x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 13.780

cid diferentes com o mesmo teor aparente

Norca Suleir Aurélio Freitas

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 13:47

Srs. Boa tarde ! Verifique Fórum e achei várias respostas do que eu precisava, Porém não achei a resposta sobre c.i.d. diferentes co o mesmo teor. Tenho uma funcionaria que deu os seguintes atestados :

22/01/2014 a 25/01/2014 ......cid S90 - 04 dias
27/01/2014 a 05/02/2014.......cid s93 - 10 dias
04/02/2014 a 10/02/2014.......cid s92 - 07 dias - esse atestado se mistura com o anterior nas datas reparem .

Minha pergunta, posso encaminhá-la ao inss ? cid diferentes, datas alternadas e datas intercaladas, enfim muito confuso.
Por favor me orientem .
Obrigada.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 14:50

Norca, boa tarde.
Para sua segurança, você precisa encaminhar esses atestado ao depto médico da empresa, e o médico irá definir se e a mesma doença ou não.
Se o medico da empresa definir que é, tudo bem e só você agendar a pericia, e se a pericia não considerar, caberá então a empregada acionar a justiça, sendo que a empresa considera os atestado referente a mesma doença, agora se o medico da empresa definir que não é, então não adianta encaminhar ao inss.
Para reforçar o pedido de afastamento/pericia, e bom a empregada apresentar além dos atestado um laudo detalhado do médico.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 13 fevereiro 2014 | 15:12

Norca, analisando as informações disponibilizadas no site datasus.gov.br, podemos perceber que os referidos atestados guardam nexo entre sí, como vemos abaixo:

S90 Traumatismo superficial do tornozelo e do pé
S92 Fratura do pé (exceto do tornozelo)
S93 Luxação, entorse e distensão das articulações e dos ligamentos ao nível do tornozelo e do pé

Se o relato do trabalhador confirma o evento, não vejo impedimento a que sejam os atestados somados.

Como existem 2 atestados com datas sobrepostas (27/01/2014 a 05/02/2014 e 04/02/2014 a 10/02/2014) vc irá contar os dias corridos de 27/01 até 10/02, que dá 15 dias, somados ao atestado anterior totalizam-se 19 dias de licença médica. Agende a perícia do trabalhador junto ao INSS para que ele tente receber os 4 dias excedentes aos abonados pelo empregador.

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 08:38

Carlos Alberto e Kennya muitíssimo obrigada pelas orientações. Vocês me ajudaram bastante . Bom poder contar com profissionais experientes como vocês. Fui ao INSS e eles confirmaram tudo o que vocês falaram, ela poderá sim entrar com pedido da perícia, desde que tenha o laudo e as radiografias. Apesar de C.I.D. diferentes, eles têm o mesmo teor. Precisando de algo estou a disposição. Tenham um bom dia.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade