x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.080

acessos 625.956

Cadastro de NIS enviando arquivo pelo conectividade social i

HEBERT OTAVIO

Hebert Otavio

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 março 2015 | 17:17

Thais

Quem poderia responder se seu arquivo é o completo ou o simplificado é o pessoal do suporte da Datasul.

Mas se voce não quiser esperar utilize o gerador do colega Sineir. Lá voce terá que digitar todos os dados desse trabalhador, mas ao mesmo tempo é certeza que sairá um arquivo lote simplificado. Daí voce envia para a CAIXA e o retorno pode ser analisado no próprio validador do Sineir ou no LeigoNis daí é com voce.


Renata M. D. da Silva

É uma satisfação e prazer ser útil. Com 8 anos meu pai pregou um ensinamento na minha cabeça que não consegui desaprender até agora: quem não vive para servir, não serve para viver.


Att

Entenda seu arquivo Retorno_NIS.txt no validador leigonis.contabilidademesquita.com.br
Fernando Procopio

Fernando Procopio

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 08:18

Pessoal, bom dia.

Estou com um problema, preciso cadastrar um estrangeiro e estou recebendo um erro como retorno (cód 1297).

Eu já havia cadastrado estrangeiros antes (incluindo a data de chegada ao Brasil e tudo mais como foi dito aqui faz tempo), o que estou fazendo de errado para receber o retorno com esse erro?

Obrigado!

Att,
Fernando Procopio.

Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 08:36

Bom dia Fernando Procopio,

No erro 1297, o layout diz apenas que é preenchimento inválido. Tente ver em qual campo especificamente este erro aparece. Os erros aparecem numa estrutura hierárquica, onde os campos de maior hierarquia repetem os códigos de erros dos campos de menor hierarquia, por exemplo, se o erro for no detalhamento da nacionalidade (0386-01), provavelmente o erro se repetirá na nacionalidade (0386-00) e no tipo de operação (0902-00). Tente ver há algo de anormal no campo mais específico em que o erro ocorre.

Danúbio Viana Nogueira.
Fernando Procopio

Fernando Procopio

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 10:57

Danúbio,

Esse erro é informado no campo da data de chegada dele ao Brasil e no código de nacionalidade (ele é de Guiné-Bissau, estou mandando como código 0050 de outros).

Att,
Fernando Procopio.

Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 11:15

Fernando Procopio,

O código para Guiné-Bissau é 0344. O código 50 no layout é reservado para uso exclusivo da RAIS, porém, os códigos dos países do cadastro NIS não batem com os códigos de nacionalidade da RAIS, tem que olhar na tabela do anexo II do layout para saber qual é o código de cada país.

Danúbio Viana Nogueira.
Thais

Thais

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 16:52

Boa tarde,
Hebert,

Muito obrigada pela sua ajuda, consegui cadastrar o NIS graças a você e ao programa do Sineir.
O nosso layout do Datasul realmente esta com erro na estrutura e tivemos que abrir chamado, o que irá demorar com certeza.

Desejo a todos uma ótima semana!!!

MILENA MARTINEZ

Milena Martinez

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 08:58

Pessoal, bom dia!
Desde semana passada estou tentando enviar um cadastro do pis pelo ICP.
Porem fiz um envio dia 17/03 e não obtive retorno.
Ontem porém, entrei em contato com o 0800 da caixa e eles me falaram pra enviar novamente.
E até agora nada.
Não sei o que está de errado.
Alguém poderia me dar uma luz.

Obrigada.
Milena

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 09:13

Bom dia,

Enviei o cadastro de NIS e a Caixa me devolveu o mesmo arquivo que enviei kkkkkk tem que fazer algo?? quando tento enviar arquivo PIS só da CNPJ invalido. Fazer tudo pela internet é bom mais as vezes queima nossos neurônios kkkkk

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 09:34

Fernando Procopio,

Que bom que deu certo, fico feliz em ter ajudado.




Jorge Fernando,

O arquivo de retorno é mesmo igual ao que você envia, a diferença é que no final das linhas, estarão preenchidos os códigos de retorno, e os números do PIS, caso tudo tenha dado certo. Se você utilizar o validador do Sineir, você conseguirá visualizar os números de PIS, e códigos de retorno no arquivo.

Endereço do validador: http://www.sineir.com.br/valida_nis.php
(Vai aparecer um link escrito "valida nis", clique nele)





Milena Martinez,

Infelizmente estes casos de "sumiço" de arquivos de retorno são comuns. Infelizmente a Caixa também não explica muito bem por que eles acontecem, nem resolve o problema. A única saída por enquanto é ir tentando até conseguir, e ir "brigando" com o suporte da Caixa para fazerem o sistema funcionar direito.

Danúbio Viana Nogueira.
Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 09:37

Danúbio eu fiz esse procedimento e inclusive o site manda por email, porem não apareceu nenhum numero de PIS, será que deu alguma coisa errada??

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
HEBERT OTAVIO

Hebert Otavio

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 10:26

Milena Martinez

O suporte da caixa uma vez me deu duas explicações para esses sumiços:

- Os arquivos sempre tem que ser gerados e transmitidos no mesmo dia. Não pode gerar hoje e transmitir amanha.

- Os arquivos gerados e enviados precisam de ordem determinada pelo final do arquivo: S01.txt, S02.txt, S03.txt
Voce não pode enviar primeiro o arquivo numero 03 gerado hoje e depois tentar enviar o arquivo 01. Ou enviar o 01 várias vezes também dá errado.


Assim, se isso é balela ou verdade eu não sei. Mas acho que vale a pena a tentativa.


Até

Entenda seu arquivo Retorno_NIS.txt no validador leigonis.contabilidademesquita.com.br
Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 10:43

Jorge Fernando,

Era o que eu ia te dizer, pois o código 1327 (Trailer Parcial sem correspondente Header Parcial) é um erro estrutural do arquivo, o que significa que é bem difícil de "consertar" manualmente.





Hebert Otavio,

Quando perguntei para o suporte da Caixa, me falaram que iriam verificar, mas até o momento não houve explicação, e como voltou a funcionar, também não insisti no assunto, mas é bom saber que existe alguma lógica por trás disso. Mas ainda assim, se o arquivo some, nós ficamos simplesmente sem ter a mínima ideia do que aconteceu.

Danúbio Viana Nogueira.
LIDIANE MIRANDA MORAIS

Lidiane Miranda Morais

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 10:55

Eu também estive com problemas esses dias.

Uma funcionaria admitida em 2009 ainda não tinha numero de PIS, e o contador anterior estava enviando as informações com o numero de NIT.

Tentei varias vezes enviar o arquivo de cadastro de PIS e não consegui, fui na CEF e eles não me deram uma solução.

Até que fui verificar novamente toda a documentação dela e descobri que o local de nascimento estava errado.

Enviei novamente o arquivo e no outro dia recebi o arquivo zerado, liguei no 0800 solicitando a numeração de PIS e eles me deram.

Sempre faço pelo site de Sineir, acho mais seguro. O sistema que utilizo está gerando os arquivos falhos.

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 11:05

Danúbio eu gerei ele novamente pelo site do Sineir e enviei novamente, vamos aguardar agora kkkk no meu sistema reparei no arquivo gerado que tem o CNPJ da empresa e do escritório, não entendi foi nada kkk

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Danúbio Viana Nogueira

Danúbio Viana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 11:20

Jorge Fernando,

O arquivo é complexo até para nós programadores.





Lidiane Miranda Morais,

O que mais atrapalha é esta falta de resposta, pois quando respondem qual é o erro, você vai lá e corrige, mas quando simplesmente dizem que está errado, ou não dizem nada, ficamos completamente perdidos.

