x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 16.995

Prazo para liberação de fgts e multa

Michele

Michele

Iniciante DIVISÃO 1, Atendente
há 10 anos Quarta-Feira | 26 março 2014 | 13:46

Boa tarde, prestei serviço a uma empresa durante 7 meses, o contrato foi encerrado no dia 28/02/14, assinei a rescisão, recebi o valor, sendo que ate hoje, dia 26/03/2014 ainda não foi liberado o fgts e a multa, ligo pra empresa eles dizem que tenho que esperar mais uns dias, ligo pra caixa econômica eles dizem que a liberação tem que ser feita em ate 10 dias, e isso não é só comigo, meu namorado esta passando pela mesma situação com a mesma empresa. Já não adianta mais eu ligar para eles, pois já liguei varias vezes e a resposta é sempre a mesma, gostaria de uma orientação. Obrigada.

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 26 março 2014 | 14:26

Michele,

Boa Tarde !!!

PAGAMENTO DE VERBAS RESCISÓRIAS

O artigo 477, § 6º da CLT, estipula os prazos para o pagamento das verbas rescisórias constantes do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho.

PRAZOS DE PAGAMENTO

São os seguintes os prazos a serem observados pelo empregador:
Até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou
Até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência de aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

VENCIMENTO DO PRAZO NO SÁBADO, DOMINGO OU FERIADO

MULTAS

O parágrafo 8º do artigo 477 da CLT prevê a multa a favor do empregado no valor equivalente ao seu salário.

O citado parágrafo sujeita também o empregador, quando de uma fiscalização, à multa de 160 Ufir, por trabalhador
.



Att,

Samara Silva


" O mais importante da vida não é a situação em que estamos,
mas a direção para a qual nos movemos. " Oliver Holmes
CARLOS SILVA

Carlos Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 março 2014 | 17:17


Boa tarde Michele.

Você tem que saber se a empresa na qual você trabalhou fez a comunicação do movimento do trabalhador, se feito veja se foi de modo correto.


at.

Carlos Silva

MARCOS CONFIDENTE

Marcos Confidente

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 março 2014 | 10:36

Amigos....
Acredito que todos trabalhem em DP e com todos respeito a todos, vocês sabem que a Caixa não é essa maravilha toda, por exemplo, essa semana, segunda e terça feira, ao tentar fazer uma GRRF a mensagem era NÃO FOI POSSÍVEL ESTABELECER CONEXÃO COM O SERVIDOR, ou o mais absurdo VOCE PRECISA ESTAR CONECTADO A INTERNET....

Infelizmente, NÓS que trabalhamos em RH somos reféns da Caixa Econômica, essa "estoria", com E mesmo, de que a chave esta liberada apos a comunicação é mentira, tenho aqui, 5 casos, que a GRRF esta paga, no cadastro do empregado já consta a baixa e a Chave simplesmente não chega na caixa de mensagens, ou se tentamos fazer pelo Site aparace a mensagem de que a conta já foi movimentada, já fui na Caixa e me respondem de que vai chegar, como disse somos reféns.

Um outro detalhe é que a Chave (perante a caixa) não é um documento para liberação do FGTS, a confusão toda é criada pelos funcionários da Caixa, pois a chave nada mais é do que uma comunicação entre a Caixa e a Empresa, existe uma Circular da própria Caixa( circular 487), que ainda esta em vigor, que detalha os documentos necessários para saque do FGTS e em nenhum deles é citado a Chave, essa informação quem me deu foi o 0800 da ouvidoria, quando liguei para reclamar que a chave não saia, "senhor mas a chave não é exigida para saque do FGTS" me respondeu a atendente e me forneceu a Circular.

Prezada Michele, acredite a sua ex empresa não esta lhe enrolando, se a intenção fosse essa, você não teria recebido a sua rescisão, se a empresa fez a comunicação de sua saída e você tiver o Cartão Cidadão com senha você pode sacar o seu FGTS em qualquer caixa 24 horas da Caixa ou em qualquer lotérica, mas caso não tenha e a agencia não queira lhe pagar, entre em contato com a Ouvidoria da Caixa pelo telefone 0800 725 7474, acredite eles resolvem.

Abraços e boa sorte.

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.