x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 585

Guia GPS sem SEFIP e sem PIS

Elaine Rocha

Elaine Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 16:02

Olá pessoal! Preciso de uma ajuda, por favor. Estou cuidando agora de 03 empresas que possuem empregados, mas que eram pagas as guias GPS de forma avulsa emitida pela internet em número do CNPJ das empresas, sem o devido envio do arquivo SEFIP, e as empresas pagavam mensalmente. Indo no posto do INSS e na Caixa Econômica, verifiquei que estes funcionários nem NIT possuíam, e os pagamentos feitos pela empresa, na verdade, somente aumentavam a contribuição patronal do INSS das empresas, e não há pagamento para INSS dos funcionários. As empresas são optantes pelo Simples Nacional, e já pagam o INSS patronal no DAS mensal, e esse novo pagamento da guia avulsa ficaria "em duplicidade", não é? Sabem se posso requerer esses valores da guia avulsa indo no INSS para serem repassados ao PIS dos funcionários com data retroativa, de acordo com seus respectivos salários, ou esses valores estão perdidos mesmo? Eu já criei número de PIS para os funcionários. Obrigada desde já. Elaine

cristina molina

Cristina Molina

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 17:28

Boa Tarde Elaine.

A primeira coisa à fazer é cadastrar estes funcionários no PIS e começar a calcular as guias da empresa no código 2003 na guia de gps, agora referente as guias já pagas vc pode tentar fazer um ajuste de guias e enviar as sefips dos meses ou fazer uma PERDcomp (programa requerido pela receita federal) e pedir ressarcimento deste valor que podem ser devolvidos em um prazo de até 5 anos . Se você conseguir fazer um ajuste de guias na receita federal os valores pagos a maior poderão ser compensados neste meses que seguem.


at.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.