x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 498

acessos 147.896

Rais 2014 *** Ano Base 2013

alcir alfredo dufeck

Alcir Alfredo Dufeck

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 14 março 2014 | 16:00

Boa tarde,
um CEI com dois trabalhadores cadastrados, um trabalhador é trabalhador rural e a esposa dele foi cadastrada como empregada doméstica, visto que faz somente essa função, somente na casa do empregador CBO 5121-05. Ocorre o erro na RAIS dizendo que empregado doméstico não deve ser declarado.
Pergunto: Devo excluir a empregada doméstica e declarar apenas o outro empregado? Qual a solução?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 14 março 2014 | 16:12

Olá Alcir,

Empregados domésticos não devem ser relacionados na RAIS. E existe um CEI especifico para doméstica.
Informe apenas o empregado Rural, mas verifique a questão acima.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Larissa Cristina

Larissa Cristina

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 14 março 2014 | 17:23

Boa tarde Pessoal!
Uma funcionária simplesmente sumiu em dezembro 2012 e não retornou até hoje. Ou seja, no ano inteiro de 2013 ela teve faltas. Quando fui informar a RAIS dessa empresa houve erro, pois a RAIS não aceita funcionário que não tenha tido remuneração durante o ano. Como faço agora? Não sei o que fazer! Não fizemos a rescisão pois a prima da funcionária (que também trabalha na empresa) dizia que ela ia voltar, mas nunca voltava. O sindicato patronal não nos auxiliou e alegou que deixássemos assim mesmo. O sindicato dos empregados disse que não iria se manisfestar, pois se assim fizessem, estariam indo contra o funcionário. Ficamos de mãos atadas e agora não consigo enviar a RAIS da empresa. Existe algum procedimento para esse caso?

erika de sa

Erika de Sa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 14 março 2014 | 18:55

Boa noite

Van minha duvida é o funcionario de ferias do periodo de 03/12/12 a 01/01/13 valor pago em 28/11/12 de 995,20 o mesmo voltou dia 02/01/13 recebeu o salario do mes trabalhado que foi de 02/01 a 31/01/13 no valor de 787,36 sendo que o salario era mensal normal 813,60 o meu sistema ta levando pra RAIS o salario pago no mes de janeiro 787,36 + 33,17 (referente a 01 dia pago nas ferias 01/01/13) no campo remuneraçoes mensais esta correto ou considero apenas os 787,36 sendo que o dias 01/01/13 ja foi nas ferias em 2012.Desde ja agradeço.

Erika

DANILA

Danila

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 12:15

Olá Pessoal,

Estou com uma dúvida cruel, a empresa tem funcionários registrados todos em seu CNPJ mas os funcionários foram alocados no CEI de uma obra de terceiros durante um período do ano passado e então estou com duvidas se faço a rais desses funcionários no CNPJ que é por ele que faço os recolhimentos e são registrados ou faço pelo CEI que foi o local de trabalho deles por um período. Por favor, me ajudem!!!!!!!!!

Grata,
Danila

Tamara Santos Bezerra

Tamara Santos Bezerra

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 13:09

Bom dia ,

enviei o arquivo da rais para o contador da empresa ele me disse
que a rais eu que preciso fazer por causa do arquivo da folha .
enfim nao sei se procede se a rais só consegue ser gerada assim
estou correndo como nunca fiz estou com algumas dificuldades

duvida

quando verifico inconsistências aparece:

Não foram encontrados erros nas declarações selecionadas, foram gerados apenas AVISOS.

clico neste avisos aparece a seguinte mensagem de diversos funcionários :

atenção ! o valor da remuneração de janeiro é menor que o valor do salario contratual informado .

A informação de contruibuiçao ( tributo) sindical nao foi preenchida

esses avisos eu preciso corrigir ? como faço ?


Grata


Tamara Santos Bezerra

Tamara Santos Bezerra

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 16:54

Boa tarde,


estou tentando fazer a rais aparece o seguinte erro:

NIT não é valido é uma inscrição valida na rais .informar o numero do pis/pasep do trabalhador .


porem conferi na ficha do funcionario no RG esta o mesmo numero como PIS esta correto
nesse caso que posso fazer?


Grata

Ivan Alex Gaion

Ivan Alex Gaion

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 19:00

Boa Noite pessoal, sou novo aqui, e estou com algumas dificuldades, porem minha pergunta é simples.

