x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.080

acessos 625.956

Cadastro de NIS enviando arquivo pelo conectividade social i

ROGÉRIO  NETO

Rogério Neto

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 17:14

Prezados(as), boa tarde!

Preciso cadastrar um PIS, primeiro emprego. Pois bem, Qual caminho, e procedimentos a seguir? Alguém
pode por favor me passar???

Aguardo devolutiva,

Obrigado

Rogério

Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 17:33

Rogério Neto

Seu sistema da folha de pagamento ja está pronto para gerar o arquivo de envio do pis?
Vai gerar um arquivo com o seguinte nome: CADASTRONIS.D150205.S01

Caso seu sistema não esteja preparado pra isso, vai ter que usar o sistema que nosso amigo Sineir desenvolveu, está anexo aqui no forun!
Depois de gerar esse arquivo vai enviar pela conectividade social!
Vai dando uma lida nas paginas anteriores que tem tudo o que precisa!

Rodrigo Ricardo

Rodrigo Ricardo

Prata DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 18:22

Patricia tente os seguintes passos indicados no link abaixo.
clique aqui

Senão resolver tente os passos seguintes:
outra opção pelo internet Explorer-

no menu Ajuda > sobre > desmarque a caixinha: instalar novas versões automaticamente

no menu Ferramentas > configurações de modo de compatibilidade, digite caixa.gov.br e adicionar.

reinicie o navegador, sempre antes de acessar, vá no menu Segurança > excluir histórico de navegação e marque as opções Arquivos temporários de internet, cookies e histórico.

vai lá no JAVA atualizado e no nível de segurança vai estar no nível alto, dai coloque no médio.

"O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios."
ADRIANA DE OLIVEIRA LIMA

Adriana de Oliveira Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 19:26

cassio garcia, estou tendo dificuldades para fazer o cadastro do, pis. ..e lendo aqui pelo forum vi o sistema que o sineir desenvolveu...fiz todo o preenchimento e gerei o arquivo...mas ainda estou com dificuldades... nÃo sei como fazer para enviar pelo conectividade social aquele arquivo que gerei pelo sistema do sineir, nÃo consegui salvar . poderia me ajudar descrevendo passo a passo por gentileza. desde jÁ agradeco a ajuda.

SANDRA CARVALHO PEREIRA

Sandra Carvalho Pereira

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 20:27

Boa noite pessoal, to com um problema ref a um funcionario que é registrado em Cei, o empregador tem o certificado digital, porem o arquivo não retorna.. ja fiz 2 vezes o envio do mesmo, aí que liguei no 0800 da Cef e fui descobrir pelo atendente que quando é Cei, não da pra fazer o cadastro do Nis pela internet, isso procede ? Enfim, fiz o cadastro pessoalmente atraves do Dcn, na quinta passada e até agora nada do pis! o fgts desta pessoa ja está atrasado..

Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 12 fevereiro 2015 | 22:06

Sandra a única forma que encontrei de fazer é usando um cartão de CNPJ, faça o cadastro em alguma empresa que tenha e depois vc registra na empresa desejada!
att


Adriana de Oliveira Lima

Bom dia Adriana!!!

Depois que gerou a arquivo, deve salvar em uma pasta, o arquivo fica com o nome assim: CADASTRONIS.D150205.S01!
É um arquivo no formato txt, até aqui deu certo?

att

HEBERT OTAVIO

Hebert Otavio

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 13 fevereiro 2015 | 11:30

Sandra Sandra Carvalho Pereira

Voce disse que deu entrada via DCN na agencia da caixa. O atendente recebeu e protocolou a DCN? Será que não tem ninguém lá na agencia no setor do FGTS que consiga dar um retorno para você se aquela DCN foi acatada. Porque as vezes o documento foi "rejeitado" e está lá parado na gaveta de alguém só por desinteresse mesmo, uma vez que eles sabem que existe esse novo método.


Pessoal, dei uma pesquisada com os colegas do DP e na CAIXA e levantei que o "primeiro emprego" do trabalhador vai ficar registrado aquele que foi solicitado o NIS. Para informações sociais e o futuro benefício do PIS depois de cinco anos de cadastro este primeiro emprego é que será considerado. Só que realmente Sefip+recolhimento, Caged e Rais serão os fatores que determinaram o vinculo com um CNPJ e seus recolhimentos. Não sei se o sistema da CAIXA em algum momento fará esse cruzamento entre a Empresa cadastrada como "primeiro emprego" e a empresa que fez os recolhimentos para aquele NIS.

