x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.774

Salário Família Duvida

Fabio Laroca Rosa

Fabio Laroca Rosa

Bronze DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 17:40

Boa tarde caros,

Um ex funcionário entrou na justiça, alegando algumas coisas, porém fiquei com uma dúvida:

O sr. Fulano disse que a empresa não tinha pago salário família para ele em toda a permanência dele na empresa.
Só que na hora do registro ele alegou que não tinha nenhum dependente, e agora?

E para os próximos, existe alguma declaração para preencherem que não possuem filhos?
Para termos uma prova,

Por gentileza,


Att.,

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 21:36

Quando um funcionário é admitido, e em caso de possuir filhos menores de 14 anos deve preencher o termo de responsabilidade do salário família, bem como apresentar a documentação exigida para tal: Registro de nascimento e carteira de vacinação dos filhos menores até 5 anos , Registro de nascimento e atestado de frequência escolar dos filhos menores até 14 anos . Além disso há de se atentar para os limites da remuneração que serve como base de cálculo para a previdência , para saber se há ou não o direito ao recebimento.
Este beneficio é pago pela previdência desde que o empregado preencha os requisitos acima. A empresa é um mero intermediário , fazendo a compensação destes pagamentos quando do recolhimento das contribuições devidas.
Uma das maneiras da empresa comprovar que não agiu de má fé , seria comprovando que não houve a compensação dos valores ,e portanto não se apropriou indevidamente destes.
Agora como provar que a empresa exigiu do funcionário esta informação ? , eu também fico na dúvida , por que esta , penso eu, é uma declaração que deve partir do próprio empregado.

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 15:24

Bem lembrado Van Zaniratto, geralmente sua localização é no menu relatórios / gerenciador de relatórios, e devem ser impressos para assinatura do funcionário quando da admissão.
Ocorre que , pelo menos no meu sistema de folha , só tem a declaração de dependentes para salário familia. A dúvida que fica é : para evitar este tipo de reclamatória , quando o funcionário declara verbalmente não possuir dependentes , seria interessante declarar por escrito tal situação ?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 15:36

Ola Julio,

No meu sistema tenho as duas opções.
Quando informo dependentes ele me traz a ficha/declaração de dependentes.
Quando não, ele imprime uma declaração que o empregado não possui dependentes.

Utilizo o Contmatic.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.