x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.080

acessos 625.956

Cadastro de NIS enviando arquivo pelo conectividade social i

Marco Manhães

Marco Manhães

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 9 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 14:14

Olá Pessoal,
também estou na luta com o cadastro do NIS em lote e tenho algumas dúvidas que talvez possam me auxiliar:

1 - Existe um validador que vcs conheçam para que eu possa utilizar antes de enviar o arquivo para a caixa?
2 - Alguém já obteve êxito ao enviar um arquivo de NIS em lote com vários funcionários?
3 - Qual o prazo para que as empresas se adequem ao novo padrão do NIS?

Sou Analista de Sistemas e estamos desenvolvendo o relatório porém ainda existem muitas dúvidas quanto a esse layout.

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 14:51

Marco Magalhaes e Rinaldo boa tarde...

Marco:
Validador mesmo,não, mas pode tentar em duas etapas: 1: na hora de enviar (se passar tem 10% de chance de sucesso)..2: O Retorno o dirá.
Lote com Vários funcionários, sim... nas postagens anteriores têm dois colegas que o fizeram: um moço e uma moça (não lembro).
Prazo: na pagina 13 desta discussão, tem o trecho:
=========================================================================================
r.e.l.e.m.b.r.a.n.d.o....(transcrito da CEF):

Prezados Empregadores,

Informamos que foi publicada, em 03/07/2014, a Circular CAIXA nº 659, de 1º de julho de 2014, que trata das mudanças no Cadastramento dos trabalhadores no Cadastro NIS. Ressaltamos, conforme já informado na mensagem anterior, que, a partir do dia 31/10/2014, o cadastramento dos trabalhadores será efetuado somente pela internet ou pela nova forma de Cadastramento dos trabalhadores em lote no Cadastro NIS, pelo Conectividade Social.

As instruções para o cadastramento de trabalhadores no Cadastro NIS estão inseridas no endereço: http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/index.asp

Prepare-se para essa mudança, antecipe sua migração para os novos canais.

Atenciosamente

CAIXA ECONOMICA FEDERAL
=========================================================================================

Rinaldo:
1: Sim..entendo aqui que se trata de uma dúvida de letras...NIS.. .PIS. ..NIT... !?!?
2: Tenho usado sem problemas atualmente, no passado houveram problemas por conta da implantação: o ministério do trabalho não passava a informação para a cef (acho eu)...
Atualmente: Gero o arquivo nis para cada colaborador, quando não vem a cópia do pis(documento da caixa), até mesmo quando vem na CTPS eu envio, se vier novo PIS eu o uso, no futuro tudo se resolve...

Sineir Marcos®
Marco Manhães

Marco Manhães

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 9 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 16:17

Sineir Marcos

Agradeço a resposta,
mas tenho uma opinião sobre todo esse assunto,
absurdo ter que aderir à um novo padrão mesmo quando nem mesmo eles terminaram de implementar os requisitos necessário do layout,
nosso layout foi implementado em agosto de 2013 e já não serve mais para nada
serão necessárias muitas horas de trabalho para adequar ao que o governo impõe
nem mesmo um validador para conferência do arquivo

Augusto Canavelo

Augusto Canavelo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 16:50

Rinaldo Ponhozi, Boa tarde.


Ainda existem trabalhadores que não foram cadastrados no PIS?
R - Sim pois nem todas as pessoas conseguem emprego logo,e tem empresa que não cria o pis do funcionário. ou quando cria, cria errado entre outros fatores que algumas empresas ainda trabalham.


Aquele número que consta na CTPS como sendo PIS não é válido?

Depende de onde seja, pois tem estado que quando você faz uma CTPS eles geram um numero de NIT e não PIS. Natal e Alagoas fazem isso mesmo.
Mais sempre que você pegar um numero na carteira você liga para o 0800 da caixa opção 1 > 3 .
Informa alguns dados e ela te dirá se é PIS ou NIT.
Pelo menos é assim que eu faço aqui na empresa.
Caso alguém tenha outra maneira me avisa.


MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 9 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 16:55

Estou com o mesmo problema!

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 18:05

Marco, blz.....

Existem umas propagandas que são para nos "ensinar" a nos conformar: "EU SOU brasileiro E NÃO DESISTO NUNCA" .....

O governo só faz isso, nosso país não tem uma isonomia tecnológica, nos diferentes estados, municípios, etc...

Mas dê uma olhada em https://www.sineir.com.br/gera_nis.php para analisar o layout gerado. Uma pré-validação em https://www.sineir.com.br/valida_nis.php
este último, mesmo não servindo para a estrutura completa, é uma mão na roda para "ver" com os olhos o que passa batido...

POSSIVEL DIVERGÊNCIA NIT PIS NIS

Senhores, eu tenho feito, e com sucesso, assim: Quando pego um colaborador com a carteira nova(tipo passaporte) envio o arquivo (como o do meu site), e pego o retorno para confirmar e pronto. Se vier diferente uso o do 'retorno'.
O faço sem medo, problemas, se ocorrerem acertamos (lógico estou em uma Capital)..
Não esquecer dos pseudos 'PIS' -> Bolsa Família, rsrsrs... que carece conversão.... ufff...

Sineir Marcos®
Jesuel Laureano

Jesuel Laureano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 07:52

Novidade no cadastramento do NIS

A Caixa Econômica Federal divulgou um comunicado sobre o Conectividade Social ao comunicado aos empregadores, certificados no CNS – ICP e no CNS – AR.

Segue na íntegra:

"Prezados Empregadores,

Informamos que foi publicada, em 03/07/2014, a Circular CAIXA nº 659, de 1º de julho de 2014, que trata das mudanças no Cadastramento dos trabalhadores no Cadastro NIS. Ressaltamos, conforme já informado na mensagem anterior, que, a partir do dia 31/10/2014, o cadastramento dos trabalhadores será efetuado somente pela internet ou pela nova forma de Cadastramento dos trabalhadores em lote no Cadastro NIS, pelo Conectividade Social.

As instruções para o cadastramento de trabalhadores no Cadastro NIS estão inseridas no endereço: http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/index.asp

Prepare-se para essa mudança, antecipe sua migração para os novos canais.

Atenciosamente
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Atenciosamente

Jesuel

Tiogo Onofre

Tiogo Onofre

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 10:35

Bom dia Sineir.
Se for possível tem como você me enviar o seu gerador via e-mail, pois o que eu acesso aqui no site eu não consigo abrir.
Se possível também, me envie uma breve instrução de como utiliza-lo.


Desde já agradeço.
Obrigado.

Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 11:29

Bom dia Vania!

Na versão 9 do Layout que tenho aqui, aparecem os dois códigos que você citou da seguinte forma:

1308 - Registro com erro impeditivo. Verifique os código de retorno dos campos.
1371 - Conteúdo do campo inválido.

Porém estes códigos "sumiram" na versão 12, a última que tenho. Notei também a falta do código 1307, que na versão 9 significa "Operação realizada com sucesso", ou seja, aparentemente não existe mais código de retorno para quando está tudo certo, embora os arquivos continuem retornando o código 1307 como antes.

Como se não bastassem estes problemas, nos testes que estou realizando, estou recebendo diferentes códigos de retorno para as mesmas informações dos funcionários; as vezes volta sem problemas, as vezes dá erro no CPF, as vezes na data de admissão, sendo que todas as informações dos funcionários, são exatamente as mesmas. A impressão que tenho, é que tanto o layout, quanto o programa de validação da Caixa estão inacabados.

Se alguém já passou por estes problemas, conseguiu resolver, e puder me ajudar, ficarei muito grato.

Danúbio Viana Nogueira.
Ivan Manoel da Silva Filho

Ivan Manoel da Silva Filho

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 10:24

Bom dia.

