x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.080

acessos 626.153

Cadastro de NIS enviando arquivo pelo conectividade social i

Daniele Ventorim

Daniele Ventorim

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 16:30

Boa tarde

Estou começando a ver sobre o novo cadastramento de NIS que será em lote e pela internet conforme Circular da Caixa.
Me surgiu uma dúvida:
1 - Tanto para envio em lote ou on-line será necessário que a empresa possua certificado digital?
2 - Para ser feito através do certificado do contador, a empresa precisa ter um certificado para fazer a outorga para o contador?

Peço por gentiliza a ajuda de vocês, pois sou nova na área e o prazo para cadastramento de NIS diretamente na Caixa se esgota em 31/10/2014.

Daniele Ventorim
Thalita Cardoso

Thalita Cardoso

Prata DIVISÃO 5
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 16:45

Boa tarde, e no caso para eu consultar se um pessoa já possui número de NIS (no caso de primeira assinatura na CTPS) ,
como deverei proceder?

Há mais felicidade em dar do que receber!
SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 11:00

Bom dia.
Daniele:
1-Para envio do arquivo via conectividade social precisa de certificado. Para online não (ficus_e).
2-Sim tem que ter, pois na CEF não há a possibilidade de se outorgar procuração sem o uso do Certificado, diferente da RFB.

Thalita:
Gere o arquivo NIS em qualquer situação, mas com muita disciplina no dados(cpf,mae,pai,nasc,etc). Aí voce terá a confirmação ou a inclusão, não tem erro.
Ps: Faço assim, exceto para funcionarios que recebo a copia do CARTÃO DO PIS e o nome não está divergente com o CPF (casamento,divorcio,etc).

Sineir Marcos®
Raquel Queiroz

Raquel Queiroz

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 11:19

Thalita Gouvêa , Para consultar nº do Pis você pode consultar pelo site da previdência social...na aba inscrisão na previdencia.
Já estou usando o cadastro em lote pelo ICP. estou conseguindo tanto cadastrar quanto consultar, mas todas as empresas que assessoramos possuem certificado digital.

Trabalhando com amor, o nosso esforço é recompensado.
SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 14:42

Ursula, veja a MP.
Para estrangeiro de fato, faça assim:
Codigo Nacionalidade: 0062 (haiti)
Detalhamento: 0
Gere o arquivo, e na linha 11 substitua 0 por 1 (em negrito abaixo)
e os 7 numeros (cod.municipio nasc.IBGE) deixe em branco no preenchimento..... .... / na edição do arquivo coloque a de chegada (8 digitos xxxxxxxx) aí de um "end" no teclado retorne um caracter para a esquerda (alinhar)..

OcultoOcultoOculto00200403900000XXXXXXXx

faça um e me mande que te mostro !
ficará assim !

Aí envia alguns, e esperamos..!!!

Sineir Marcos®
SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 16:34

Ursula, o que pode dar errado é a sequencia da informação, mas aí a gente troca ...
ao invés de
OcultoOcultoOcultoOcultoOculto
OcultoOcultoOcultoOculto000colaborador
OcultoOcultoOcultoOculto000mae
OcultoOcultoOcultoOculto0000062
OcultoOcultoOcultoOculto1000

seria assim...(recortar a linha e colar após o detalhamento "0386-01' e renumerar as linhas).

OcultoOcultoOcultoOculto000colaborador
OcultoOcultoOcultoOculto000mae
OcultoOcultoOcultoOculto0000062
OcultoOcultoOcultoOculto1000
OcultoOcultoOcultoOcultoOculto

Aguarde até amanha....

Sineir Marcos®
Raquel Queiroz

Raquel Queiroz

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 17:05

Já utilizei este novo serviço oferecido pela caixa o arquivo gerado para envio é deste tipo : MIC.ISO.E.1491438.E00001D140916.V00.
O nosso sistema de folha gera e eu envio normalmente como o arquivo GFIP. Depois ele sai o protocolo de envio e Somente no dia seguinte vem o arquivo de retorno chamado: "RETORNO NIS".

