x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.786

Como pagar inss para mei.

MAGNO CESAR SANTOS FERREIRA

Magno Cesar Santos Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 4 abril 2014 | 10:40

Bom Dia a todos,

Tenho uma cliente que tem um MEI com CNAE de jornalismo, onde no mesmo ela contribui com o INSS 5%, porém, Ela é também Advogada na Profissão e está prestando serviços autônomos com retenções de 11% de INSS. Na base de calculo para o IRRF sobre o recibo de autônomo deverei considerar o INSS 11% mais os 5% contribuído através de DAS MEI? Já que para o INSS deveremos somar todas as retenções de INSS até o limite do teto dentro da competência?. Estou correto?

OBS: o Serviço dela pelo MEI é um e no recibo de Autônomo é outro.


Grato.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 4 abril 2014 | 14:16

Magno, baseado na informação abaixo, sobre a obrigatoriedade de complementar a contribuição do MEI para ter direito a um valor de benefício maior e/ou aposentadoria por tempo de contribuição, o meu entendimento é que só deve ser considerado o valor retido na atividade de advogada, ou seja, os 11%.

O Microempreendedor Individual - MEI poderá aumentar a sua contribuição mensal do INSS para ter o direito a aposentadoria?

Os benefícios concedidos pela Previdência Social ao Microempreendedor Individual nesta categoria serão no valor de um salário mínimo. Mas, caso exerça outra atividade, além de MEI, contribuindo com 20% em relação a esta atividade e complemente com 15% a contribuição de 5% relativamente ao MEI, os valores das contribuições serão somados para compor a base de cálculo para concessão de aposentadoria, inclusive por tempo de contribuição e CTC.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.