Estou com problemas para enviar o arquivo de remessa, a CAIXA está me retornando o arquivo com o seguinte código de erro:

1305 - Quantidade de registros com erro, referente ao campo 0912.

Minha dúvida seria, o que deve ser emitido no campo 0912 - Total de Registros Físicos do Lote?

William Oliveira

William Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 10:40

Bom dia Ivan Manoel da Silva Filho

O campo 0912 nada mais é do que a quantidade de registros físicos do arquivo, ou seja, cada registro físico é uma linha.
Resumindo... deve informar a quantidade de linhas que possui no arquivo.

Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 10:43

Bom dia Ivan!

O campo 0912 do registro do tipo 98 deve ser preenchido com o número total de linhas do lote. Além disso, apesar de não haver nada documentado no layout, o campo deve ser formatado de maneira a preencher a quantidade total de dígitos disponíveis no campo, por exemplo, se o lote tiver 38 linhas, o conteúdo do campo deve ser preenchido como 000000038.

O mesmo se aplica ao campo 0912 do registro 99, só que o valor aqui é a quantidade total de linhas do arquivo inteiro.

Danúbio Viana Nogueira.
Ivan Manoel da Silva Filho

Ivan Manoel da Silva Filho

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 11:29

Bom dia Danúbio Viana Nogueira.

A questão dos zeros a esquerda eu entendo, mas por exemplo assim:

Header Parcial: 2 linhas
Registros de detalhe: 17 linhas
Outro Registro de detalhe: 10 linhas
Trailer Parcial: 3 linhas

O campo 0912 do meu Trailer parcial teria entao 000000032?

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 11:50

Bom dia....
O campo 0912 no registro 98 é o total deste lote especifico, parcial para cada header+detalhe+trailer parciais.
O campo 0912 no registro 99 será o total do arquivo.

Sineir Marcos®
Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 13:51

Boa tarde William!

Eu uso as duas versões. Dou preferência à v12, mas há determinadas informações que "sumiram" na v12, como por exemplo alguns códigos de retorno (1307-Operação realizada com sucesso, entre outros), e até mesmo o campo 0386 sequencial 01 (Detalhamento da nacionalidade) está faltando na v12. Mas também já recebi códigos de retorno que não se encontram em nenhuma das versões, e embora o layout v12 fale de erros estruturais para estes casos, não consegui identificar nenhum erro estrutural no arquivo.

Danúbio Viana Nogueira.
LUCIANE SAUER

Luciane Sauer

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 13:58

Alguém teria um modelo do arquivo de retorno do cadastro do NIS? No que verifiquei, diz que ele é idêntico ao arquivo de envio, só traz os campos de PIS/NIS preenchido...se alguem puder me passar um modelo, ficaria muito grata.
Obrigada.

LUCIANE SAUER

Luciane Sauer

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 14:17

Augusto, boa tarde.

Obrigada, mas este eu já usei, eu queria mesmo um arquivo já gerado, que foi enviado a CEF e veio o retorno, eu só preciso do retorno da caixa, quero ver como ele fica....poderia ser com um empregado só...é mais uma curiosidade mesmo....

Se alguém puder me passar um arquivo de retorno, ficaria muito grata.



Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 08:22

Bom dia Paloma!

Apesar das dificuldades em compreender os códigos de retorno (espero que melhore agora com a versão 13 do layout), já consegui enviar e receber corretamente arquivos tanto na estrutura simplificada, quanto na completa.

Se quiser fazer um teste, há um gerador de arquivos feito pelo colega Sineir Marcos que funciona muito bem:
link para o gerador -> http://www.sineir.com.br/gera_nis.php

Se tiver dúvidas, o pessoal aqui do fórum está ajudando bastante a compreender a geração do arquivo (estão ajudando mais que o pessoal da Caixa).

Danúbio Viana Nogueira.
Página 14 de 70

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.