Fiz todas as Rais, mas gravei todas as empresas juntos e as transmiti.

Isso esta correto né, todas elas terão o mesmo CREA correto?

Tenho 90 empresas e não da tempo de transmitir uma a uma, então fiz desse jeito, mas na internet não encontrei nada e nem nas perguntas frequentes.

Obrigado e me desculpe caso alguém já tenha perguntado.

Anderson Josina da Costa

Anderson Josina da Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 13:35

Prezados colegas,

Estou com o mesmo problema da colega Tamara Santos Bezzera, estou tentando fazer a RAIS de um dos clientes e aparece o seguinte erro:

0730 - NIT não é valido é uma inscrição valida na rais .informar o numero do pis/pasep do trabalhador .

Na semana passada, verificando esse erro, entreguei o DCN na CEF solicitando o cadastro do PIS do funcionário. Mas até o momento o funcionário continua sem número do PIS e como o prazo da RAIS expira dia 21/03/14 (sexta-feira) e pela demora da CEF, acredito que até lá ainda não tenha cadastrado. Liguei no início desta semana para o Oculto da CEF para saber do cadastro e nada. Perguntei também no 0800 se existiria a possibilidade de transformar o NIT do funcionário em PIS e a atendente disse que não.

Vocês saberiam me informar como faço para enviar a RAIS dentro do prazo sem o número do PIS deste funcionário? Teria algum número padrão para esse tipo de caso?

Desde já agradeço a ajuda de todos!

Jackson

Jackson

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 14:17

Olá,

Não consigo resolver o erro ao tentar transmitir
Mensagem: "erro ao validar estrutura da declaração"

_____
Jackson
Tamara Santos Bezerra

Tamara Santos Bezerra

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 14:20

Anderson Josina da Costa ,



o problema do PIS resolvi da seguinte maneira fui na caixa com copia de RG do funcionario
e o funcionário tinha outro numero de PIS
o numero que esta no RG é do NIT . coloquei o numero correto e deu certo ! l
se faz cinco dias que voce levou a DCN na caixa ? se sim quando eu nao consigo pegar pelo telefone da caixa
vou pessoalmente com a copia do DCN !

Carlos Valdenei

Carlos Valdenei

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 14:59

Pessoal, boa tarde.

Estou com o seguinte erro ao transmitir a RAIS: Erro ao realizar a transmissão da declaração. Por favor tente novamente.

Alguém teve ou esta com esse problema? é problema nos servidores da RAIS ou de PROXY na empresa?

Obrigado pela atenção,

Carlos V. Domingos
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Patricia

Patricia

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 15:24

Boa tarde,

Estou enviando a RAIS de quatro empresas porém apareceu o seguinte erro em todas elas :

0581: ERRO: A inscrição PIS/PASEP informada não pertence ao empregado/servidor informado, porém conforme confirmação na caixa econômica federal os números do PIS estão corretos, aconteceu com alguém isso? Como proceder nessa situação?

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 15:36

Boa tarde, amigos,


Estou entregando a RAIS de algumas empresas aqui do escritório e surgiu uma dúvida, tem uma empresa aqui que esquecemos gerar a folha de pagamento com o desconto da guia sindical urbana de um funcionário que foi admitido em 11/2013 e agora precisamos dessa informação para gerar a RAIS.
Qual o procedimento devo tomar para acertar essa guia em atraso e informar ela na RAIS? ?posso entregar a RAIS sem essa informação??

desde já obrigado!

Carlos Valdenei

Carlos Valdenei

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 15:51

Patricia,

Tente ligar no 0800-7260207 opção 01 e confirmar o PIS do funcionário, certificando que esteja correto gere novamente o arquivo para importar na DIRF excluindo o atual, ou exclua ele e inclua novamente.


Tcheler,

Caso não tenham descontado a contribuição sindical (1 dia de trabalho descontado anualmente), o desconto não será no ano base, então não entraria, agora se vocês descontaram e não repassaram ao Sindicato, verifique a possibilidade de repassar a contribuição sem multa e juros e gere o boleto para pagamento informando na RAIS o desconto.