Trabalhando com amor, o nosso esforço é recompensado.
Augusto Canavelo

Augusto Canavelo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 08:54

Raquel Queiroz



Bom dia.


Desculpe o incomodo, tem como você me dizer qual o seu sistema ?
Pois passei para o meu desde o dia 28/05/2014 e a unica resposta que eu recebo é que está em analises.




Úrsula Kaara

Úrsula Kaara

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 09:27

Bom dia Sineir!

O Retorno foi POSITIVO, conseguir fazer o cadastro e recebi a numeração do NIS do colaborador estrangeiro.

Muito agradecida, por mais uma vez ter cedido um pouco do seu tempo em me ajudar!!

Caso precise de algo, estou sempre a disposição.

Bom trabalho a nós!

Úrsula Kaara

Adriana Lima

Adriana Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 09:36

Bom dia,

Fiz esse envio e já recebi meu arquivo, gostaria que me mandassem um exemplo onde esteja o número do PIS. Não consegui localizar.

Obrigada

Adriana Lima- Contadora
Augusto Canavelo

Augusto Canavelo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 10:25

Adriana Silva



De nada, estamos aqui para nos ajudarmos, esse forum aqui esta de parabéns pois sempre consigo resolver alguns problemas que encontro pelo caminho.



O silencio as vezes é a melhor ferramenta.

Chico Xavier

Maycon Rocha Lima

Maycon Rocha Lima

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 12:12

Bom dia,

estou com uma dúvida, preciso gerar um número de PIS par uma funcionária nova de um cliente, porém este cliente está passando por um processo de alteração de MEI para EMPRESÁRIO INDIVIDUAL, e o mesmo não possui o certificado digital, será que posso gerar o número de PIS com o certificado do escritório e depois utiliza-lo para o registro da nova funcionária na empresa do meu cliente?

Grato;

Maycon Rocha Lima
Contador




PRISCILA ALQUIMEDICI

Priscila Alquimedici

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2014 | 09:27

Bom dia

Está disponível para os empregadores o serviço de cadastramento do Número de Identificação do Trabalhador NIS (mesmo número do PIS) pela Internet.

Com o cadastramento do NIS por meio da Internet, o número é obtido on-line .

Vantagens para o empregador

Agilidade no recolhimento do FGTS e Contribuição Previdenciária;

Correção no preenchimento da GFIP e RAIS, dentre outros;

Comodidade, por conta da eliminação da necessidade de ir até uma agência da CAIXA para entrega do Documento de Cadastramento do Trabalhador DCT.

Requisito para uso do serviço

Para acessar o serviço de Cadastramento On-line , é necessário que o interessado possua Certificado Digital no padrão ICP-Brasil - Infraestrutura de Chaves Públicas, que pode ser adquirido em agências da CAIXA ou em outras unidades certificadoras.

Em qualquer caso, é necessário que esse certificado contenha a informação do NIS do titular ou do representante (no caso de certificado Pessoa Jurídica).

Quem pode fazer o cadastramento do trabalhador?

Qualquer pessoa (funcionários do departamento de Recursos Humanos, contadores, empregados de escritórios de contabilidade que prestam serviços para a empresa) devidamente autorizada pelo representante legal da empresa, que tenha sido cadastrada em uma agência da CAIXA para essa finalidade.

Como funciona?

Para realizar o cadastramento ou localizar o NIS do trabalhador na Internet, a empresa deve seguir os seguintes passos:

1º Escolher a pessoa que deseja autorizar para enviar, em nome da empresa, as informações do trabalhador.

2º Providenciar para ela a Certificação Digital no padrão ICP Brasil.


Atenção: a certificação deverá conter, obrigatoriamente, o número do NIS do titular ou do representante da PJ.


3º Cadastrar essa pessoa em uma agência da CAIXA, para acessar o aplicativo em seu nome.

4º O empregado autorizado pela empresa deve acessar o aplicativo no site da CAIXA, aba Empresas, opção Cadastramento NIS, identificar-se por meio do Certificado Digital e informar os dados do trabalhador. O número do NIS do trabalhador será informado imediatamente após o envio.

Priscila R.Silva
Página 15 de 70

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.