x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3.947

acessos 697.573

ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 13:20

Boa tarde, Bianca!

É o mesmo caso do salário família: o sistema divide por 31 dias.
Crie uma rubrica externa como: Saldo de Salário e lance a diferença.

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Lucelia Freita

Lucelia Freita

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 17:37

Boa tarde, estou com o mesmo problema do Yuri, data de demissão do funcionário 30/12/2016, o homolognet não deixa preencher que o 13º de 2016 foi pago e acaba calculando na rescisão. Tentei colocar o desconto porém o valor ultrapassa o limite de desconto permitido.

Alguma outra solução?

Yuri Aquino
, você conseguiu resolver?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 10:37

Bom dia Lucelia Freita.

Respondi sua MP. Dá uma olhada lá.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Alex

Alex

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 16:47

Primeira vez que tenho que mexer neste homolognet pq tenho uma empresa que precisa homologar rescisão no MS, mais olha vou dizer uma coisa, que sistema mais porco, são três dias já para conseguir cadastrar a empresa, digitar o termo de rescisão, fora que os valores não batem a rescisão deu a menor do que realmente deveria ser, ora o sistema diz que minha sessão expirou, ora não grava as alterações, ora esta fora do ar, simplesmente horrível, quem faz um sistema desse com certeza não o utiliza,

Lucelia Freita

Lucelia Freita

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 16:54

Boa tarde, voltando para dar uma opção de solução para a dúvida do Yuri (Pag 91) que também sofri um bocado tentando encontrar uma solução...

O problema: data de demissão do funcionário 30/12/2016, o homolognet não deixa preencher que o 13º de 2016 foi pago e acaba calculando na rescisão, gerando um valor maior do que o devido. Tentei colocar o desconto (através de Rubrica Externa criada pra isso) porém, o sistema acusa "o valor ultrapassa o limite de desconto permitido".

Além do problema em comum, conversando com Yuri descobri que ambos usamos o sistema Contmatic. O suporte do sistema alega que está tudo certo com as rubricas, até aí ok.

A solução: Ao invés de importar a rescisão do sistema eu resolvi digitar ela do zero, então fui em Rescisão > Nova Rescisão > Digitar Rescisão no Homolognet.

Digitei todos os dados manualmente, chegando na parte dos descontos eu consegui incluir aquele "Adiantamento de 13º Salário" (este campo não era possível editar fazendo através de importação do Contmatic) e inclui também os descontos da rescisão que fiz pelo sistema, aí deu certo! O Homolognet pede pra você incluir todas as rubricas de desconto, mesmo as que você não vai usar, você vai incluindo e informando valor 0,00. Dá certo!!!

Não entendo nada de sistema, mas acredito que seja um erro nas configurações do Contmatic, porque ele deveria trazer esta informação de Adiantamento de 13º automaticamente, já que é um campo que não conseguimos alterar manualmente no Homolognet se fizermos através de importação.


ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 17:05

Boa tarde, Alex!

Muita calma nessas horas....entendo a situação, mas estando mais tranquilo a rescisão vai fechar.
Abaixo segue o passo a passo que fiz e algumas perguntas e respostas do próprio MTE.
Se continuar c/ dúvidas, pode escrever que, sabendo, eu ajudo.

No começo é complicado, mas tenha paciência e resolva uma divergência de cada vez:

1-) no seu sistema da Folha de Pagamento, calcule a rescisão e gere o arquivo do HOMOLOGNET emXML.

2-) acesse o sistema do HOMOLOGNET - eu prefiro fazer pelo Mozilla Firefox (não acesse pelo Google Chrome)

3-) se a sua empresa autorizar, faça os cadastros sem o Certificado Digital (é muito mais prático)
= Acesso Comum > Cadastre-se > Identificação da Empresa > CNPJ ou CEI > CPF > Incluir Usuário (você cadastra as pessoas que vão no dia da Homologação)

4-) receba a senha enviada para o e-mail cadastrado.

5-) faça a importação do arquivo da Folha de Pagamento: acesse o Homolognet > rescisão > transmissão de arquivo > clique p/ abrir > e faça a importação do arquivo

6-) pode ser que acuse algumas divergências: o CNAE precisa ter 07 números, precisa informar o CNPJdo Sindicato Patronal e dos Funcionários, a data base da categoria...

