x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 622

cálculo da guia GPS, será que está correto?

Renata

Renata

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 10:49

Olá,
Caros venho pedir uma auxílio uma vez que faço uso de um escritório de contabilidade e agora estou com dúvidas quanto as guias de GPS que ele vem me mandando para pagar.
Tenho uma empresa optante pelo simples, sou empresário individual, minha atividade principal se enquadra no código 43.21-5-0. Faço serviços de elétrica, mecânica e predial. Tenho licença para loja de material de construção mas não exerço.
Estou na segunda linha dos anexos III, IV e V.
Emito dois tipos de nfs umas com retenção de INSS 11% quando é serviços de manutenção predial, e quando são outros serviços meu contador me passou que não há necessidade da retenção de INSS.
Tenho 3 funcionários registrados, a folha soma o montante bruto de R$3.739,90 e meu pro labore lançado é um salário minimo de R$ 724,00.
Pago GPS uma vez ou outra acredito (pois não tenho planilhas que me mostrem os valores) que devido abatimentos de licença maternidade e quando emito nfs com retenção de INSS.
No mês de dezembro paguei uma GPS de R$ 488,12 competência 13/2013 código 2100, e só tinha 2 funcionários, registrei o terceiro dia 16/12/13.
Este mês me veio a guia no valor de R$ 1.416,62 já tive até 6 funcionários registrados e nunca paguei este valor estou assustado por causa da diferença, gostaria de saber o motivo. E até o ano de 2011 pagava a guia com o código 2003.

Gostaria de entender de onde saem os valores para emissão da guia, uma vez que achava que pagava INSS só retendo direto na nf quando fosse o caso, ou então no DAS.

E também gostaria de entender porque mudou o código de 2003 para 2100. O valor aumentou a partir desta mudança.

Se puderem me ajudar agradeço desde já.
Preciso de uma opinião de fora.

Grata

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 11:04

Oi Renata.
Quando a mudança de código acontece, é que empresa foi desenquadrada de Simples Nacional para o Presumido.
Simples Nacional - Código da GPS 2003
Presumido - Código da GPS 2011

Veja com seu contador se sua empresa ainda se enquadra no simples.
Ou você pode ver entrando no site: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/
Consulta Optantes.
Você informa o CNPJ e sairá a informação do enquadramento.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.