x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 552

Contribuição INSS Domestico PIS não procede

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 09:38

Bom dia a todos . Agradeço desde já a orientação dos colegas.

Estou com o seguinte caso.

Novo cliente - Empregador , vai precisar afastar empregado doméstico por motivo de doença (10 anos laborando com o mesmo empregador).

Acontece , que no momento de agendar a perícia deste funcionário , o nº de Pis não procedeu - Apareceu em nome de outra pessoa. O Empregador até então fazia ele mesmo as guias de GPS pra pagar. O sistema de agendamento gerou um outro nº de PIS (que também não é do funcionário).

- Vejo , que a única forma que temos de resolver , é comparecendo (junto com o empregado - uma vez que não temos procuração) , no INSS - com todos os carnês pagos em mãos , pra entender o que aconteceu , e se for o caso , pedir a devida realocação destes pagamentos.
Pois , minha preocupação , é de repente o funcionário não poder se afastar por motivo de : O INSS pago , foi em nome de outra pessoa.

Espero ter sido clara.
Algum colega passou por uma experiência como esta? Poderia por favor , me orientar? Estamos no caminho certo? O que poderia ter acontecido?

Grata.

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 10:04

Bom dia Carina,

Procedimento:
O contribuinte deve ligar para a Central 135 e agendar o serviço de acerto de recolhimentos em uma Agência da Previdência Social. “Ao comparecer, o usuário precisa apresentar as guias de contribuição já pagas, além dos documentos pessoais. Com a comprovação das contribuições, o INSS faz a alteração, repassando os valores pagos para o NIT correto”.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 10:06

Bom dia Vânia ...Muito Obrigada mesmo! Estamos no caminho certo rsss ....Já estou com toda a documentação em mãos.
Neste caso - só não houve agendamento (pois o Funcionário - um Senhor de idade já , não possui CPF). Estamos indo até lá hoje mesmo (sem agendar).

Grande Abraço e ótimo dia !

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.