x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.204

Tempo de recebimento do PIS

Cintia Santos

Cintia Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 11 março 2014 | 17:44

Boa tarde hoje um funcionário me questionou sobre seu recebimento do PIS, ele me disse o seguinte:

Sou registrado desde 05/05/2009 sobre CNPJ, dentre esses anos fiquei desempregado, e fiquei 6 meses registrado pelo CEI, e hoje
estou registrado aqui com vocês sobre CNPJ, e fui na caixa e não tenho valor a receber referente ao PIS...

No caso ele deve esperar completa 5 anos, que seria em 05/05?
Ou ele não tem direito, pelo fato de ter sido demitido, e registrado pelo CEI?


Não entendo muito sobre o assunto, não queria passar informação errada, e como devem saber a Caixa dificilmente atende nossas ligações, então se puderem me ajudar desde já agradeço.


Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 12 março 2014 | 06:07

Cintia

Para ter direito ao PIS
Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) , remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.
FONTE CAIXA ECONOMICA FEDERAL - site internet)

Assim o abono PIS que será pago em 2014 refere-se a remuneração base 2013, veja que a RAIS 2013 e entregue agora ate dia 21/03.
Veja que na base 2013 mesmo que ele tenha trabalhado pelo menos 30 dias no ano base ainda não tem 5 anos cadastrado no PIS já que completará 5 anos de cadastro em 2014.

Assim ele ainda não tem mesmo direito ao referido abono.
Caso ele Tenha duvidas encaminhe ele aos funcionários da propria Caixa que são os responsaveis e operadores do pagamento.

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 12 março 2014 | 08:24

Cintia,

Bom Dia !!!

Ele não trabalhou 5 anos com registro em nenhuma empresa, então ele não tem direito ao pis.


Att,

Samara Silva


" O mais importante da vida não é a situação em que estamos,
mas a direção para a qual nos movemos. " Oliver Holmes

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 12 março 2014 | 09:14

Esquece o trabalho efetivo por enquanto.

O prazo de 5 anos e do cadastro do PIS, como voce disse se ele foi cadastrado em 2009 ele so fara 5 anos DE CADASTRO NO PIS em 2014.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.