x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.029

Divergencia no Sefip

José Roberto Gonçalves

José Roberto Gonçalves

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 1 abril 2014 | 16:57

Boa tarde
Fiz uma consulta de regularidade das contribuições previdenciarias e me apontaram uma divergencia de um valor que não encontro em lugar algum, a GPS foi recolhida no prazo certo, conferi todos os valores informados no sefip e estão corretos.
Não sei como solucionar, alguém tem alguma dica?

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 1 abril 2014 | 17:10

Boa tarde José, nestes casos, se a divergência fosse o valor total da guia o que poderia ter acontecido era o recolhimento não ter sido reconhecido, mas como é outro valor e você ja conferiu o Sefip, o que costuma ocorrer é um possível envio com a mesma competência, mesmo que por engano as vezes ocorre e assim fica divergência entre o valor declarado no Sefip e a guia recolhida, Ex:

Valor da GPS informado no Sefip: R$ 600,00

Valor recolhido no sefip anterior: R$ 500,00

assim geraria uma divergência de R$ 100,00

estas são as causas possíveis que ja presenciei para uma divergência com valor diferente da guia, assim nestes casos para a regularização teria que ser gerada no site da previdência uma GPS com valor de R$ 100,00 com a mesma competência e código da guia paga.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
José Roberto Gonçalves

José Roberto Gonçalves

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 08:06

Willian, bom dia
Veja se eu entendi direito, terei que gerar um sefip com o valor da difrença com a mesma competência e código da guia paga?
Isso não iria gerar outra divergencia? Já me informaram que uma sefip sobrepõe a outra.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 08:26

Bom dia José, neste caso como você disse que conferiu e o Sefip correto é o que você tem com o valor da guia que foi paga, entendemos assim que esta divergência esta incorreta, como realmente um Sefip sobrepõe o outro, você pode reenviar o Sefip que tem, assim o valor da GPS no sistema da previdência voltaria a ser o da guia que você tem paga de acordo com o primeiro envio, assim esta divergência seria "retificada" e sanada. agora se nas conferencias você encontrar uma diferença e assim esta divergência estiver correta, você faz uma guia no site da previdência e recolhe esta diferença da guia, com mesmo código, competência etc.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.