Att,

Carlos V. Domingos
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
ODILIA ROCHA

Odilia Rocha

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 16:47

pessoal,

quando vou enviar a RAIS da a seguinte mensagem:
erro ao finalizar a transmissão da declaração. por favor tente mais tarde.
tentei o dia todo e a mesma coisa.

estou usando o certificado.

Carlos Valdenei

Carlos Valdenei

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 17:03

Boa tarde Odilia,

Estava com o mesmo problema que você, primeiro verifique se a versão da RAIS é a 4.4.1 depois acione o pessoal da TI e peça que sigam os passos abaixo:

Verifique se o acesso a Internet está estabelecido

1. Se você se conecta a Internet através de provedor ou rede local, verifique se é possível acessar qualquer outro site. Se você não consegue acessar nenhum site na Internet, entre em contato com o seu provedor de acesso ou suporte de rede local.

2. Caso esteja instalado no seu equipamento algum tipo de Firewall / PROXY, há necessidade de fazer a liberação de acesso para o endereço IP e porta de destino do protocolo TCP , conforme informação abaixo;

GDRAIS Genérico

endereços IP de destino: "161.148.175.95"
porta de destino: "80" e "443"
protocolo: "TCP"

GDRAIS 2013

endereço IP de destino: "161.148.174.239"
portas de destino: "80" e "443"
protocolo: "TCP"

3. Caso não seja possível estabelecer a conexão, ou o seu micro trave ou retorne alguma mensagem de erro, siga os seguintes passos:

faça um novo download do programa GDRAIS2013 ou GDRAIS Genérico, conforme o caso;
verifique se você está dentro do prazo de entrega da declaração;
tente o envio da declaração em outro horário. Os servidores podem ter alcançado o número máximo de conexões ou a rede pode estar congestionada.
Entre em contato com o Atendimento RAIS, e informe o erro que está ocorerendo.

No meu caso o PROXY estava bloqueando o acesso do IP 161.148.174.239.

Boa sorte,

Carlos V. Domingos
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
gustavo souza franco

Gustavo Souza Franco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 17:05

Boa tarde meus amigos,
tenho o seguinte problema:
uma funcionaria trabalhou o ano de 2013 com a função de "Gerente Financeira", porém quando vou salvar os dados da funcionaria me traz a mensagem que para tal cargo é exigido ter curso superior, porém a funcionaria não obtém nenhum curso superior. Alguém teve problema parecido?
Não estou conseguindo contornar a situação.

Att!!!!

Carlos Valdenei

Carlos Valdenei

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 17:23

Boa tarde Gustavo,

Seu caso é um pouco complexo, realmente para exercer a função de gerente é necessário uma formação de nível superior, se tratando da RAIS, nunca me deparei com tal problema/erro.

Realmente foi ERRO? se for AVISO não impede a entrega da RAIS, porém deve se atentar para tal aviso, estranho acusar esse erro, sabemos que existem várias pessoas ocupando cargos que exigem formação acadêmica, porém não é a realidade de muitas empresas, e não cabe a RAIS em analisar essas situações, pois a finalidade da mesma é outra.

Fiz um teste na minha RAIS alterando a escolaridade de um diretor geral para fundamental incompleto e não deu nenhum erro e nem aviso, apenas acusa se deixar sem preencher a escolaridade.

Analise a pessoa no campo dados pessoais e verifique se realmente esta preenchido o grau de instrução, verifique também no campo informações da admissão a informação do CBO de acordo com o cargo exercido.

Boa sorte.

Carlos V. Domingos
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
SANDRA NUNES

Sandra Nunes

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 18 março 2014 | 20:46

Não estou conseguindo imprimir o protocolo de transmissão da Declaração Rasi2013, o botão imprimir não fica ativo. Quando tento gravar novamente e transmitir dá uma mensagem dizendo que A Declaração Rais2013 .dec já foi transmitida. Deseja gravar assim? (o arquivo existente será preservado. Alguém poderia me ajudar, pois também não aparece T de Transmitida.

gustavo souza franco

Gustavo Souza Franco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 08:32

Muito Obrigado Carlos,
mais a situação é essa mesmo, a RAIS está cruzando os dados, ou seja, quando coloco a função gerente financeiro e mando salvar, dá ERRO e me impede de transmitir, onde fala que minha funcionaria terá que ter curso superior.
Realmente a situação é complicada.
Att!!!!!

Página 9 de 18

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.