Danúbio Viana Nogueira.
Vinicius

Vinicius

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 11:23

Pessoal, uma luz!

Estou cru no assunto, li e reli vários tópicos, mas mesmo assim não encontrei as respostas para as seguintes duvidas:

* Qual a diferença (na conictividade social ICP) da opção na caixa postal: "Envio de arquivo PIS" e "Envio de Arquivo Cadastro NIS"? Para o que é usado cada opção?

* Pelo que vi, para o cadastro do PIS do funcionário tenho duas opções: Cadastro pela conectividade ICP com certificado (sem necessidade de autorização prévia da caixa) e pelo formulário FICUS, é isso?

.
HEBERT OTAVIO

Hebert Otavio

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 14:39

Vinicius


Qual a diferença (na conictividade social ICP) da opção na caixa postal: "Envio de arquivo PIS" e "Envio de Arquivo Cadastro NIS"?

R: Sei que a opção a ser utilizada para enviar o seu arquivo lote de solicitação no cadastro do PIS é a segunda - "Envio de Arquivo Cadastro NIS". A primeira opção nunca utilizei.


Cadastro pela conectividade ICP com certificado (sem necessidade de autorização prévia da caixa) e pelo formulário FICUS, é isso?

R: FICUS na verdade é um pedido feito a CAIXA para que o empregador tenha uma senha de acesso ao sistema online da caixa para geração de NIS/PIS pela web mesmo. Depois que a CAIXA autoriza esse acesso, aquele empregador pode cadastrar as informações para solicitação do PIS, tendo que digitar manualmente num formulário todas as informações do trabalhador. A vantagem é que por enquanto não é necessário utilizar certificado digital para obter o PIS.

Já no pelo Conectividade Social ICP só dá para utilizar com eCNPJ e voce precisa ter um arquivo lote pronto para somente fazer a transmissão pelo sistema. O arquivo lote pode ser gerado em seu software de folha de pagamento se houver essa possibilidade ou no validador do colega Sineir. Depois de transmitido basta aguardar o recebimento do arquivo Retorno_NIS.txt, nele constará seu numero de PIS se tudo der certo.



Entenda seu arquivo Retorno_NIS.txt no validador leigonis.contabilidademesquita.com.br
Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 08:10

Bom dia galera,

Danúbio recebi o retorno da Caixa, o numero do PIS é esse que vem na coluna NIS ativo na frente do nome da funcionária??

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 12:13

César, significa que o arquivo foi enviada duas vezes no mesmo dia.
O que identifica o arquivo é o CNPJ do responsável pelo envio e a versão do mesmo (não considera mesmo arquivo, ainda que com mesmo nome, mas com CNPJ do responsavel pelo envio diferente).

Sineir Marcos®
HEBERT OTAVIO

Hebert Otavio

Bronze DIVISÃO 5, Programador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 12:13

César Augusto Albuquerque Araújo

Se nao me engano seria o erro 1261 certo?

Uma vez o suporte da CAIXA me disse que esse erro acontece quando é enviado várias vezes no mesmo dia o mesmo arquivo.

Daí volta com esse erro 1261. Se for isso, gere o arquivo novamente e tente transmitir uma vez só pelo ICP.

Até.



Entenda seu arquivo Retorno_NIS.txt no validador leigonis.contabilidademesquita.com.br
CÉSAR AUGUSTO ALBUQUERQUE ARAÚJO

César Augusto Albuquerque Araújo

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 13:17

Sineir e Hebert, muito obrigado por suas respostas. O arquivo que gerei hoje saiu com o seguinte nome "CADASTRONIS.D150326.S11", embora eu tenha gerado apenas este arquivo hoje, me refiro ao "S11" li que o arquivo tem que estar em sequência, portanto, achei que o arquivo teria que estar nomeado com "S00" OU "S01" será que vai dar problemas. Desde já, mais uma vez agradeço.

Página 54 de 70

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.