x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 5.353

Rescisão de funcionário de MEI

JULIANA VALENTE

Juliana Valente

Iniciante DIVISÃO 3
há 10 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2014 | 13:43

Tenho registro como MEI e contratei 1 funcionário no dia 02/12/13, procurei um contador e o mesmo fez todo processo de contratação e quando fui pagar o salário do meu funcionário, o contador fez a folha de pagamento e me entregou o boleto do FGTS com vencimento dia 07/01/14 e o boleto do INSS com vencimento dia 20/01/14. Até ai tudo bem, paguei os boletos em dia.

No dia 30/01/14 encerrava o contrato de experiencia do meu funcionário, e como eu não estava satisfeita com ele, decidi demiti-lo.

O contador então fez a rescisão e disse que eu teria que ir na Caixa gerar a chave.pri pra que meu funcionário pudesse receber o saldo do FGTS. Mas ele não estava conseguindo gerar o arquivo no pendrive, então eu mesma tive que ir atras. Pesquisei na internet e esse forum foi de grande ajuda pra mim, pois sozinha consegui gerar o arquivo no pendrive, levei na caixa, depois trouxe o pendrive com o arquivo que a caixa gravou e terminei o processo eu mesma, gerei o certificado digital. Liguei pro meu contador e o informei, perguntei pra ele o que fazer agora, ele me disse que então já estava tudo certo, tudo finalizado, que não tinha mais nada a fazer. Perguntei se não deveria pagar o FGTS e o INSS do meu funcionário referente ao mês de janeiro, afinal de contas ele foi demitido no dia 30/01/14, e meu contador disse que não, que já estava tudo certo, encerrando o assunto.

Em resumo, meu funcionário foi contratado dia 02/12/13 e demitido dia 30/01/014, o FGTS e o INSS que foram pagos são referentes ao mes de dezembro. Na rescisão consta o desconto referente a prividência social, pela lógica eu deveria pagar o FGTS e o INSS referente ao mes de janeiro, não devia? O que me aconselham a fazer, já que pelo visto meu contador parece não querer me ajudar.

JULIANA VALENTE

Juliana Valente

Iniciante DIVISÃO 3
há 10 anos Segunda-Feira | 10 fevereiro 2014 | 16:33

Para contratar um novo contador vou ter mais gastos, e eu como MEI que fez sua primeira contratação de funcionario, já tive gastos demais, inclusive com serviços de contabilidade.

Acha que seria possível eu mesma gerar essas guias para pagamento?

Não sou contadora, mas sou bem interessada. Como disse acima, eu mesma fiz o procedimento para gerar o certificado digital. Pesquisei muito na internet e instalei o Sefip e a Conectividade Social. Vi vários vídeos na internet ensinado como gerar o boleto do FGTS e o INSS. Com base nisso, fiz os cadastros na Sefip, e preenchi todos os campos necessários para gerar as guias, só não os enviei pelo Conectividade Social.

Eu poderia continuar o processo e gerar os boletos para pagamento? Ou pode dar alguma problema caso o meu contador já tenha gerado esses boletos e apenas não tenha me repassado? Outra dúvida, o que pode acontecer caso esses boletos não sejam pagos?

Fernanda

Fernanda

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 10:08

Bom dia!

Juliana você deve pagar sim as guias de FGTS( 07/02/2014) e INSS(20/02/2014) referentes a janeiro. Você pode gerar outro arquivo na Sefip e enviar no Conectivade Social, se o seu contador já enviou e você enviar novamente não tem problema, pois sempre o ultimo arquivo é o que vale. Mas deve estar correto os valores de FGTS e INSS declarados. Não esqueça que deverá preencher a data de recolhimento em atraso do FGTS. E o INSS se recolhe 8% do funcionário, mas a empresa paga 11%.

emerson

Emerson

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 10:33

se não quer gastar, o conselho seria pedir ao seu contador uma declaração informando que não precisa recolher. Me desculpa mas esse seu contador é muito ruim

JULIANA VALENTE

Juliana Valente

Iniciante DIVISÃO 3
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 11:50

Obrigada pela ajuda pessoal. Descobri um contador amigo da família e vou nele hoje pedir uma ajuda. Se ele tirar as guias pra mim ótimo, caso contrário eu mesma vou fazer. Já pesquisei bastante sobre as taxas para não errar o valor, mesmo assim obrigada pela orientação Fernanda. E com certeza Emerson, esse contador é muito ruim... olha que é um conhecido do meu marido... acho que ele fez pouco caso por se tratar de MEI e principalmente por eu ter demitido o funcionário em tão pouco tempo, talvez tenha achado que lhe dei trabalho demais. Mas é assim mesmo, em todas áreas temos os bons e os maus profissionais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.