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No mercado de trabalho a nomenclatura faz diferença ?

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 15:38

Boa tarde Galera do Bem!

Gostaria de saber da opinião dos caros colegas a respeito de nomenclatura de cargos e funções.

Na área de Departamento Pessoal existem várias nomenclaturas que definem as funções de um cargo.

Ex: Analista de DP, Assistente de DP, Auxiliar de DP entre outras definições.

Pelo menos a princípio defende-se a ideia que só nestas três definições estaria aí estabelecida uma escala hierárquica dada a responsabilidade de cada função.

O Auxiliar de DP seria aquele iniciante que ainda está em fase de aprendizagem, o Assistente de DP já seria aquele que já tem uma certa bagagem e conhecimento e o Analista de DP seria aquele que já possui amplo conhecimento das rotinas e macetes que o Departamento Pessoal exige.

Na prática percebo que no mercado de trabalho estas três funções que aqui exponho não traduzem a realidade do que cada nomenclatura deveria representar para efeitos de registro ou contratação e até de salário.

Por exemplo: Tem empresas que contratam um funcionário como Analista de DP, com salário maior e suas atribuições seriam as mesmas de um Assistente ou um Auxiliar.

Já em outras empresas um funcionário pode ser contratado como Assistente ou até como Auxiliar de DP e ter o salário ou atribuições compatíveis ao de um Analista.

Baseado nisto gostaria de saber dos caros colegas: A nomenclatura, ou seja, o cargo em que uma pessoa é registrada em carteira faz diferença na realidade prática das coisas em termos de salário ou carreira profissional nos dias de hoje ?

Faço essa pergunta a vocês porque já fui contratado em outras empresas como Analista de DP, e atualmente estou como Assistente de DP.

E este assunto me incomoda um pouco, porque fico pensando se esta questão de nomenclatura pode vir a ter algum peso na minha carreira profissional, ou então se o que vai prevalecer nesta hora é a experiência e a capacidade profissional independente do cargo ?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 6 março 2014 | 19:20

Isso varia de empresa para empresa, pois o que conta na verdade é a bagagem, a vivência nas rotinas, como vc mesmo disse.

Somente empregadores muito presos a formalismos irá exigir uma mesma nomenclatura (nos registros da CTPS) para efeito de processo seletivo, mesmo que a capacidade e conhecimento do profissional esteja além daquilo que eles estejam exigindo em termos de experiência.

"Se lá vi".

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Fernando Rogério Vieira dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 08:14

Kennya

Concordo com você em gênero, número e grau em tudo o que disse.

Já presenciei casos que certos empregadores "formalistas" como você mesmo disse se apegavam à nomenclatura em Carteira de Trabalho, ignorando plenamente o conhecimento e a experiência profissional.

Alguns desses deduzem que se você não tem como comprovar sua experiência em carteira numa pré-entrevista é porque talvez você não possua tanta experiência como diz ter.

Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 08:24

Já vi muitas empresas que contratam o funcionário como Auxiliar, para assim oferecer um "plano carreira" passando por assistente e analista, porém exercendo as mesmas tarefas, e as mesmas responsabilidades. Seria na verdade uma ilusão!

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
Mike Paul Jungles

Mike Paul Jungles

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Tributário
há 10 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 08:31

A nomenclatura da função hoje em dia sofre alteração conforme o histórico e entendimento funcional de cada empresa. Sua bagagem de conhecimento e experiência é que vão influenciar na hora de uma contratação e não a última função exercida.
Claro, que geralmente, durante entrevistas de emprego, sempre é questionado a última empresa que trabalhou e a função desempenhada, para que o empregador possa ter uma ideia superficial de seus conhecimentos/experiências ( por isso acho o mais correto empresas que solicitam as 03 últimas empresas em que se foi colaborador).
Esse erro e preocupação é muito comum nas organizações devido cada gestor elaborar uma descrição de cargo conforme as necessidades do seu ambiente organizacional. Logo, um assistente administrativo de uma empresa pode exercer função semelhante a de uma analista em outra.
Como dica, aconselho a não se preocupar com a descrição do cargo, mas sim com a experiência curricular que esta adquirindo (sempre vale observar que você deve ficar esperto com relação a semelhança de cargo e diferença salarial para não ser enganado também).

Abraço

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