localizem a pasta que salvou o arquivo gerado pelo sistema da Folha de pagamento,
3 - Gerar novamente o arquivo de Importação na pasta que o sistema da folha salva, ou outra pasta de sua escolha,
4 - Importar o arquivo no sistema da RAIS

Agora vai dar certo,

Abraços e espero ter ajudado, Hoje é sexta feira ainda bem.

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina
Elisabeth Helena Preis

Elisabeth Helena Preis

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 09:26

Marcos, o meu erro é do PIS.

"0581: ERRO: A inscrição PIS/PASEP informada não pertence ao empregado/servidor informado."

Já exclui a funcionária e inclui manualmente, mas o erro persiste. Já enviei a RAIS sem esta funcionária, para pelo menos mandar as outras todas e depois só fazer a retificação com a mesma. Já liguei no 0800, e lá dizem que não podem me ajudar, já enviei e-mail para @Oculto explicando o que está ocorrendo, mas até agora nada de resolver o problema. Sendo que toda vez que mando o e-mail, tenho que explicar mil vezes a mesma coisa.

Hoje é o último prazo para entrega da RAIS. Não sei mais o que eu faço.

Dayany Ferreira

Dayany Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 09:29

Ola caros colegas, bom dia!!

No dia 12/03/2014 enviamos a Rais com Movimento de uma empresa com 1 funcionário. E no dia 18/03/2014, outro empregado nosso que faz as Rais Negativas sem Movimento acabou fazendo a Rais desta mesma empresa também.

Ou seja a mesma empresa foi informada 2 vezes, a 1ª com movimento e a 2ª sem movimento. O que podemos fazer nesse caso para retificar?

Retifica as 2?

Belton

Belton

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 09:44

Bom dia
Como proceder com esse erro?
0730 - Nit nao é uma inscrição valida para a RAIS. informe o numero do pis/pasep do trabalhor.

o funcionario tem que ir ate a caixa e pedir a unificação do NIT para PIS?
como proceder nesta situação

Marcio Teles

Marcio Teles

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 09:53

Mais uma duvida, se foi respondida, me desculpe, pois não achei...

Funcionaria registrada em Empresa MEI e que esteve em licença maternidade, o valor do salario pago pelo INSS deve ser declarado na RAIS ?

obrigado

Marcio Teles
Contador


MARCOS CONFIDENTE

Marcos Confidente

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 10:47

Elizabeth,
Quando aparece esse erro? "0581: ERRO: A inscrição PIS/PASEP informada não pertence ao empregado/servidor informado."

Abs,

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina
Fernando Delai

Fernando Delai

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 10:54

PREZADO Marcos Confidente,

Este erro ocorreu comigo e o que estava errado era o nome do funcionário no sistema com relação a ter sido registrado em letra minuscula, ajuste para que o nome dele no cadastro da folha seja todo em letras maiúsculas, pro meu caso foi corrigido.

at,

Fernando Delai

KAYNARA

Kaynara

Prata DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 11:10

Olá, estou com uma dúvida de como declarar a Rais para empresas da construção civil que tem CEI.

em dois em dois meses os funcionários mudam de obra (mudam de CEI), o meu sistema está puxando para a Rais só o último CEI que o funcionário ficou alogado.

Minha dúvida é: eu informo todo o histórico do ano referente as mudanças do CEI do funcionário, ou se deixo o funcionário só no último CEI onde ele só passou 2 meses, mas informo todos os meses?

Fico no aguardo.

ELOINA BOMFIM DE SOUSA

Eloina Bomfim de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 11:24

Paulo dos Santos

aconteceu o mesmo comigo e quando conferi estava aparecendo o mesmo empregado com dois registros e numeros de PIS diferentes, eliminei o numero errado e deu tudo certo. Espero que possa te ajudar uma nova conferência.

boa sorte

Eloina Bomfim
MARCOS CONFIDENTE

Marcos Confidente

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 11:28

Elizabeth,
Esse erro não é relatado como esperado pela RAIS, esta parecendo um erro escondendo outro, ou seja, esta dizendo que é o empregado mas não é...
Faça o seguinte:
1 - Faça uma copia de segurança da RAIS,
2 - Vá em AJUDA e em SOBRE O GDRAIS, veja a versão, a atual é 2013-4.4.1,
3 - Se for diferente da atual baixe uma nova e instale,

Tente ai e me fale

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina
MARCOS CONFIDENTE

Marcos Confidente

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 11:30

Allan,
A Rais deve ser enviada com um certificado digital, independentemente se possui ou não procuração, para isso voce de fazer o seguinte:
1 - No programa da RAIS vá em INFORMAÇÕES\ DADOS DO RESPONSAVEL,
2 - Em Inscrição CNPJ\CPF voce deve colocar os dados do certificado digital que vai enviar.

Espero ter ajudado,

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina
Elisabeth Helena Preis

Elisabeth Helena Preis

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 11:37

Marcos,

Já fiz a verificação da versão do programa, estou com a última versão já.
Meu chefe irá pessoalmente no Ministério do Trabalho verificar este caso. Estou tentando já praticamente o mês todo enviar essa RAIS e ninguém até agora conseguiu me falar é este o problema....sendo que liguei no 0800, enviei e-mail pro rais.sppe; fui na caixa econômica verificar o cadastro do PIS da funcionária (não tem nenhuma inconsistência no PIS dela, é esse mesmo o número.

Página 11 de 18

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.