x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3.947

acessos 697.573

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 13:30

Boa tarde, Eloa!

Nessa mesma página do fórum, dia 10/07 eu postei a orientação de uma colega, que encontrei aqui mesmo no fórum.
Espero que ajude.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Michele Oliveira

Michele Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 14:00

Boa tarde, pessoal, estou com a seguinte situação;
O funcionario foi dispensado sem justa causa; foi solicitado pelo empregador que o mesmo cumprisse o aviso previo, porem o mesmo não cumpriu e não esta em outro emprego, esta em casa, agora preciso descontar esse valor e não sei como ele entraria no HOMOLOGNET. Alguem poderia me ajudar, estou preocupadíssima.

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 14:07

Boa tarde, Michele!

Na aba "Contrato" tem a pergunta: " Empregador dispensou o empregado de cumprir o Aviso Prévio? "
Responda: não, que provavelmente o sistema vai descontar o aviso.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
MARCELA SAMAPIO DE MORAES

Marcela Samapio de Moraes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 15:03

Boa tarde,

estou tentando importar uma rescisão do meu sistema (prosoft), mas paro no financeiro, vou gravando mês a mês, quando chega no ultimo mês, pede para informar uma rubrica, mas quando tento, diz que rubrica já existente e não consigo sair , alguém pode me ajudar?

CARLAS SOUZA PORTO

Carlas Souza Porto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 15:31

Boa tarde!

Uma funcionária entrou de licença maternidade em 02/2016 a 06/2016 depois de 01/2017 a 05/2017(ela já retornou grávida da licença) . O cadastro está correto no sistema, os dois afastamentos estão como licença maternidade mas mesmo assim o sistema está calculando a proporcionalidade do 13º como se ela tivesse faltado, colocando apenas um mês de 13º. Como faço para corrigir isso?

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 16:02

Oi, Marcela!

Veja se todos os meses estão c/ o salário e no último mês, informe o salário integral p/ que o sistema calcule os dias trabalhados, não sendo necessário criar a rubrica de saldo de salário.
Sempre informe Salário Fixo + Variável, mesmo que o funcionário só receba pelo fixo.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Fabiana

Fabiana

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 13:42

Sério Sueli? Isso não dá problema na homologação não... o desconto do INSS bateu mas está tudo no campo INSS da rescisão, o campo INSS do décimo terceiro está zerado. Teve uma vez que fiz e ficou separado, desta vez não sei o que está acontecendo...


Obrigada!

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 16:44

Boa tarde, Fabiana!

Não tem como alterar, mas a solução que encontrei foi lançar a diferença como reembolso, seguindo a dica dos colegas.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Vimist Moura

Vimist Moura

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 10:58

Olá pessoal, nesta semana tive meu primeiro contato com homologNet e como busquei informações em vários lugares inclusive aqui, venho compartilhar minha experiência com vocês.

1° Passo -Acessei o link http://trabalho.gov.br/homolognet
em seguida fui na opção dentro de SINDICATOS> HOMOLOGAÇÃO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO
ao clicar nesta opção a pagina será direcionada para a seguinte, logo temos uma opção> Sistema HomologNet - Módulo Sindicato (clicar, será direcionado a uma nova pagina cuja o link é : http://sistema-homolognet.mte.gov.br

2° Passo -Estando no site http://sistema-homolognet.mte.gov.br será possível cadastrar a empresa (no meu caso fiz o cadastro com o auxilio do certificado digital da empresa).
Após cadastrar a empresa, se a homologação não for feita pelo responsável da mesma, e sim um representante deve-se fazer e validar a procuração com os dados da empresa e da pessoa que será Outorgado, permitido a representar a empresa por um tempo limitado.

3° Passo -Digitar rescisão ou gerar um arquivo XML em um sistema de folha utilizei o Calima (tem vários), tendo o XML você irá agora transmitir o arquivo, dentro deste passo terá vários dados, da empresa, do colaborador, do contrato de trabalho, motivo, 13°, férias, etc.. ressaltando que dentro do financeiro, no mês da rescisão (mesmo que o colaborador não tenha trabalhado o mês completo) deve-se colocar o valor do salário mensal completo, e também deve colocar a opção fixo+variável mesmo que não tenha comissão pois se colocar só fixo e tiver algum mês que o valor seja maior ou menor que os demais terá que começar de novo pois o sistema não aceita, então atenção quanto a isso, pois esses valores serão os mesmos para a base de cálculos dos proventos e descontos que será incluído no TRCT, após conferencia de todos os valores e dados, será possível ver a prévia do TRCT, após conferir as bases e os cálculos rescisórios gerados pelo HomologNet, seu TRCT está pronto, agora e só salvar em PDF e em XML.

