x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.042

Omissão de Informações SEFIP/GFIP e Inconsistências na RAIS

Giselly C. Cavalcanti

Giselly C. Cavalcanti

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2014 | 00:58

Prezados colegas,

Por favor, se puderem me auxiliar diante do seguinte problema, agradeceria imensamente:

Na transmissão da RAIS, acusou inconsistências de que alguns funcionários admitidos em 06/12, não tiveram seus 13º salários gerados, apesar de os terem recebido. O problema é que na SEFIP/GFIP estes não foram informados, e, por conseguinte o FGTS e a GPS tiveram base de cálculo a menor.

Como devo proceder para gerar as guias de FGTS e GPS corrigidas apenas com os valores referentes a estes 13º salários, e corrigir a SEFIP/GFIP, visto que na RAIS, já constará as informações corretas?

Grata,

Giselly

SAMUEL MANI

Samuel Mani

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2014 | 08:30

Giselly, bom dia.

Você deverá reenviar o SEFIP com a correção dessa informação e recolher as diferenças de INSS e FGTS.

Observar na folha se o 13º salário foi pago no dia 20/12/2013 [SEFIP competência 13/2013] ou se foi pago juntamente do salário de dezembro [SEFIP 12/2013].

Boa Sorte!

Giselly C. Cavalcanti

Giselly C. Cavalcanti

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2014 | 12:20

Samuel e Colegas,

Referente às dúvidas acima, adotei os seguintes procedimentos:

1. Fiz uma retificadora da GFIP/SEFIP 13/2013. Como a GPS 13/2013 já foi pago em janeiro/14, encontrei a diferença do valor pago anteriormente e valor apurado na retificadora, e gerei a GPS(Dataprev) da competência 13/2013 com juros e multa. Está correto?

2. Efetuei outra retificadora de GFIP/SEFIP 12/2013, e importei a folha Dezembro/2013, agora incluindo os valores correspondentes aos 13º salários ausentes na original. Ficando na modalidade branco apenas os funcionários que estavam com o 13º ausentes na original, os demais na modalidade 9. Mas, esta ainda não foi transmitida, apenas simulei. Porque tenho as seguintes dúvidas:

a) No movimento do trabalhador nos campos das remunerações, deixo zero o campo “Remunerações sem 13º” e coloco apenas os valores referentes ao 13º Salário? E Seleciono SIM ou NÃO, referente “Remuneração Complementar para o FGTS”?

b) Na abertura do movimento, como importei a folha, consta selecionado “FGTS no Prazo”. Não seria “Em atraso”? Se for, não sei com alterar esta seleção. Poderia ajudar-me?

c) Por fim, entrei no site da caixa, para atualizar os índices FGTS, mas não SELIC.

Dentre estes procedimentos, por favor, poderiam apontar-me as falhas e qual procedimento correto à dotar?

Muito obrigada,

Giselly




Colegas.

Entrei em contato, por telefone, com a Caixa Econômica Federal. Relativo à solução para a GFIP/SEFIP 12/2013, com o fim de recolher FGTS correspondente aos 13º Salários não inseridos na GFIP/SEFIP original, a orientação foi a seguinte:

“Visto que foi efetuado o pagamento da GPS/12 e pagamento complementar GPS/13, e corrigida a GFIP/SEFIP/13, então, no movimento, em Remunerações, marcar NÂO, em Remuneração complementar para o FGTS (13º 2ª parcela completos de três funcionários). Deixar 0,00, em SEM 13º SALÁRIO, e colocar o valor do 13º Salário de Cada Funcionário. Estes, colocados na MODALIDADE BRANCO, os demais na modalidadeE nove.”

Indaguei sobre não constar nesta retificadora, os valores correspondentes ao salário de dezembro dos funcionários informados na modalidade Branco, visto, acredito que esta sobrepõe a anterior.

Resposta da atendente: “Não importa o FGTS e INSS sobre o salário já foi pago”[/b].

Insisti: Mas e a informação relativo ao FGTS e INSS sobre o salário destes?

Resposta: “Não sobrepõe”.

Fiquei insegura, e pasmem, ainda não transmiti. Por favor, alguém poderia orientar-me?

Obrigada,


Giselly

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.