x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 943

Aposentadora especial de dentista

Barbara

Barbara

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 14 fevereiro 2014 | 09:17


Tenho um cliente que é cirurgião dentista autônomo que quer fazer o recolhimento mensal para o INSS. Tenho tres perguntas quanto a isso.


Ele nunca trabahou de carteira assinada, mas na CTPS dele ( aquelas com modelo novo), já vem com o numero do PIS. Eu posso utilizar esse numero para recolher, ou tenho que solicitar outro no INSS?

A segunda pergunta é: Eu estava estudando sobre aposentadoria especial para dentista no site do CRO http://www.cro-df.org.br/crodf/?ac=link&id=65 , e pelo que eu entendi, ele teria direito ( só tem que apresentar o PPA quando for o tempo de aposentar).
Sobre a aposentadoria especial, e o numero do PIS na CTPS, teria alguma coisa que eu deva fazer? Solicitar alguma coisa no INSS, por exemplo.

E por ultimo... seria 20% sobre o salário minimo mesmo?

Barbara

Barbara

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 09:41

Obrigada pelas respostas, e aproveitando sua boa vontade.

Pretendo orienta-lo a comprar aquele carnê que vende em bancas, por ser mais fácil de guardar. Teria algum problema?
E por ser segurado especial, tem algum código específico?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.