x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 29

acessos 2.912

Cadastro SEFIP Supler Simples

Leonardo Machado

Leonardo Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 10 anos Terça-Feira | 1 abril 2014 | 16:23

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Preciso de ajuda para geração/preenchimento da GFIP. Pesquisei bastante, fiz a instalação e atualização do SEFIP, consigo cadastrar responsável, empresa, funcionário e até lançar movimento, porém, não consigo emitir a GUIA em si, tenho um erro durante o processo.

Cenário atual:

- Empresa optante pelo Simples Nacional (ramo de TI). Não tem funcionarios, somente o sócio que emite a GPS em cima do salário mínimo.
- Resposável cadastrado (Cadastrei á própria empresa, esta correto?)
- Empresa cadastrada (CNAE 6209-100 e FPAS 515)
- Funcionário cadastrado (CBO 2124-5, Categoria 11 - Contribuinte Individual - Diretor não empregado e demais empresários sem FGTS)
- Movimento lançado (03/2014 - Código de Recolhimento 115 - Recolhimento e/ou Declaração ao FGTS e informações à Previdência).
- "Movi" o funcionário para a opção '-Recolhimento ao FGTS e Declaração a Previdência), porém os campos para digitar salario, 13 estão desabilitados.
- Ao clicar em "Executar" ou "Simular" tenho a seguinte mensagem: "O FECHAMENT NÃO PODE SER PROCESSADO POIS NENHUMA EMPRESA/TRABALHADOR ESTA PARTICIPANDO DO MOVIMENTO FINANCEIRO".


Podem m e ajudar nessa questão?

Obrigado


WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 1 abril 2014 | 16:30

Boa tarde Leonardo, na verdade não é problema de preenchimento, faça o seguinte: clique no nome da empresa e em seguida na aba movimento, vá no menu Editar e clique em marcar participação.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Leonardo Machado

Leonardo Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 10 anos Terça-Feira | 1 abril 2014 | 19:57

William, essa opção permitiu que eu inserisse a informação clicando no botão "Dado do Movimento", marquei a opção "Simples: 2 - Optante" e preenchi FAP com 1,00. Ele deixou eu salvar, cliquei no movimento e simulei, deu certo, cliquei em Executar e ele gravou um arquivo com extensão SFP. Agora eu uso esse arquivo para enviar para receita?

Jéssica, pode me passar a númeração dessa opção, ela parece a que selecionei 115.

Obrigado pela ajuda pessoal

Ate mais

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 1 abril 2014 | 20:37

Leonardo, isso mesmo, quando você executa o arquivo ele gera este arquivo que citou tipo "cVfrGgk0005" este arquivo você vai selecionar no conectividade social para enviar. assim que concluir o envio ele dará o Protocolo para que você imprima como comprovante de envio. na segunda duvida o 115 é o código de recolhimento, o que a colega Jessica disse é que para processar você deveria preencher o Pró-labore na opção 1, mas como você conseguiu executar o arquivo esta opção estava correta, pois senão daria um erro.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 09:52

Leonardo, na verdade de acordo com a remuneração que você informou, no caso o pró-labore, ele irá gerar a guia. assim que você executar, antes mesmo de enviar da para conferir no menu relatórios > movimento, aí você vê a GPS resumos etc. no site do conectividade social ICP precisa certificado sim, ou você pode enviar no programa conectividade social com a chave pri que pode ser solicitada na caixa e se enquadra no perfil da empresa.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Jéssica Caroline

Jéssica Caroline

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 10:06

Quando você informa a remuneração do sócio, o próprio programa do Sefip gera a GPS com o valor a ser recolhido. Se o valor não foi transmitido, provavelmente não foi gerada a GPS. Transmita a Sefip com a remuneração.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 10:15

ainda bem que não transmitiu então Leonardo. no Sefip clique no nome do sócio e coloque a remuneração no campo "Remunerações sem 13º salario" coloque neste campo o valor do pró-labore, grave e em seguida clique no nome do sócio com o botão direito do mouse e clique em modalidades, altere para a modalidade 1 e ok, aí já pode executar e verificar que irá gerar a GPS no valor devido.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 10:28

Leonardo, a imagem não abriu, mas se você conferir a GPS e o valor estiver certo, quer dizer que a remuneração foi preenchida, você pode também conferir no RE onde sairá o nome do sócio e a remuneração informada e valor do INSS. pronto se tudo estiver batendo esta ok para prosseguir o envio.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Leonardo Machado

Leonardo Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 10 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 10:35

Eu acho que é isso mesmo, muito obrigado pela ajuda de todos.

Como forma de agradecimento vou montar um tutorial em PDF deste procedimento para ajudar essa comunidade.

Obrigado!

Ediane Correa

Ediane Correa

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 13:17

bom dia, colegas preciso de ajuda na sefip, a enviei no dia 07 de março a competência 02/2014, coloquei a opçao pagto em atraso q era ro dia 20/03/2014, porém nao foi pg e preciso pg a amanha como faço para recalcular?

Leonardo Machado

Leonardo Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 10 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 18:20

Pessoal boa noite, volto a "desenterrar" esse tópico pois queria tirar mais uma duvida a respeito do procedimento da SEFIP, por favor me ajudem.

Eu consegui gerar minha SEFIP. Também efetuei a comprea e emissão do meu certificado digital, acessei o site da Conectividade Social e enviei a SEFIP anexando o arquivo gerado pelo programa, ele me retornou um protocolo em PDF e em XML.

Tenho duas perguntas:

1) Esse é o procedimento, não preciso fazer mais nada?

2) Para efetuar o pagamento eu utilizo a guia gerada o no menu Relatório > Movimento > GPS? Ou preciso gerar ela de outra forma?


Obrigado

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 08:35

Bom dia Leonardo, esta correto sim e é este mesmo o procedimento. e só para acrescentar, quando fizer um Sefip que for gerar FGTS, você vai usar aquele selo que salvou e selecioná-lo no menu relatórios > GRF > arquivo ICP > procurar o arquivo selo e selecionar. pronto assim também irá gerar o FGTS.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Leonardo Machado

Leonardo Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 10 anos Terça-Feira | 6 maio 2014 | 14:49

Boa tarde pessoal!

Me desculpe ressucitar este tópico, mas tenho uma pequena duvida.

Fiz a SEFIP e enviei, porém, me esqueci de atualizar os arquivos do SEFIP (SE201405 e TF201405). A caixa é muito lerda, hoje dia 06/05 as 15:00hrs e não disponibilizaram os arquivos ainda.

O que devo fazer? Basta atualizar esses arquivos e reenviar a SEFIP?


Grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.