x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3.947

acessos 697.573

Silvana

Silvana

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2016 | 16:50

Boa tarde pessoal!!! Alguém sabe me dizer se tem uma memoria de calculo no homolognet, faço varias rescisões mas elas nunca batem os valores com o sistema da folha ou alguém de vocês já conseguiu fazer uma rescisão que tinha variáveis e bateu os valores?

Silvana

Silvana

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 13:13

Olá Andrea

Boa tarde!!!

Verifiquei na pagina 70 como você falou, acho que o que estou procurando é este item

16-) se foram exportadas, você pode aumentar as horas das variáveis ou valores p/ que iguale ou se aproxime dos valores certos (férias-13º.salário-aviso prévio)
(neste caso precisa alterar > consultar o cálculo > alterar > consultar o cálculo > .....repetindo o processo até chegar no valor desejado. Mas onde encontro esse item consultar o calculo? não acho isso na homolognet

E mais uma coisa alem do termo da rescisão para conferencia, um relatório de memoria de calculo eu consigo visualizar ou imprimir pelo homolognet para entender os cálculos?
Se puder me ajudar agradeço muito

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2016 | 13:30

Boa tarde, Silvana!

O cálculo você só consegue ver, ao imprimir o "rascunho" da rescisão = TRCT p/ conferência.
Quando eu disse "consultar o cálculo" é p/ ver o TRCT p/ conferência, pois infelizmente não existe memória de cálculo.
Para entender o cálculo, só conferindo os valores c/ a sua folha e consultando o fórum em caso de dúvidas.

18-) Ao terminar todos os lançamentos, na aba de Descontos tem a opção Gravar > Deseja visualizar o resumo da rescisão? (x)Sim ( )Não > o sistema vai gerar TRCT p/ conferência (s/ número).

Nesta mesma tela, se clicar em Emitir TRCT, o sistema gera o no. do TRCT e um código de segurança, enviando automaticamente p/ o MTE = CUIDADO!!...só emita quando estiver tudo certo e já for agendar a homologação.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Silvana

Silvana

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 07:48

Bom dia

Entendi Andreia achei que tinha uma memoria de cálculo e eu é que não tinha encontrado ainda, mas tudo bem vamos conferindo e re-conferindo até dar certo, muito obrigada pela ajuda.

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 11:28

Bom dia, Patrícia Novaes!

Referente a sua dúvida:

Efetuamos o pagamento da rescisão do funcionário.

Fiz todo o processo atraves do homolognet

Acontece que depois o pagamento, verificamos que existia um valor a devolver ao funcionario (rescisão complementar)

Gostaria de saber se tenho que gerar a rescisão complementar e incluir no homolognet.

Att


Talvez seja melhor você ligar no MTE e confirmar a informação, mas pelo que pesquisei não é necessário gerar rescisão complementar no Homolognet; inclusive porque o sistema não foi parametrizado p/ essa função, bem como, o nosso sistema de folha.





" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Thais Moura

Thais Moura

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 11:46

Bom dia!

Alguém mais esta com dificuldade para homologar, pois aqui o MTE diz que o sistema esta fora do ar e não tem previsão. O pior é que os funcionários ficam bravos com a gente..
E o MTE não quer aceitar o outro Termo de homologação sem ser o do homolognet.

Silvana

Silvana

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 12:44

Boa tarde Thais Moura

Eu estava com esse problema de não conseguir acessar o homolognet para fazer as rescisões e o MTE não homologa sem ser pelo Homolognet, como eu já tinha efetuado o acesso pelo certificado digital e o sistema estava com problema, tentei e deu certo acessei com a senha antiga do acesso sem certificado digital foi assim que resolvi o problema, agora depois do ICPBravo estou conseguindo acesso pelo certificado digital mais somente pelo google chrome.
Espero ter ajudado.

Ricardo V. Zamonari

Ricardo V. Zamonari

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2016 | 01:49

Amigos, ao enviar o homolognet, o sistema dá a mensagem abaixo. O que pode ser? O que deve ser verificado?
"251 - Foi identificado no processamento das rescisões que existem diferenças entre
as tributações do(s) Descontos Externos Incidência de Tributação informados no
arquivo e o seu cadastro no aplicativo internet do HomologNet. Os dados foram
atualizados no aplicativo internet do HomologNet pela união das incidências
informadas para o Desconto Externo, conforme consta no arquivo transmitido."

Bruna Silva

Bruna Silva

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2016 | 09:28

Bom dia!

Estou tentando gerar uma rescisão no Homolognet desde o mês 10/2016!!!

É uma rescisão por falecimento. A princípio gerei manualmente, mas depois de esperar mais de 15 dias a rescisão ainda estava com valores zerados...Liguei no 158 que me orientou excluir a rescisão e tentar exportar o arquivo.

Ontem consegui exportar o arquivo do Sistema Contmatic, mas deram algumas inconsistência. Quando entro no Homolognet e pesquiso a rescisão pelo nº do arquivo vou na parte de "EDITAR", arrumo as inconsistência, gravo mas não gerar nada...está com o seguinte erro: OCORREU UM ERRO INESPERADO. FAVOR ENTRAR EM CONTATO COM O ADMINISTRADOR.