De qualquer forma... soube que existe a possibilidade de enviar um arquivo lote "Retificador" para corrigir informações de um NIS que já foi recebido com sucesso. Esse arquivo lote deve ser gerados com todas as informações anteriores + a modificação que deseja fazer. Só que tudo isso é na TEORIA pois não fiz nenhum desses ainda.

Entenda seu arquivo Retorno_NIS.txt no validador leigonis.contabilidademesquita.com.br
Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 13 fevereiro 2015 | 13:26

Hebert Otavio,

Também acho preocupante essa situação de enviar um funcionário de uma empresa num arquivo de outra empresa. Embora no arquivo haja a possibilidade de informar um CNPJ do responsável pelo envio do arquivo (o mesmo CNPJ do certificado que está transmitindo o arquivo), diferente do CNPJ do vínculo do funcionário (este CNPJ é o da empresa na qual o funcionário realmente foi contratado), os escritórios de contabilidade e as empresas, devem se atentar ao fato de que o envio de arquivo através de um certificado digital, tem o efeito legal de uma assinatura digital, ou seja, a mesma validade da assinatura com firma reconhecida num papel. Ao menos foi isso que eu entendi quando li a respeito da ICP-Brasil, na qual é baseada o novo conectividade social. Seria como se eu entregasse minha senha e cartão de banco à alguém, se este alguém fizer alguma coisa indevida, não tenho como alegar que não sou responsável por isto.

Danúbio Viana Nogueira.
Giovanni Ferreira

Giovanni Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 12:38

Boa tarde pessoal.

Pessoal, to com um problema! Gostaria que alguém me ajudasse sobre quais documentos são necessários anexar no Ficus/E, já levei na caixa 2 vias do Ficus/E preenchida, a folha de politica de acesso preenchida, procuração, copia do contrato social do meu cliente. O funcionário Caixa me informou que os documentos estão errados e que pode não dar certos, pois preciso levar copias dos documentos do responsável da entidade e do usuário externo, e falou que tenho que ir ao cartório com o sócio no contrato social para que seja feita uma procuração publica, com um custo de + ou - R$ 400,00. por gentileza, essas informações procedem? podem me enviar um modelo de procuração que vocês estão levando até a CEF.

No aguardo de um auxilio, pois preciso resolver isso urgente.

At,

Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 15:07

Danúbio Viana Nogueira

Entendo sua preocupação, mas preciso registrar os funcionários e não encontrei outra forma, e também não vi ainda ninguém que tivesse conseguido o Pis na inscrição CEI.
Se você ou alguém descobrir, por favor nos informe, estamos todos na mesma situação!
att

Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 15:15

Cassio Garcia,

O suporte da Caixa me passou a orientação de que esta nova forma de cadastro do PIS é destinada apenas às empresas cadastradas no CNPJ, as empresas não cadastradas têm que continuar usando as formas antigas.

Danúbio Viana Nogueira.
Thalita Tavares Machado

Thalita Tavares Machado

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 15:22

Oi Giovanni, os documentos que eu levo para CAIXA são os seguintes:

1 via da FICUS, já que na minha cidade eles não protocolam a minha via, sendo que a assinatura do sócio e do usuario externo tem que ser reconhecida em cartório;
Cópia autenticada do documento do sócio responsável e do usuario externo que consta na FICUS;
Copia simples do contrato social e ultima alteração contratual, mas levo junto a original, pois eles batem um carimbo "confere com original" nas minhas cópias.

Apresentando esses documentos sempre deu certo.


Oi Cássio, os funcionários vinculados a CEI ou CPF continuam sendo cadastrados pelo formulário.
Tive uma situação dessa, peguei uma senha para o setor de FGTS, ao apresentar o formulário para o atendente, o mesmo não olhou e falou que tinha que cadastrar pelo meio virtual, expliquei para ele que era um funcionário CEI, ai com mais calma ele olhou o formulário e fez a solicitação, recebi o numero na hora.
Muitas vezes os próprios atendentes da CAIXA são despreparados para as mudanças, é importante bater o pé com eles e explicar cada situação.

ANDERSON RODRIGO

Anderson Rodrigo

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 15:41

Boa Tarde Sr. Danúbio Viana Nogueira e Sr. Cassio Garcia,

Você tem certificado E-CNPJ do Escritório de Contabilidade e o E-CPF com o CEI Vinculado do seu cliente ?

