x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 47.558

INSS Facultativo pago a menor

giovanna lasmar

Giovanna Lasmar

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2014 | 17:28

Boa tarde!
Preciso de ajuda!
Como calculo a diferença de INSS que paguei a menor?? Paguei R$135,60 (01/2014) e me esqueci do aumento do salário mínimo, sendo que teria que ter pago R$144,80. A diferença é de R$9,20, entretanto sei que tenho que pagar juros, etc.
Como calcular isso? Tem jeito pela net ou tenho que ir a uma agÊncia??

Att,

Giovanna

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 16:52

Giovana, boa tarde.
A competência que você pagou foi de 12/2013 ou 01/2014.?
Pergunto isso porque e estranho o sistema bancário aceitar o valor que você menciona, (se foi a competência 12/2013 está correto.)
Lembro que o salario mínimo alterou em janeiro/2014, a guia (gps) a ser paga no mês de fevereiro de 2014.

Carlos Alexandre Oliveira

Carlos Alexandre Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 17:32

Boa tarde!
Preciso de ajuda!
Como calculo a diferença de INSS que paguei a menor?? Paguei R$135,60 (01/2014) e me esqueci do aumento do salário mínimo, sendo que teria que ter pago R$144,80. A diferença é de R$9,20, entretanto sei que tenho que pagar juros, etc.
Como calcular isso? Tem jeito pela net ou tenho que ir a uma agÊncia??

Att,

Giovanna


Boa tarde,
Você baixa o software emissor de GPS ou no Receita federal emissor GPS

Se a empresa for do simples você recolhe o valor do Inss somente, ser for real ou presumido você preenche os campos INSS e Outras Entidade/Terceiros.


espero ter ajudado!

Sílvia Astoni

Sílvia Astoni

Bronze DIVISÃO 2
há 10 anos Quarta-Feira | 14 maio 2014 | 20:07

Olá, tudo bem?

tb estou com dúvidas com relação ao pagamento de INSS num valor menor. Minha mãe faleceu e estou conferindo os carnês de pagamento de inss da sua empregada. Verifiquei que no ano de 2012, por exemplo, ela recolheu os valores indevidos. Por exemplo, ela pagava dois salários à época, R$1244,00 e deveria pagar R$261,24, referente à alíquota de 21%. Mas ela se atrapalhou e recolheu apenas R$248,80. Eu consigo fazer esses cálculos e pagamentos em casa mesmo, sem ter que ir ao INSS? Se sim, como faço isso? Poderia me explicar de maneira bem mobral...rsrsrs...para não ter erro?
Obrigada.

Sílvia Astoni

Sílvia Astoni

Bronze DIVISÃO 2
há 10 anos Quarta-Feira | 14 maio 2014 | 20:39

Olá Vânia, o link dá "página não encontrada".

Bem, se eu for no site da previdência (SAL), e jogar a competência de 02/2012, por exemplo, o valor a ser pago é o de R$360,13, já com os juros e multas. A minha pergunta é: como faço o pagamento. Tenho que pegar esse valor de 360,13 e subtrair pelo valor já pago, de R$248,80, aí pago a diferença? É isso? E como faço...mando gerar uma GPS ou compro um carnê e pago o valor da diferença?

Sílvia Astoni

Sílvia Astoni

Bronze DIVISÃO 2
há 10 anos Quarta-Feira | 14 maio 2014 | 21:50

Vânia, agradeço a boa vontade. Mas não entendi nada...rsrsrs...

Pq o valor de 12,44? A guia só me dá opção de lançar o salário à época.

Poderia descrever os passos um a um... por favor.

Obrigada.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 15 maio 2014 | 08:22

Bom dia Silvia,

R$ 1244,00 = 21% = R$ 261,24
R$ 1244,00 = 20% = R$ 248,80

Diferença = R$ 12,44

Fazendo a conta inversa, recolher sobre R$ 62,20 = 20% = R$ 12,44 (Diferença Devida).

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
DIEGO

Diego

Prata DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 16:33

Boa tarde pessoal também estou precisando recalcula uma diferença de GPS Facultativo da competência 01/2014 até a competência 03/2014 que foi recolhido pelo código 1473 (Facultativo Opção 11%) a pessoa pagou o valor sobre o salário mínimo antigo (R$678,00 x 11% = R$74,58) o correto seria (R$724,00 x 11% = R$79,64) o que gerou uma diferença de R$5,06 de cada mês. Ocorre que ao tentar calcular no sistema SAL da previdência no link http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html pelo código 1473 não permite calcular guias com valor base inferior a um salário mínimo então verifiquei nos códigos de recolhimento da previdência e achei o código 1686 (Facultativo - Optante Lc 123/2006 - Recolhimento Mensal - Complemento) no qual eu suponho que seja o código correto para o recolhimento de complemento de valores recolhido a menor para as guias de facultativo porem não consegui achar no site da previdência este código para recalcular a guia alguém ja utilizou este código? Sabe onde calcular a guia com este código?

Att.
Diego Souza
Aux. Departamento Pessoal
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 16:41

Diego,

Por se tratar de diferença menor que R$ 10,00 você não conseguirá fazer, então faça o recolhimento de R$ 10,00 par cada competência.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Silvio Luís Tietz

Silvio Luís Tietz

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 22:11

Preciso de ajuda!

Estava pagando o INSS com base na alíquota de 11%, código de recolhimento 1473, segurado facultativo mensal, mas gostaria de complementar o valor do recolhimento para os 20% que me garantiria a possibilidade de conseguir uma aposentadoria por tempo de contribuição.
Como faço pra calcular o valor complementar das competências que recolhi sobre 11% (código 1473, segurado facultativo mensal) acrescentando juros e correção monetária?
Como faço pra gerar a GPS com o Código do recolhimento complementar 1686?

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 11:31

Silvio, bom dia.
Não faça o recolhimento da diferença por livre e espontânea vontade, ligue no 135, agende uma consulta em uma das agencias da Previdência Social, mencione a atendente que é alteração de faixa de 11% para 20%, explique a ela, e a mesma irá agendar.
No dia agendado explique o que deseja fazer e eles irão te orientar e calcular.
Menciono isso porque há muitos casos que o contribuinte faz por conta própria e na hora de receber o beneficio ai começa a complicação.
Silvio, você também poderá verificar sua situação junto ao INSS, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.