x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3.947

acessos 697.573

Larissa Santos

Larissa Santos

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 17:01

Boa tarde!

Andreia até que enfim eu consegui finalizar esta rescisão, olha só:

*No último mês eu informei para teste as horas trabalhadas no mês + Salário Fixo (Aqui informei o valor hora do funcionário) e para minha surpresa, o sistema finalmente fez os cálculos: Saldo de Salário e Férias Vencidas + 1/3. Aqui tive que fazer alguns ajustes manuais como inclusão das médias que o sistema não considerou todo o valor, e um evento de ajuste no 1/3 de férias, pois o homolognet não estava considerando as rubricas que eu criei para base de cálculo do 1/3 das férias.

* Em relação aquela mensagem do artigo, achei uma reclamação no ReclameAqui que trazia exatamente o que eu estava passando, e o relato dizia que o sistema fazia os descontos de (VT, VR e demais, sobre o salário do empregado mensal), como anteriormente o sistema não estava calculando o saldo de salário, por isso ele não deixava lançar estes valores, creio que para a rescisão não ficar negativa.
Após eu fazer o cadastro correto, e o sistema calcular o saldo de salário não me deu mais aquela mensagem, ficando certinha a rescisão, graças a Deus.

Quero te agradecer muito pela sua disposição e atenção. Muito obrigada mesmo, sem palavras.
Um abraço.

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 17:06

Boa tarde, Larissa!

Eu é que agradeço por ter este espaço e poder dividir os meus conhecimentos, pois faço c/ muito prazer!!
Fico muito feliz que tenha conseguido e precisando...é só gritar!!

Abraços,

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Cesar

Cesar

Diamante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 17:09

Tenho a primeira rescisão pra fazer nesse sistema e já estou com dor de cabeça.

Tem várias faltas no aviso, afastamentos pelo INSS, horas extras, comissões...
O Homolognet calcula um valor errado, não consigo lançar faltas, não consigo importar os dados.

Tenho que editar mês a mês os valores pra ele bater? A pessoa tem 20 anos de empresa.

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 17:12

Boa tarde, César!

Não se desespere...tem que ter paciência que no final tudo dá certo.
Já estou organizando um passo a passo e te envio daqui a pouco.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 17:56

Olá César!

No começo é complicado, mas tenha paciência e resolva uma divergência de cada vez:

1-) qual é o seu sistema da folha? O TI precisa parametrizar certo p/ gerar o arquivo que será exportado. Se estiver errado, solicite o acerto, mesmo que você utilize só na próxima rescisão. Procure saber se é só a sua empresa que está c/ problema na exportação, ou outros clientes dessa
folha....já é um argumento a mais p/ a sua solicitação.

2-) no seu sistema da Folha de Pagamento, calcule a rescisão e gere o arquivo do HOMOLOGNET emXML.

3-) acesse o sistema do HOMOLOGNET - eu prefiro fazer pelo Mozilla Firefox (não acesse pelo Google Chrome)

4-) se a sua empresa autorizar, faça os cadastros sem o Certificado Digital (é muito mais prático)
= Acesso Comum > Cadastre-se > Identificação da Empresa > CNPJ ou CEI > CPF > Incluir Usuário (você cadastra as pessoas que vão no dia da Homologação)

5-) receba a senha enviada para o e-mail cadastrado.

6-) faça a importação do arquivo da Folha de Pagamento: acesse o Homolognet > rescisão > transmissão de arquivo > clique p/ abrir > e faça a importação do arquivo

7-) pode ser que acuse algumas divergências: o CNAE precisa ter 07 números, precisa informar o CNPJdo Sindicato Patronal e dos Funcionários, a data base da categoria...

8-) vá corrigindo as divergências e salvando, passando de uma aba p/ outra até chegar no final, após todos os meses, vem a aba c/ os descontos da rescisão, se precisar pode criar Rubricas Externas p/ desconto ou provento.

9-) conseguindo salvar a aba dos descontos, compare os valores.

