x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.758

Marcação de ponto para trabalho externo

RENATA PESSOA

Renata Pessoa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 11:01

Bom dia.

Temos funcionários que executam trabalho externo, isto é, mecânicos que prestam serviços no cliente e vendedores que visitam os clientes.
Gostaria de um auxílio quanto a marcação de ponto, pois sei que existe uma forma de o próprio funcionário marcar seu ponto tendo em mãos a Papeleta para serviço externo.
Mas pode ser utilizada esta papeleta no caso de mecânicos e vendedores?
Devo fazer um contrato adicional para isto?

Att,

Renata Pessoa

Bruno "

Bruno "

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 7 março 2014 | 11:34

Mas pode ser utilizada esta papeleta no caso de mecânicos e vendedores?

Renata,
se o empregado tem horário/jornada estipulada ele pode ter a papeleta individual (mesmo sendo mecânico).

Se presta serviços, sem tem horário definido, não necessita de controle de ponto.

# Com horário fixo ou não, o melhor é que os funcionário sempre tenha em mãos a papeleta individual.

# Art. 62 - Não são abrangidos pelo regime previsto neste capítulo:

I - os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho, devendo tal condição ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados;

═ ═ ═ ═ ═

# Art. 74 - CLT:
§ 3º - Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará, explicitamente, de ficha ou papeleta em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o § 1º deste artigo.

· Apenas um leitor interessado na área de DP e Leis trabalhistas.

· Participe do grupo: Departamento Pessoal e Leis trabalhistas:
http://fb.com/groups/208126196031972
Johansson Fonseca

Johansson Fonseca

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Rede
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 12:55

Bom dia.

Gostaria de saber a seguinte questão.

Tenho a carga horaria das 8:00 ás 17:48 porem eu trabalho 90% externo mesmo assim vou para empresa todo dia para pegar o roteiro dos cliente etc.

A minha pergunta é:


1° Quando vou para o cliente direto da minha casa e tenho que chegar as 08:00 no cliente por exemplo, sendo que a distancia do cliente é maior do que a empresa tendo que levantar mais cedo usar outros meios de transporte.

Como tenho que marcar no cartão de ponto, tenho que marcar normal como se eu tive-se entrado na empresa as 08:00 mais e aos minutos ou horas que tive que acordar mais cedo como que faço?


2° Estou no cliente meu horário de saída é 17:48 no mesmo caso o cliente é mais longe do que a empresa como q eu faço com esses minutos ou horas que eu levo pra poder chegar em casa? posso sair mais cedo pra dar o mesmo horário como se eu tivesse saído da empresa?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.