x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.776

Dúvidas sobre o MEI

Diogo Casimiro

Diogo Casimiro

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 26 março 2014 | 17:11

Boa tarde!

Pessoal sou estudante do Curso de Ciências Contábeis e tenho um pequeno negocio no qual sou cadastrado como MEI mais venho tendo uma enorme dificuldade nos procedimentos de contratação de funcionário, onde, para tal já obtive diversas respostas diferentes.

Gostaria se possível da ajuda de vocês nos procedimentos:

1) Já tenho o certificado Digital
2)Já tenho o programa da SEFIP instalado, mais falta os devidos cadastros
3) Já baixei o CAGED

Dúvidas:

1)Além do valor que pago do DAS preciso fazer algum recolhimento(informativo) dentro da SEFIP para que eu possa ter direito a futuros benefícios ou tenho que fazer o recolhimento junto com o do funcionário para gerar a guia FGTS e informar no Conectividade Social ?

2) Alguém tem ideia de valores que irei pagar ?

Marcelo Ferreira da Conceição

Marcelo Ferreira da Conceição

Prata DIVISÃO 3, Gerente Administrativo Financeiro
há 10 anos Quarta-Feira | 26 março 2014 | 17:29

Boa Tarde Diogo Casimiro,

Segue abaixo orientação do próprio portal do empreendedor.

Custo para contratação de um empregado

O Microempreendedor Individual (MEI) pode ter um empregado ganhando até um salário mínimo ou o piso salarial da profissão.

O Microempreendedor Individual deve preencher a Guia do FGTS e Informação à Previdência Social (GFIP) que é entregue até o dia 7 de cada mês, através de um sistema chamado Conectividade Social da Caixa Econômica Federal.

Ao preencher e entregar a GFIP, o Microempreendedor Individual deve depositar o FGTS, calculado à base de 8% sobre o salário do empregado. Além disso, deverá recolher 3% desse salário para a Previdência Social.

Com esse recolhimento, o Microempreendedor Individual protege-se contra reclamações trabalhistas e o seu empregado tem direito a todos os benefícios previdenciários como, por exemplo, aposentadoria, seguro-desemprego, auxílio por acidente de trabalho, doença ou licença maternidade.

Todas as contas necessárias para esses cálculos são feitas automaticamente pelo sistema GFIP, que deve ser baixado da página da Receita Federal (será aberta uma nova janela) na internet, na parte de download de programas.

Em resumo, o custo total do empregado para o Microempreendedor Individual é 11% do respectivo salário, ou R$ 79,64, se o empregado ganhar o salário mínimo. O cálculo é sempre feito pelo valor do salário multiplicado por 3% (parte do empregador) e por 8% (parte do empregado).

É preciso lembrar também que todos os demais direitos trabalhistas do empregado devem ser respeitados.


Grato,

Marcelo Ferreira

MF CONCEIÇÃO CONTABILIDADE E ASSESSORIA EMPRESARIAL
CARLOS SILVA

Carlos Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 março 2014 | 17:42


Boa tarde Diogo.

Só é permitido contração apenas de 01 (um) empregado pra quem é registrado no SIMEI. O Microempreendedor Individual tem como despesas o pagamento mensal de R$ 36,20 (INSS) , acrescido de R$ 5,00 (Prestadores de Serviço) ou R$ 1,00 (Comércio e Indústria) por meio de carnê emitido através do Portal do Empreendedor, além de taxas estaduais/municipais que devem ser pagas dependendo do estado/município e da atividade exercida.

Custo para contratação de um empregado:

O Microempreendedor Individual (MEI) pode ter um empregado ganhando até um salário mínimo ou o piso salarial da profissão.

O Microempreendedor Individual deve preencher a Guia do FGTS e Informação à Previdência Social (GFIP) que é entregue até o dia 7 de cada mês, através de um sistema chamado Conectividade Social da Caixa Econômica Federal.

Ao preencher e entregar a GFIP, o Microempreendedor Individual deve depositar o FGTS, calculado à base de 8% sobre o salário do empregado. Além disso, deverá recolher 3% desse salário para a Previdência Social.

Com esse recolhimento, o Microempreendedor Individual protege-se contra reclamações trabalhistas e o seu empregado tem direito a todos os benefícios previdenciários como, por exemplo, aposentadoria, seguro-desemprego, auxílio por acidente de trabalho, doença ou licença maternidade.

Todas as contas necessárias para esses cálculos são feitas automaticamente pelo sistema GFIP, que deve ser baixado da página da Receita Federal (será aberta uma nova janela) na internet, na parte de download de programas.

Em resumo, o custo total do empregado para o Microempreendedor Individual é 11% do respectivo salário, ou R$ 79,64, se o empregado ganhar o salário mínimo. O cálculo é sempre feito pelo valor do salário multiplicado por 3% (parte do empregador) e por 8% (parte do empregado).

É preciso lembrar também que todos os demais direitos trabalhistas do empregado devem ser respeitados.

FONTE:
www.portaldoempreendedor.gov.br

Diogo Casimiro

Diogo Casimiro

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 27 março 2014 | 09:40

Bom dia!

Obrigado pessoal pelos esclarecimentos me ajudou bastante.

Porém minha maior dúvida agora esta como fazer a informação dentro da SEFIP pois fiz uma simulação e o valor que está a ser pago é de R$ 138,00 pois está fazendo o recolhimento do funcionário como minha e além desse valor tenho que pagar o DAS ? Confesso que estou perdido como fazer o preenchimento dentro da SEFIP.

Se alguem poder me dar um passo a passo..



Douglas Rios

Douglas Rios

Iniciante DIVISÃO 1, Designer Gráfico
há 10 anos Terça-Feira | 29 abril 2014 | 21:37

Pessoal, boa noite. Quero primeiro parabenizar aos criadores do site, programadores que são feras! E claro, aos idealizadores desse projeto.
Bom, eu registrei minha mãe no MEI, visto que CPF não foi aceito por eu ter sociedade numa empresa com meu irmão. Trabalho na área de design gráfico, publicidade impressa e digital, selecionei as áreas mais próximas à minha atividade, cadastrei e foi gerado já o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual e também já acessei o site da Receita e imprimi o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral.

Minhas dúvidas são as seguintes:

*Qual próximo passo para eu ter direito a concorrer à licitações em prefeituras?

*Qual procedimento para adquirir empréstimos e financiamentos em bancos?

*Qual procedimento para emissão de Notas Fiscais ou qual tipo de Nota eu poderei emitir?

*Como prestar conta do que recebo? E se exceder os R$ 5 mil por mês, o que devo fazer?

*As guias são geradas no site, eu conferi, se houve atraso no pagamento, o que ocorre?


Bom, são muitas perguntas rsrs espero que possam me ajudar.

A todos uma ótima noite, ficarei feliz se puderem me auxiliar nessa questão. Deus vos abençoe!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.