x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 17

acessos 23.400

desconto em folha

Helio

Helio

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 16 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2008 | 08:50

Saudações ...

Alguem teria o embasamento legal do valor percentual permitido para desconto em folha referente adiantamento salarial, e convenios (unimed, farmacia etc..).
Os convenios estao devidamente autorizados, para desconto em folha, mas como posso controlar ex: compras em farmacia conveniada.

CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2008 | 11:39

Olá

Adiantamento salarial é estipulado em média de 40%, ou um percentual diferenciado, de acordo com a CCT;

Quanto aos descontos de farmácia, a empresa poderá estipular um limite de gastos por parte do empregado, de acordo com seu salário.

At

Cláudio Lopes

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2008 | 22:11

Olá, t bem?!!

Olha só, qto ao adiantamento salarial vc pode seguir a % estipulada pela sua convenção coletiva.

Qto a desconto de farmarcia vc pode impor ul limite de compra por funiconario e descontar o total gasto.

Já em relação a convenio médico, crie uma politica interna na sua empresa, exemplo:
Funcionários que possuem até 03 anos de registro, vc desconta 70% do convenio e lança em FP e a empresa arca com a despesas dos outros 30%;
Funcionário acima de 03 anos de registro a empresa arca com 70% e desconta apenas 30% do funcionário.

Espero te ajudado, abraços

Camila Melo
JULIANO BATHKE

Juliano Bathke

Prata DIVISÃO 1, Economista
há 14 anos Sábado | 30 janeiro 2010 | 11:08

Até que limite o salário de um funcionário pode ser comprometido com descontos em folha (adiantamento, vale-refeição, vale-transporte, farmácia, plano de saúde, contribuição associativa, etc)?

Saiba mais sobre mim: visite meu BLOGUE.
Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 19:32

Juliano. boa noite!

A questão de limite do salario é meio relativo, exemplo:

Existem convenções coletivas que determina que a % do adiantamento seja de 30%, outras 40%

Já o vale transporte é no máximo 6%, pelo de algumas convenções trazerem 5% ou até 0,5% dependendo do salario da pessoa;

Plano de saude seria uma politica interna da empresa, podendo a ser descontado até o valor total do convenio;

Um conselho, procure saber qual convenção coletiva encaixa-se na sua empresa.

Você consegue saber disso atraves de sindicato, caso sua empresa não se enquadre a nenhum sindicato, faça as coisa embasado pela CLT.

Espero ter ajudado.

Camila Melo
Bruna Rodrigues

Bruna Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 17:53

Olá, um funcinário tem HE fixa todo mês em sua folha de pagamento, e foi feito um adiantamento de salário a ele este mês, gostaria de saber se posso fazer o desconto mês que vem somando o salário mais estas horas para calcular os 40% de desconto que é o limite????

grata

"Ninguem é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar".
Eva Cristina

Eva Cristina

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Quinta-Feira | 10 junho 2010 | 16:36

Bruna Rodrigues
Na minha opinião não, pois deverá efetuar o desconto dentro do mes, por que se refere à adiantamento. Com relação a somar horas extras para calculo de adiantamento, sempre fiz com base no salario base.
Mas isso é minha opinião, espere a postagem de outros colegas.

Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2012 | 17:19

Wellma, boa tarde!

Primeiro lugar, o funcionário em questão recebe quebra de caixa mensalmente? Pq até pra vc descontar tem um limite que é o que vc paga pra ele mensalmente, pq caso ele for registrado tem que receber esse provento todo mes para um eventual desconto.

Você tem que se atentar também a convenção coletiva da categoria da sua empresa, se a mesma permite tal desconto.

Espero ter ajudado.

Att.

Camila Melo
Janice Macedo

Janice Macedo

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 14:18

Boa tarde!
Podem me informar qual o limite máximo que pode ser feito de descontos na folha mensal do empregado?
Se o funcionário ganha R$ 700,00 e tem adiant. salarial de 200,00, descontos de telefone 50,00, descontos de farmácia 70,00 e outros.... posso descontar tudo, deixando o saldo zerado ou preciso respeitar algum %?
Janice

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 20:24

Oswaldo, se o plano de todos eles é o mesmo, não vejo problema de que todos tenham descontado um mesmo valor, independente do valor do salário de cada.

Contudo, tal previsão deve estar presente no Termo de Adesão ao Plano, pois o empregado não é obrigado a receber o benefício. E neste termo devem estar previstas todas as possibilidades para uso, suspensão, perda de direito e cancelamento.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.