x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 885

Dúvidas para regularização de funcionário.

Adalberto Martins

Adalberto Martins

Iniciante DIVISÃO 1, Dentista
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 09:01

Bom dia.
Já tenho lido os tópicos do fórum já a algum tempo e não localizei em um único tópico algo que solucione minhas dúvidas, encontrei informações fragmentadas e por isso estou criando este post.
Caso haja algum tópico que seja realmente igual peço que seja relacionado no tópico para que eu possa lê-lo!!!
Eu sou recém formado em odontologia e montei um consultório odontológico, contratei uma secretária e fiz um contrato de experiência sendo que o mesmo foi renovado e vence agora no final do mês de Abril Preciso então efetivar esta funcionária mas não sei como fazer tudo corretamente.
Preciso recolher INSS e FGTS. Gostaria de saber se há um passo a passo de todos os programas e cadastros que devo fazer para conseguir registrar corretamente minha funcionária.
O que preciso para começar a recolher o FGTS?
O que preciso para começar a recolher o INSS?
Como devo proceder com a carteira de trabalho para estar tudo devidamente registrado?
Espero que alguém possa me ajudar.

JULIO PIRES VIEIRA

Julio Pires Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 10:11

Adalberto Martins,

Posso até te explicar alguns procedimentos de contratação, mas o indicado é que procure um contador ai em sua região, pois ações trabalhistas são muito caras.

Vamos lá:

1° Passo: Antes de começar a trabalhar mesmo sendo no periodo de experiência seus funcionarios devem realizar o "Exame de Admissão".
2° Passo: O Contrato de Trabalho de 45 dias podendo ser renovado por mais 45 dias, deve ser registrado na Carteira de Trabalho.
3° Passo: Você deverá enviar a GFIP/SFIP todo o mês subsequente da competência do pagamento. Até o dia 07 do mês subsequente.
Observação: você tera que ter um certificado digital para enviar os arquivos.
4° Passo: Esses Documentos GPS (INSS) e GFR (FGTS) deverão ser guardados por 30 anos.
5° Passo: Declaração de opção de recebimento de Vale Transporte.


Além desses passo você deve emitir os Orelistes e está ciente dos calculos como 13° Salario, Férias, Descidio Coletivo, e outras questões.

Saindo um pouco da areá trabalhista e indo para a parte Fical(Fisco), percebi que você esta trabalhando como autonômo, e isso é um risco enorme que esta correndo, pois, geralmente os dentistas emitem notas fiscais para os planos de Saúde e também emite recibo para os pacientes.

Não sei se ja foi orientado mas todas estas informações vão para Receita Federal do Brasil, com estes cruzamentos eles irão verificar seus faturamentos como pessoa fisíca e provavelmete vão tributar na maior aliquota que é 27,5% do valor total faturado no ano.

Te aconselho procurar um bom Contador, pois o risco que esta correndo é bem mais oneroso, pois, o barato pode sair caro tendo em vista que o Fisco tem até 05 anos para lhe autuar.

Fica ai a dica.

Att,

Julio Pires Vieira





O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.