Como posso resolver? Já faz muito tempo...preciso dar uma posição para a empresa!

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2016 | 09:53

Bom dia, Bruna!

Não tenho certeza, mas acredito que seja inconsistência do Homolognet.
Continue tentando, se possível, antes ou após o horário comercial, quando não estiver congestionado por tantos usuários.

Abaixo segue o mesmo erro que ocorreu em situação semelhante: http://www.tekcon.com.br/homolognet/homolognet-erro-importacao-xml/

Homolognet Erro Pós-Importação: “erro inesperado”
Este erro costuma ocorrer após a importação de um arquivo XML.
Dentro da Aba “FINANCEIRO”, se ao navegar entre os meses de Salário e suas respectivas rubricas você se deparar com a mensagem “Ocorreu
um erro inesperado. Favor entrar em contato com o Administrador” com frequência, e for incapaz de prosseguir para a próxima aba, é muito
provável que seu arquivo XML necessite de revisão nas Tags Salário / Rubricas / Rubricas Externas

Procure manter seu arquivo de acordo com o layout Homolognet, tomando como base o arquivo XML de exemplo disponibilizado pelo MTE

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
SANDRA LUCIA GELONI

Sandra Lucia Geloni

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2016 | 10:30

Estou com uma dificuldade na exportação de uma homologação para o MTE através do Homologonet.
Já entrei em contato pelo telefone no Ministério , porém ninguém possui informações do procedimento.
o Erro apresentado ao tentar fazer a exportação é "Dados Iniciais digitados divergem dos informados no arquivo. [Tipo de Inscrição]", sendo que o CNPJ e outros dados como CPF, Pis do funcionário estão todos corretos.
Gostaria de um auxilio, por gentileza.

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2016 | 14:16

Boa tarde, Sandra!

Veja 02 possibilidades que encontrei a respeito deste erro:

1-) abra o arquivo XML gerado no sistema da folha e confira se o CNPJ está certo e só c/ 14 dígitos.

2-) o Homolognet pode estar importando errado.


Se o arquivo realmente estiver certo, o melhor será fazer o lançamento manual.
Acesse o sistema> Rescisão>nova rescisão> digita rescisão e comece a digitar os dados.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Léia Queróz Campanini Silva

Léia Queróz Campanini Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2016 | 16:00

Pessoal, boa tarde!

Fiz uma rescisão pelo homolognet, sendo o motivo da rescisão "dispensa por junta causa", ontem fui até o MTE da minha cidade para homologar, o agente homologador ao verificar as informações no sistema dele observou que estava aparecendo uma informação de duração do aviso prévio 33 dias, porém é uma dispensa "por justa causa" não existe aviso prévio. No preenchimento da rescisão, na aba "Contrato" pede as seguintes informações: Data de afastamento, coloquei a data de dispensa do funcionário, causa de afastamento, coloquei JC2 despedida por justa causa, pelo empregador, pede também a data do aviso prévio, eu coloquei a mesma data da dispensa do funcionário pois na frente desta informação aparecia a seguinte mensagem "campo de preenchimento obrigatório". Posterior tentei apagar essa data e deixar em branco, mas não aceita fala que é obrigatório o preenchimento da data do aviso prévio.
Se fosse uma dispensa normal realmente o funcionário teria direito a 33 dias de aviso prévio pois ele foi admitido em 23/09/2015 e demitido em 13/10/2016, porém é uma dispensa "por justa causa" e não dá direito ao aviso, inclusive na minha visualização desta rescisão no homolognet não aparece informação nenhuma de 33 dias de aviso, aparece apenas para o agente homologador, e ele não quis homologar e pediu para eu entrar em contato com o 158 do MTE e verificar o que poderia ser feito para corrigir isto, já entrei em contato e a atendente me informou que está tudo correto e que eu deveria enviar uma mensagem para a ouvidoria pois não sabem o que deve ser feito para não aparecer esta informação do aviso para o agente homologador.
Gostaria de saber se alguém já passou por essa situação e o que precisou ser feito?

Vandro Fagundes

Vandro Fagundes

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2016 | 16:14

Léia boa tarde,

Nossa ainda não passei por isso mas, o agente homologador foi cruel hein. Mesmo sabendo que a informação que aparece para ele
esta errada ele preferiu não homologar.

Pior que não podemos falar nada perante eles né, vc podia pedir para ele a base legal onde fala que rescisão por justa causa tem aviso prévio,
cada uma viu.

Vamos aguardar para ver se algum colega passou por essa situação.

boa sorte.

Contabilidade Franco

Rua Misseno de Pádua 589 SL 307
Centro - Lavras/MG


ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2016 | 16:40

Boa tarde, Léia!