10-) verifique quais são os valores divergentes.
11-) confira se as informações que você colocou na aba do Funcionário estão certas.
12-) sempre informe Salário Fixo + Variável, mesmo que o funcionário só receba pelo fixo.
13-) copie os valores dos holerites = hora extra, comissão, adicionais (noturno, periculosidade...), DSR (dependendo do sistema, mesmo fazendo a importação do arquivo da folha, pode ser que precise lançar todos os DSR)

O valor da rescisão da folha geralmente é maior que do Homolognet e a única forma que encontrei para fazer o acerto, após uma conferência mês a mês, foi criando rubricas externas c/ os mesmos nomes das que são geradas pelo sistema e assim, lançando o valor da diferença.

14-) No mês da demissão não existe rubrica de Saldo de Salário, você lança, não me recordo é o salário, os dias ou as horas normais do mês de 30 dias (220 hs) e o sistema calcula quantos dias foram trabalhados e aparece na Rescisão, como Saldo de Salário.
Como o Homolognet divide por 31 e a minha folha por 30......pode criar uma rubrica externa como Saldo de Salário e lançar a diferença p/ o valor bater.

15-) Embora o funcionário tenha 20 anos de registro, você precisa lançar, mês a mês, se não me engano, só de 32 meses (ou seja, todos que o sistema exigir...vai aparecer os respectivos meses e anos)

16-) Se conseguir importar os lançamentos das férias e 1/3 que constam nos holerites; eu aconselho a excluir todos, pois na minha folha não bate nada, mantendo estes valores. Se fizer manual, é só não copiar do holerite.

17-) se foram exportadas, você pode aumentar as horas das variáveis ou valores p/ que iguale ou se aproxime dos valores certos (férias-13º.salário-aviso prévio)
(neste caso precisa alterar > consultar o cálculo > alterar > consultar o cálculo > .....repetindo o processo até chegar no valor desejado.

18-) Ao terminar todos os lançamentos, na aba de Descontos tem a opção Gravar > Deseja visualizar o resumo da rescisão? (x)Sim ( )Não > o sistema vai gerar TRCT p/ conferência (s/ número).

Nesta mesma tela, se clicar em Emitir TRCT, o sistema gera o no. do TRCT e um código de segurança, enviando automaticamente p/ o MTE = CUIDADO!!...só emita quando estiver tudo certo e já for agendar a homologação.

Se for em Rescisão > Consultar rescisão > no. PIS > vai aparecer o Status > Aguardando Homologação/Quitação.

Em seguida você precisa fazer o agendamento pessoalmente ou, como os nossos colegas postaram, hoje mesmo, tem o site p/ agendamento, mas eu ainda não utilizei http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam

Os documentos p/ o agendamento variam de um MTE p/ outro; o melhor é você procurar o MTE da sua cidade.

De qualquer forma, acesse a página 92 aqui do fórum > homolognet > no final das mensagens têm 09 anexos c/ os modelos das Solicitações de Agendamento > Relação de Documentos e Categorias sindicais que o MTE não homologam em São Paulo.


Conforme surgirem as dúvidas, pode postar que nós vamos ajudando!!

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Higor Silva

Higor Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 14:13

Pessoal, boa tarde.

Estou tentando acessar o Homolognet com certificado digital e aparece a seguinte mensagem:

o applet de acesso ao dispositivo criptográfico não pode ser carregado

Já fiz todas as configurações, inclusive aquelas de adicionar exceções de segurança no Java, mais nada adianta.

Não aparece nem o certificado para selecionar.

Alguém, por favor, pode me ajudar?

Marcos A. de Souza

Marcos A. de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Analista Informática
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 14:26

Higor Silva!!
Na Página 68, deixei algumas explicações sobre o Funcionamento do Sistema, inclusive estava com a mesma mensagem de Applet.
o Erro se dá provavelmente quando se usa o Firefox, as versões mais novas não aceitam alguns parametros de segurança que são requisitados pelo Homolognet.
Recomendo verificar atualizações de firefox e Java.
Poste dúvidas ou soluções após os testes, pois assim podemos ajudar outros usuários que também passam por dificuldades.

