x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.431

Correção de INSS na GFIP

Mayara Peretti

Mayara Peretti

Iniciante DIVISÃO 2
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 15:08

Olá!

Temos uma empresa que teve 3 meses de recolhimento a menos de INSS, porém teve outros muitos meses de recolhimento a mais.
Fui informada que posso descontar esses valores menores pelos maiores e o resto pode ser compensado. Porém, não sei como corrigir a GFIP desses meses que foi recolhido menor, alguém pode me ajudar?
Obrigada!

Mayara Peretti

Mayara Peretti

Iniciante DIVISÃO 2
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 15:18

Luciana, a pessoa anterior fez a GFIP errada, portanto foi recolhido valor menor do que seria o correto.

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 15:23

Então você vai fazer o seguinte:
Se a empresa for optante pelo simples, pode ver a situação da empresa pelo e-Cac, na parte da previdência.
O que tiver DIV de GFIP é a falta do recolhimento. Gere a guia com o valor cobrado e pronto.

Mas se o problema for mesmo na GFIP vai ter que fazer outra com a informação correta.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Mayara Peretti

Mayara Peretti

Iniciante DIVISÃO 2
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 15:26

Obrigada, Luciana.

Também tinha pensado nessa questão de recolher o que ficou faltando e compensar o que tiver a mais, mas a informação que me passaram é que o próprio INSS disse que essas diferenças podem ser abatidas dos valores pagos a mais.
Então se eu enviar a GFIP novamente com os valores corretos, ainda não fica faltando recolhimento?

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 15:32

Oi...

Podem sim ser abatidas, mas pra isso deverá entrar com um processo junto a previdência.
No caso de enviar novas GFIP´s possa ser que fique ainda faltando valores, mas pagaria a diferença da mesma forma.

Por isso que mesmo se a GFIP estiver errada, pague a GPS que o SEFIP emitir, não tem erro de diferença e divergência de valores.
Nunca pague a guia separada da GFIP.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Mayara Peretti

Mayara Peretti

Iniciante DIVISÃO 2
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 16:04

Obrigada, Luciana.

Só para confirmar, se eu optar por abater os valores preciso entrar com um processo na previdência.
Mas se eu optar por pagar as diferenças em aberto (não entrar com o processo), faço a GFIP novamente e pago o valor que faltou recolher com multa e juros devido, é isso?
Existe um prazo para recolhimento de INSS em atraso e correção da GFIP?

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 16:09

Isso mesmo Mayara.

Quanto ao prazo para o recolhimento já passou, tendo em vista que são períodos passados.
Você pode entrar no site da previdência para calcular os juros/multa.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.