x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 69

acessos 35.989

Aviso Prévio Trabalhado

IVONE MARIA CAMPREGHER

Ivone Maria Campregher

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 16 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2008 | 17:08

Não Valny,

a partir do momento que o funcionário pede demissão, a Empresa tem 10 dias para fazer o pagamento.
Os 10 dias conta-se a partir da data do aviso.
Como vc já disse se o funcionário não trabalhou nada mais justo que descontar.

OK.

FABIO DOS REIS SILVA

Fabio dos Reis Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 16 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2008 | 08:39

Valny,

"AVISO PRÉVIO. RENÚNCIA PELO EMPREGADO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego."

Caso o funcionário tenha cumprido aviso, o pagamento deverá ser feito até 1 dia após seu afastamento, caso o aviso não tenha sido trabalhado, vc terá 10 dias para efetuar o pagto.

No seu caso, vc pagará o mesmo em 10 dias a partir do afastamento, caso não faça isso, estará sujeito a multa equivalente ao valor do salário do funcionário.
e quanto ao desconto de aviso, não aconselho fazê-lo, uma vez que o funcionário é liberado em caso de novo emprego comprovado.

Fábio dos Reis
[email protected]
Analista de Depto de Pessoal
Barbara Caroliny da Costa Pantoja

Barbara Caroliny da Costa Pantoja

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 09:23

Bom dia, tenho um funcionário que recebeu Aviso Trabalhado dia 16/08/2010, porém o mesmo se opôs a cumprir, sei que posso descontar os 30 dias dias que ele não cumpriu, mas qual o prazo que tenho para efetuar o pagamento?

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 09:28

Pelo que entendi, se o funcionário estiver cumprindo aviso e conseguir outro emprego pra inicio imediato, o mesmo deve entregar uma carta ou algo assim do novo emprego e será dispensado do restante do aviso, mas o empregado pagará apenas os dias trabalhados, procede?

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 09:42

Bárbara,

Se vc deu o aviso prévio ao empregado e ele não está cumprindo, ele está faltando e haverá o desconto das faltas normalmente. O prazo é o mesmo caso ele cumprisse o aviso, ou seja, até o dia útil imediatamente posterior ao término do AP.

...

Robelyo,

Veja o que diz a súmula 276 do TST:

Súmula 276 do TST: O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o valor respectivo, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego.


Daniel Camargo

Daniel Camargo

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente
há 13 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 11:36

Boa Tarde Srs. Alguém poderia me ajudar no seguinte caso.

Temos um funcionário que pediu demissão por motivo de ter encontrado uma oportunidade de emprego melhor a que estávamos oferecendo . Por ele ter pedido a conta o aviso prévio foi descontado do que ele tinha a receber , e a rescisão foi paga certinho no dia.
Porem alguns dias depois ele voltou com uma cartinha feita pela empresa onde ele está atualmente , alegando que ele não poderia cumprir o aviso prévio pois ele já estava trabalhando nessa empresa , e o funcionário está exigindo que ele receba o aviso prévio que foi descontado de suas verbas rescisórias.
Isso existe mesmo?ou ele está agindo de má fé?

Amauri Barbosa

Amauri Barbosa

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 11:57

Bom dia a todos.

Um funcionário foi dispensado e a data de inicio do aviso prévio foi em 30/03/2011. No dia 08/04/2011 ele compareceu a empresa informando que conseguiu novo emprego e que não vai cumprir o restante do aviso.

Nesse caso, qual o prazo para pagamento da rescisão ?

10 dias a contar de 08/04/2011 ou no dia seguinte ao dia 08/04/2011 ?

Creio que o prazo seja de 10 dias, mas não consegui encontrar base legal.
Alguém teria a base legal para esses casos ?

Grato

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 23:31

Amauri, normalmente daria-se faltas nos dias restantes do aviso, simplesmente.

Mas eu soube que alguns sindicatos não estão aceitando isso, mesmo que em suas Convenções não haja previsão de liberar do cumprimento do aviso quando está comprovada a recolocaçao em outro emprego.

Por isso sugiro-lhe contatar o Sindicato da categoria e saber como eles tratam essa situação, mas antes procure informar-se se há previsão da liberação, e como é feita (normalmente o demitido tem de trazer na empresa uma declaração do novo empregador dizendo a partir de que dia estará ele assumindo no novo trabalho).

Espero ter ajudado.

RAMON MARTINS COSTA

Ramon Martins Costa

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 10:36

Tem um funcionario que pediu conta no dia 12-07-2011 e nao cumpriu aviso e segundo ele ja arrumou outro emprego . Quantos dias posso fazer o acerto o que posso descontar e quanto o aviso posso descontar ele quer que eu acerte com ele dia 18 de julho de 2011

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 11:14

Você tem 10 dias para efetuar o pagamento da rescisão.

Quanto ao desconto dos dias verifique se o sindicato prevê a dispensa do aviso nos casos de o funcionário ter novo emprego. Se não prevê a dispensa pode descontar os 30 dias.

Verifique também se no caso do desconto dos 30 dias o sindicato entende que deverá pagar os 1/12 de férias e 13º referente a este desconto.

Marcelo Moura

Marcelo Moura

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 12:39

Resposta à pergunta abaixo:

Por gentileza alguém pode me ajudar.
Tenho um funcionário que já arrumou outro emprego e solicitou demissão e não vai cumprir o aviso prévio, tenho ciência que posso descontar os dias não trabalhados e o prazo para pagto, fica valendo os 30 dias.

Entendi que o funcionário deu o aviso prévio à empresa (por ter conseguido novo emprego) e decidiu que não vai cumprí-lo.

Nesta situação, o empregador poderá descontar os dias efetivamente não trabalhados. O prazo de pagamento da rescisão poderá ocorrer em até 10 (dez) dias.

Marcelo Moura
[email protected]
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.