Postada:Terça-Feira, 6 de setembro de 2016 às 17:28:19
Pessoal!!
Trabalho como analista de Sistemas de nossa instituição, e após 1 semana de sofrimento, devido a uma série de fatores dentro do HomologNet.
- Firefox não carrega certificado;
- Firefox não abre telas do java por questões de segurança;
- "Exportar arquivo, abrindo tela branca";
Compartilho aqui, as soluções por nós encontradas, esperamos que ajude quem necessitar.
- Firefox, o funcionamento somente se deu corretamente quando instalamos a versão "mozilla-firefox-33-1-br-win.exe"
- Java -> "jre-8u45-windows-i586.exe"
No firefox, retirar a opção atualizar automaticamente em "Ferramentas -> Opções -> Avançado -> Atualizações -> marcar "Nunca verificar (não recomendado: risco de segurança)""
No java, "Painel de Controle -> Java -> Atualizar -> desmarcar "Verificar se há atualizações automaticamente""
Apesar das desmarcações acima, salientar ao usuário que não deve atualizar mesmo que uma mensagem seja apresentada.
De quebra, o Caged pode dar problema, então faça o seguinte:
- no Firefox, "Ferramentas -> Opções -> Avançado -> Certificados -> Dispositivos de Segurança -> Carregar -> Digite no nome do módulo " Safesign" -> no nome do arquivo do módulo, clique em procurar, vá até o c:\Windows\System32 e encontre o arquivo aetpkss1 .dll -> clique em OK.
feito isso, ao abrir o Caged, ele encontra o certificado e carrega o mesmo automaticamente.

Abraço.

Natannia Rodrigues

Natannia Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 15:57

Boa tarde galera!!!

Estou tentando acessar no Homolognet com certificado digital mas o site diz que o e-CPF não esta cadastrado..porem ja foi feito o cadastro e não estou conseguindo acessar.....alguem pode me ajudar?

Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNICSUL, e cursando Ciências Contábeis.

Experiência profissional na área contábil/fiscal, atualmente em suporte técnico em tecnologia contábil.

Site: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 16:24

Boa tarde, Cesar!

Que bom que foi apenas o 13o. Salário que não bateu....sinal que o sistema está progredindo...

Você lançou as 30 faltas na aba do 13o. Salário e o afastamento na respectiva aba?

Se lançou e continua calculando errado, pode ser "inconsistência" do sistema. Talvez você tenha que aguardar um pouco e recalcular novamente p/ ver se resolve.

Se o sistema não reconhecer o afastamento, tente lançar como falta no 13o. salário p/ ver se o sistema reduz os avos.

Se não resolver, precisamos pedir ajuda aos nossos colegas do fórum.



" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 16:43

Oi, Cesar!

Acredito que não terá problemas, mas, p/ não correr nenhum risco, você também pode levar pessoalmente as 02 rescisões: a da folha e rascunho do Homolognet o errado e o certo, procurar o fiscal responsável e confirmar c/ ele (lembre de anotar o nome desse fiscal e leve no dia da homologação).

Já precisei fazer esse tipo de consulta, em outra situação e deu certo.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 17:02

Cesar

Que eu saiba, p/ acertar as médias, só alterando a quantidade de horas lançadas.

Precisa ver se o DSR foi exportado ou lançar mês a mês.

E assim, você altera > emite o rascunho > confere e volta > altera > emite o rascunho....até o valor bater.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 17:20

Cesar

A princípio verifique se este adicional por tempo de serviço, consta em todos os meses....caso contrário precisa lançar.

Se mesmo lançando o Homolognet não considerar e o valor das suas férias estiver diferente; pode criar uma rubrica externa c/ o mesmo nome: exemplo: Férias / 1/3 sobre Férias e lançar o valor da diferença.

Se preferir pode aproveitar e consultar o fiscal, quando levar o rascunho p/ ver o caso do 13o. Salário.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 09:17

Bom dia, Cesar!