7-) vá corrigindo as divergências e salvando, passando de uma aba p/ outra até chegar no final, após todos os meses, vem a aba c/ os descontos da rescisão, se precisar pode criar Rubricas Externas p/ desconto ou provento.

8-) conseguindo salvar a aba dos descontos, compare os valores.

9-) verifique quais são os valores divergentes.
10-) confira se as informações que você colocou na aba do Funcionário estão certas (se for aviso trabalhado, a data precisa ser do início do aviso e não a data da entrega)
11-) sempre informe Salário Fixo + Variável, mesmo que o funcionário só receba pelo fixo.
12-) Na aba Financeiro, em todos os meses, bem no início tem o item:
Dados do Salário = Formação Salário = Fixo ou Variável ou Fixo e Variável (sempre informe como Fixo e Variável, mesmo que não tenha variável)
Tipo de Salário Fixo = Hora / Mensal / Diário (selecione o tipo certo)

Se for horista, precisa lançar em cada mês, estas 02 rubricas:
01- Salário Fixo
05- Horas Trabalhadas no mês
13-) copie os valores dos holerites = hora extra, comissão, adicionais (noturno, periculosidade...), DSR (dependendo do sistema, mesmo fazendo a importação do arquivo da folha, pode ser que precise lançar todos os DSR)

O valor da rescisão da folha geralmente é maior que do Homolognet e a única forma que encontrei para fazer o acerto, após uma conferência mês a mês, foi criando rubricas externas c/ os mesmos nomes das que são geradas pelo sistema e assim, lançando o valor da diferença.

14-) Como o Homolognet divide por 31 e a minha folha por 30......pode criar uma rubrica externa como Saldo de Salário e lançar a diferença p/ o valor bater.
15-) Se conseguir importar os lançamentos das férias e 1/3 que constam nos holerites; eu aconselho a excluir todos, pois na minha folha não bate nada, mantendo estes valores. Se fizer manual, é só não copiar do holerite.
16-) se foram exportadas, você pode aumentar as horas das variáveis ou valores p/ que iguale ou se aproxime dos valores certos (férias-13º.salário-aviso prévio)
(neste caso precisa alterar > consultar o cálculo > alterar > consultar o cálculo > .....repetindo o processo até chegar no valor desejado.

17-) Ao terminar todos os lançamentos, na aba de Descontos tem a opção Gravar > Deseja visualizar o resumo da rescisão? (x)Sim ( )Não > o sistema vai gerar TRCT p/ conferência (s/ número).

Nesta mesma tela, se clicar em Emitir TRCT, o sistema gera o no. do TRCT e um código de segurança, enviando automaticamente p/ o MTE = CUIDADO!!...só emita quando estiver tudo certo e já for agendar a homologação.

Se for em Rescisão > Consultar rescisão > no. PIS > vai aparecer o Status > Aguardando Homologação/Quitação.

Em seguida você precisa fazer o agendamento pessoalmente ou, como alguns colegas postaram, em algumas cidade tem o site p/ agendamento, mas eu ainda não utilizei http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam

Os documentos p/ o agendamento variam de um MTE p/ outro; o melhor é você procurar o MTE da sua cidade ou da cidade onde será a Homologação.

No final de cada mensagem tem 09 anexos c/ os modelos das Solicitações de Agendamento > Relação de Documentos, Categorias sindicais que o MTE não homologam em São Paulo e Carta de Preposto/Procuração.

LINK DO MTE: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O HOMOLOGNET - VERSÃO 3.1


Conforme surgirem as dúvidas, pode postar que nós vamos ajudando!!

" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
ANDREIA

Andreia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 17:17

Boa tarde, Lucelia!

Eu também utilizo o Contmatic e desde 12/2016 tenho publicado inúmeras vezes a solução que encontrei p/ a questão do 13o. Salário na rescisão de 12/2016; mas é claro que nem todos precisam concordar c/ a minha opinião :-). Senão me engano, também enviei a orientação ao Yuri, mas não sei se ele descobriu uma forma melhor.

No meu entendimento, nos proventos pode aparecer o valor integral do 13o. Salário, mas nos descontos você lança o valor liquido (do holerite da 2a parcela do13o. Salário), que somando c/ o INSS + o IRRF (Se tiver)....bate c/ o valor integral.

