x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 737

Filiação ao Sindicato de classe.

Karen Alves

Karen Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2014 | 10:40

Bom dia!

Hoje é meu primeiro acesso, atualmente estou fazendo parte de uma microempresa juntamente com meu irmão. Como não possuo vasto conhecimento em algumas questões, conto com a ajuda de todos!!!
E vamos a primeira dúvida. Quando devo fazer a filiação da empresa ao Sindicato de classe e sindicato patronal?

Obrigada, um bom dia a todos!

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2014 | 22:34

Karen Alves Boa Noite;

Verifique a viabilidade / custo beneficio em se filar ao sindicato patronal;

A sindicalização não é obrigatória para empresa;

Os funcionários deverão receber a proposta de sindicalização no ato da sua admissão. Estes irão decidir se irão contribuir / se filiar ao sindicato ou não.

O Enquadramento devera ocorrer através da atividade preponderante (De maio faturamento) da empresa; Verifique com entidade federativa desta atividade qual sindicato abrange sua base territorial; Caso não houver sindicato na sua base territorial, você dever observar a Convenção Coletiva de trabalho da Federação dos trabalhadores;

Abraço

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.