Aqui temos o E-CNPJ do Escritório.
Então acessamos o site da CAIXA com o Certificado Digital do CEI e fazemos a procuração para o CNPJ do Escritório.
E através do Site criado pelo Sr. SINEIR, enviamos o arquivo com os dados do CEI, só que enviado pelo CNPJ do ESCRITÓRIO.

Com os campos do gerador do NIS do Sr. SINEIR assim:

CNPJ:do Empregador ou Procurador - colocamos o CNPJ do Escritório de CONTABILIDADE
Razao Social:do Empregador ou Procurador - colocamos o nome do Escritório, sem ponto e sem traço e sem acentuação.
CNPJ:Vinculo - aqui é o lugar que colocamos o número do CEI

Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 16:04

Anderson Rodrigo,

Este procedimento realmente funciona. Perguntei para o suporte da CEF se havia este tipo de verificação no Conectividade Social ICP, e me foi informado que a única verificação é se o CNPJ do responsável é igual ao do certificado. No caso do certificado ser o do próprio escritório não vejo tanto problema, porém já ouvi falar em casos onde o escritório também não possui o e-CNPJ, e acaba usando o e-CNPJ de um cliente "A" para enviar informações de um cliente "B". A preocupação neste caso é que as informações enviadas foram "assinadas" pelo cliente "A". Estas informações são apenas informações cadastrais, e também é possível de serem corrigidas, mas o cliente "A" tem que ter plena confiança no escritório, pois o escritório está usando a assinatura dele para enviar informações que não são dele. Entendo que a relação entre o escritório e o cliente já deve ser de confiança, e que a própria entrega do certificado ao escritório já é indicativo disto, mas ainda assim, acho a situação um tanto inapropriada.

Danúbio Viana Nogueira.
Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 16:13

Danúbio Viana Nogueira

Não é o meu caso, pois todas as propriedades são dos donos da empresa, uso o CNPJ para enviar os dados, onde, o colaborador será registrado em uma dos propriedades dos sócios da empresa!

Thalita Tavares Machado

Agora sim uma informação importante Thalita, tenho um Pis para cadastrar e vou enviar amanhã mesmo pra conferir isso!!

Obrigado!!

Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 20 fevereiro 2015 | 07:34

Cassio Garcia,

Mesmo nestes casos que eu citei, não digo que seja algo completamente errado, mas acho que seja algo à que se deva estar atento, e ciente, caso venha a ocorrer futuros embaraços.

Danúbio Viana Nogueira.
Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 fevereiro 2015 | 08:54

Bom dia Priscila Volante,

Para ajudar a visualizar o número do PIS no arquivo de retorno, você pode utilizar a ferramenta disponibilizada pelo colega Sineir. O Endereço é o seguinte:

http://www.sineir.com.br/valida_nis.php

Depois que você selecionar o arquivo e enviar, o número do PIS deve aparecer na coluna NIS Ativo. Também é possível visualizar possíveis códigos de erros na coluna Cod.Retorno.

Danúbio Viana Nogueira.
DAIANE MATOS BRITO

Daiane Matos Brito

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 26 fevereiro 2015 | 14:39

Boa tarde a todos !

Estou tentando fazer o cadastramento do NIS mas não está dando certo. já havia feito uma cadastro e deu tudo certo, mas quando tive o retorno do NIS ele veio zerado , e com os códigos 1308 e 1371.

alguém pode me ajudar ? Pois não sei como identificar o erro .

Att.

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 26 fevereiro 2015 | 16:10

Cassio o erro 1371 é genérico, significa "conteúdo do campo inválido". Aí identificamos a linha e o campo e verificamos as criticas pertinentes (conf. manual: Verificar as críticas do sistema para o campo onde a mensagem foi apresentada. Anexo I e III.).

Sineir Marcos®
HEBERT OTAVIO

Hebert Otavio

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 10:54

Daiane Matos Brito

Olá Daiane,

caso queira fazer um teste, faça o upload do seu arquivo retorno para nosso serviço web em leigonis.contabilidademesquita.com.br

Talvez o sisteminha que desenvolvemos possa ajudar de alguma forma a entender em qual campo está o erro.

Se for o que o colega Cassio disse, se trata do "Responsavel pelo preenchimento" no caso o cpf do contador do teu escritório ou algo assim.

Mas, assim como disse o colega Sineir, primeiro precisamos saber em que linha aconteceram aqueles erros.

Caso nao consiga se achar lá no sistema por favor me encaminhe um email. Consta no rodapé do site.

Att


Entenda seu arquivo Retorno_NIS.txt no validador leigonis.contabilidademesquita.com.br
Página 50 de 70

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.