O valor liquido pode lançar como adiantamento de 13o salário....foi a única forma q encontrei de resolver este lançamento.




" A sabedoria começa na reflexão " - Sócrates
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 09:43

Andreia, realmente, eu tentei a sua solução, mas continuou dando o problema de que valor excede o permitido pelo § 5º do Art. 477 da CLT.

No meu caso teve esse problema, pode ser que no caso de alguma outra pessoa isso que você mencionou dê certo.

Estou tentando fazer do jeito que a colega Lucelia Freita mencionou, vamos ver se dá certo.

Depois compartilho com os colegas a resolução disso tudo.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 10:08

Deu certo! Incluir manualmente dá certo.

O Homolognet não acusa o erro de que o valor excede o permitido pelo § 5º do Art. 477 da CLT.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
ALICE DE OLIVEIRA FERNANDES

Alice de Oliveira Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 11:48

Bom dia,

Estou tentando entrar no homolognet com o certificado digital, mas está dando o seguinte erro:
"Certificate private key is not avaliable"
Será que só consigo acessar o Homolognet com certificado A3? Eu estou usando o A1.

Já aconteceu isso com alguém? Alguém pode me ajudar?

Obs.: Eu consigo usar o certificado para outros fins.

Aguardo resposta e desde já agradeço.

Abraço a todos.

Francisca Rosimeire Sales de Oliveira

Francisca Rosimeire Sales de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 10:21

Pessoal, bom dia!

Estou há dias tentando acessar o http://sistema-homolognet.mte.gov.br, mas não estou conseguindo, surge o erro abaixo. Alguém consegue me ajudar?

Gateway Time-out
The gateway did not receive a timely response from the upstream server or application.


--------------------------------------------------------------------------------

Apache Server at sistema-homolognet.mte.gov.br Port 80

Meire Sales
Raphael Soares

Raphael Soares

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 11:16

Bom dia pessoal !!!

Estou desde o dia 3/1/2017 tentando acessar o homolognet.

Pelo Chrome, IE e mozila, todos sem sucesso.
No Chrome e IE esta dando o erro de:
"Gateway Time-out
The gateway did not receive a timely response from the upstream server or application."

Já no Mozila ele fala:
"Infelizmente este navegador ainda não é suportado.
Para utilizar a extensão ICPBravo Access, é necessário o uso do Google Chrome ou Internet Explorer."

Alguém tem alguma luz??

Desde já, agradeço.

ELCIO MARQUES

Elcio Marques

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2017 | 16:07

Olá boa tarde!

Estou conseguindo entrar pelo I.E e pelo Chrome porém ao tentar gravar a rescisão ele dá o mesmo erro de Gateway Time-Out.
Pagamento da rescisão na segunda e eu não tenho o valor... :(

Amauri

Amauri

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 17:24

Pessoal, boa tarde. Estão conseguindo acessar o homolognet? Estou tentando o acesso pelo http://sistema-homolognet.mte.gov.br/ utilizando certificado digital e não funciona. Algumas vezes aparece msg de "Erro ao autenticar: Erro: Acesso negado", no Chrome aparece a msg: "Lendo o certificado, por favor aguarde..." Tentei ligar no 158 e nada. Alguém já passou por isso? Obrigado.

Raphael Soares

Raphael Soares

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 11:16

Bom dia Amauri !!!

Hoje estou conseguindo acessar normalmente.
Provavelmente o sistema estava passando por alguma atualização.
Conseguir salvar e emitir a TRCT para fazer a homologação.

Acessei através do Google Chrome.
Acessei o site do ministério do trabalho;
Na parte superior direita cliquei "Serviços do Ministério do Trabalho"
Fui ate "Rescisão de Contrato de Trabalho"
E por fim "Sistema HomologNet"

Att.
Raphael Soares

Ana Basile

Ana Basile

Bronze DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 17:43

Também estou há muito tempo tentando acessar o programa e não consigo. Trabalho com 2 empresas e uma acesso com o certificado e o outro sem. A com certificado A3 não consigo acesso desde Abril/2016 e ninguém consegue uma solução.
O problema agora é "Certificate private key is not available".

Quem estiver conseguindo acessar, poderia por gentileza informar as configurações do navegador, se o acesso é pelo certificado digital, que tipo de certificado utiliza e Windows.

Obrigada!

Página 92 de 133

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.