Se você precisou criar alguma rubrica externa p/ lançar o valor da diferença, aproveite e acrescente estes 3,00 p/ igualar c/ o valor da sua folha.
Caso contrário, os nossos colegas têm conseguido homologar c/ pequenas diferenças.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:31

Prezados, bom dia.

Estou com o seguinte problema em uma rescisão pelo Homolognet: simplesmente o salário família não entra!

Na aba Contrato estou com o campo Dependentes para Salário-Família=1, a remuneração da funcionário no mês da rescisão está na faixa de R$ 806,81 a R$ 1.212,64, sendo seu salário família calculado na base de R$ 29,16.

A funcionária teve sua seu contrato rescindido em 04/10, então creio que o valor de salário família deveria ser de R$ 3,89.

Se alguém puder ajudar, ficarei agradecido.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Cesar

Cesar

Diamante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:37

Corrigi todos os lançamentos, selecionei o que cada um influência e o 13º, aviso prévio de 3 dias por ano e saldo de salário bateram.

Única diferença se dá por conta da média de férias.
O Homolognet faz a média dividindo por 12, enquanto o período aquisitivo dela só dá 4 meses.
Ou seja, ele está calculando menor.
Tem alguma forma de corrigir?

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:37

Bom dia, Yuri!

Você pode criar uma rubrica externa = Salário Família e lançar o valor de R$ 3,89 no mês da rescisão.


Bom dia, Cesar!

Que eu saiba, p/ acertar as médias, só alterando a quantidade de horas lançadas.
Precisa ver se o DSR foi exportado ou lançar mês a mês.
E assim, você altera > emite o rascunho > confere e volta > altera > emite o rascunho....até o valor bater.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:40

Cesar, na aba Férias, em relação ao período aquisitivo proporcional, o período em questão está correto? Porque creio que seja por lá que ele faz a consideração de quantos avos sera calculado o valor de férias proporcional.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:44

Andreia, isso eu até sei, fiz isso com outro provento que não estava sendo incluído, porém não tinha rubrica mencionada. A questão é que na rescisão pelo Homolognet se tem a rubrica "62-Salário Família"! Não entendo o porque ela não esta sendo calculada e alocada nessa rubrica.

Se de tudo eu não conseguir aloca-la, vou ter que realmente criar uma rubrica e lançar o valor.

Só acho que irá ficar feio, pois vou criar uma rubrica pra alocar um valor de uma rubrica que já existe na rescisão, porém o sistema não está calculando e alocando devidamente o seu valor.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:49

Oi, Yuri!

Concordo c/ você...
Veja se no mês da rescisão tem alguma hora extra ou adicional, que o sistema possa estar somando como base.
Ou tente em outro momento, talvez possa ser "instabilidade" (erro) do Homolognet.


" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:55

Andreia no mês da rescisão somente tem mesmo o salário correspondente aos dias trabalhados.

Estou nessa empreitada desde a semana passada, arrumando outros aspectos da rescisão e observando que isso não mudava, então instalabilidade creio que não seja.

Mas como a homologação é amanhã, o jeito vai ser criar a rubrica pra resolver esse problema de imediato e depois analisamos os próximos capítulos dessa novela chamada Homolognet.

De qualquer maneira, agradeço sua atenção.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 11:16

Oi, Cesar!

Ao terminar todos os lançamentos, na aba de Descontos tem a opção Gravar > Deseja visualizar o resumo da rescisão? (x)Sim ( )Não > o sistema vai gerar TRCT p/ conferência (s/ número).

Nesta mesma tela, se clicar em Emitir TRCT, o sistema gera o no. do TRCT e um código de segurança, enviando automaticamente p/ o MTE = CUIDADO!!...só emita quando estiver tudo certo e já for agendar a homologação.

Depois, vá em Rescisão > Consultar rescisão > no. PIS > vai aparecer o Status > Aguardando Homologação/Quitação.

Em seguida você precisa fazer o agendamento pessoalmente ou, como os nossos colegas postaram, tem o site p/ agendamento, mas eu ainda não utilizei http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Página 71 de 133

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.