Eu fiz uma homologação por justa causa, aqui em SP e deu tudo certo.
Acabei de consultar o sistema e realmente a informação do aviso prévio é obrigatória e assim como você, coloquei a data da demissão.
Sugiro que tente conversar pessoalmente com o chefe dos fiscais, onde você foi homologar e se não resolver, abrir uma reclamação na ouvidoria.
Assim que resolver, favor postar todo processo que fez até finalizar a homologação.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 19:48

Boa noite!

Entrei no Homolognet para digitar uma rescisão que fiz no meu sistema e os cálculos não batem de jeito nenhum.
Todas as rubricas da rescisão saem com valor menor.
Admissão 01/09/2015 - Aviso Prévio dado em 01/11/2016 - começando em 03/11/2016 - trabalhado até 05/12/2016.
Salário R$ 1.567,50
Pelo meu sistema o saldo rescisório dá R$ 1.301,04 (considerando o desconto do adiantamento do 13º salário)
Pelo Homolognet dá (-) R$ 148,43 ?
Não estou entendendo nada.
Alguém pode ajudar-me?

Cordialmente,




Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 09:14

Bom dia, Regina!

Veja se as orientações abaixo, podem ajudar:

01-) confira se as informações que você colocou na aba do Funcionário estão certas.
02-) sempre informe Salário Fixo + Variável, mesmo que o funcionário só receba pelo fixo.
03-) copie os valores dos holerites = hora extra, comissão, adicionais (noturno, periculosidade...), DSR (dependendo do sistema, mesmo fazendo a importação do arquivo da folha, pode ser que precise lançar todos os DSR)

O valor da rescisão da folha geralmente é maior que do Homolognet e a única forma que encontrei para fazer o acerto, após uma conferência mês a mês, foi criando rubricas externas c/ os mesmos nomes das que são geradas pelo sistema e assim, lançando o valor da diferença.

04-) Para o saldo de salário, o Homolognet divide por 31 e a maioria das folhas por 30......pode criar uma rubrica externa como Saldo de Salário e lançar a diferença p/ o valor bater.

05-) Se conseguir importar os lançamentos das férias e 1/3 que constam nos holerites; eu aconselho a excluir todos, pois na minha folha não bate nada, mantendo estes valores. Se fizer manual, é só não copiar do holerite.

06-)
sendo exportada ou digitada, você pode aumentar as horas das variáveis ou valores p/ que iguale ou se aproxime dos valores certos (férias-13º.salário-aviso prévio)
(neste caso precisa alterar > consultar o cálculo > alterar > consultar o cálculo > .....repetindo o processo até chegar no valor desejado.

07-) Ao terminar todos os lançamentos, na aba de Descontos tem a opção Gravar > Deseja visualizar o resumo da rescisão? (x)Sim ( )Não > o sistema vai gerar TRCT p/ conferência (s/ número).

Nesta mesma tela, se clicar em Emitir TRCT, o sistema gera o no. do TRCT e um código de segurança, enviando automaticamente p/ o MTE = CUIDADO!!...só emita quando estiver tudo certo e já for agendar a homologação.

Se for em Rescisão > Consultar rescisão > no. PIS > vai aparecer o Status > Aguardando Homologação/Quitação.

Conforme surgirem as dúvidas, pode postar que nós vamos ajudando!!

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 11:27

Bom dia, Andreia !

Vou seguir o procedimento que você descreveu para ver se dá certo e posto aqui o resultado.
Em 2015 eu usei esse sistema.
Deu uma diferença para menos.
Mas desta vez está dando uma distorção muito louca.

Nesta mesma tela, se clicar em Emitir TRCT, o sistema gera o no. do TRCT e um código de segurança, enviando automaticamente p/ o MTE = CUIDADO!!...só emita quando estiver tudo certo e já for agendar a homologação.

Eu pedi emitir e saiu o código.
Tenho como excluir?

Muito obrigada pelas orientações.


Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 11:36

Oi, Regina!

Depois que a rescisão foi enviada ao MTE não sei como alterar.

Aguarde p/ ver se os nossos colegas sabem como resolver ou ligue no MTE p/ ver se consegue a informação. Talvez eles possam excluir p/ você refazer c/ os valores certos.

Depois, se possível poste o resultado.

Obrigada,

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 13:09

Regina

Espero que consiga e lembre que o sistema vai ter que gerar outro número do TRCT, confirmando que a rescisão enviada ao MTE foi atualizada.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 14:01

Andreia

A minha inexperiência na área de pessoal é que era o problema.
Não costumo fazer rescisões com freqüência.
Em verdade eu não transmiti a TRCT.
Era apenas o NAR que eu criei.
Daí exclui tudo que fiz e de acordo com sua postagem fui refazendo.
Continuava dando valor negativo.
Depois de muito bater cabeça percebi que estava digitando o valor do salário fixo errado no mês da rescisão.
Por isso estava dando tanta divergência.
Pelo meu sistema deu líquido R$ 1.301,04 e pelo homolognet deu R$ 1.293,27.
A diferença é exatamente no saldo de salário.
Agradeço imensamente a sua ajuda e tenha um ótimo final de semana.

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
Página 84 de 133

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.