4° Passo -Homologar o arquivo TRCT, conferir datas e todos os demais dados.

Neste Site acesso.mte.gov.br tem um tutorial de como mexer no HomologNet e tudo mais, foi muito útil para mim e minha experiência.

Obrigada, e relembrando que está foi minha experiência com o HomologNet, e foi como deu certo para mim, estou registrando e compartilhando com vocês com intuito de agregar minha experiência, mesmo sabendo que outras pessoas já tenham descobridos outros métodos funcionais.

"A vida e feita de escolhas. Quando você dá um passo à frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás."
(Caio Fernando de Abreu)

Giovanna Alves

Giovanna Alves

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 14:09

Boa tarde

Fiz um agendamento para homologação no ministério do trabalho , quando fomos la nos infomaram "Aguardo correção/Complementação" , ja verifiquei e faltar os valores desde o mês que o colaborador entrou na empresa, porem toda vez que tento gravar o mes aparece a seguinte mensagem "Ocorreu um erro inesperado ,favor entrar em contato com o administrador"
O que fazer?

Alguem pode me ajudar??


Obrigada

Vandro Fagundes

Vandro Fagundes

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 16:40

O homolognet calcula o saldo de salario dividido por 31

por isso esta saindo 16 dias.

vc pode criar uma rubrica e colocar essa diferença

aqui colocamos como percentagem e o homologador aceita de boa

Contabilidade Franco

Rua Misseno de Pádua 589 SL 307
Centro - Lavras/MG


Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 18 julho 2017 | 00:07

Boa noite a todos!

Sou nova na área de RH, e até a data de hoje não sabia que todas as rescisões deveriam ser enviada para o homologonet.
ainda é preciso fazer esse procedimento, ou não se usa mais?

muito obrigada.

Daniel Medeiros

Daniel Medeiros

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 6 anos Terça-Feira | 18 julho 2017 | 15:50

Boa tarde,

Conseguir transmitir o XML porem deu essa inconsistência:
"251 - Foi identificado no processamento das rescisões que existem diferenças entre
as tributações do(s) Descontos Externos Incidência de Tributação informados no
arquivo e o seu cadastro no aplicativo internet do HomologNet. Os dados foram
atualizados no aplicativo internet do HomologNet pela união das incidências
informadas para o Desconto Externo, conforme consta no arquivo transmitido."


Alguém pode opinar??

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 18 julho 2017 | 15:59

Boa tarde, Dub Medeiros!

Você conseguiu transmitir o arquivo do Homolognet ou importar o arquivo da folha?
Acredito que tenha importado e tudo indica que pode ser divergência em relação as tabelas de INSS ou IRRF.
Veja se consegue fazer a conferência da rescisão e se os valores estão certos.....de repente estão.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
AMANDA DAL RI

Amanda Dal Ri

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 18 julho 2017 | 16:36

Pessoal, não consigo exportar o arquivo. Acesso o homolognet, importo o arquivo do meu sistema no aplicativo e envio.

Eis a mensagem:

[18/07/2017 04:31] Registrada operacao de envio pelo codigo de arquivo: 00151058/2017
[18/07/2017 04:31] Validando dados
[18/07/2017 04:31] Preparando Envio
[18/07/2017 04:31] Gravando dados
[18/07/2017 04:31] javax.ejb.EJBException: br.gov.mte.homolognet.infra.exception.SistemaException: java.lang.NullPointerException

Alguém já teve esse erro e conseguiu resolver?

Já tentei em mais de 1 pc, já reinstalei o java e nada. Sempre o mesmo erro.

Já importei outras rescisões sem problemas com o mesmo sistema, então não sei o que pode ser.

O funcionário tem 19 anos de casa, se eu tiver que digitar a rescisão darei adeus aos meus dedos hahaha

Obrigado!

Edit: Consegui. Visualizei o arquivo XML no bloco de notas e vi que estava faltando o código do homolognet para o imposto de renda. No final não era o java rs.

Página 119 de 133

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.