x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.080

acessos 625.955

Cadastro de NIS enviando arquivo pelo conectividade social i

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 11:13

Rodrigo(obrigado, de nada), nos anexos desta discussão estão os manuais, sendo o último de nº 18 (v2). Sabe se tem superiores ?
Preciso ajustar os códigos de retornos e campos, pois pelo menos o retorno de OK mudou de 1307 para 1404 !
Creio que você observou que a terceira planilha(última) do validador é quase especifica para programadores (eu não o sou), pois mostra divergências entre o tamanho do campo e o tamanho do conteúdo !
ps: atentar que o arquivo txt deve ser gerado "utf-8(sem bom)".

Sineir Marcos®
Carolina Ap. Morais

Carolina Ap. Morais

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 11:23

Gente, bom dia.

Vou fazer um cadastro do PIS pela primeira vez, e após muita pesquisa verifiquei que é possível fazer pelo ICP, só que estou com uma dúvida, posso fazer pela contabilidade, ou tenho que acessar a empresa? Algumas pessoas disseram que pode fazer pela contabilidade mesmo porque não cria vinculo nenhum, porém, outras dizem que deve ser o da empresa. Alguém sabe me dizer com precisão?

Carolina Morais
Rodrigo Alves De Campos Do Prado

Rodrigo Alves de Campos do Prado

Iniciante DIVISÃO 4, Desenvolvedor
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 11:27

Segui esta manual Referente a 29/07/2015 sendo a versão do Manual 25.0

www.caixa.gov.br

Número: 1307
Gravidade: I
Descrição: Operação realizada com sucesso!
Ação: Não há ação a ser realizada para essa mensagem

Mesmo seguindo o manual novo sua versão 18.x correspondeu bem.

Seu site esta ótimo ajudou muito, até a ultima mensagem refere-se a: "CAMPO SEM CONTEUDO !!! Complemento da Identidade", do qual muitos sistemas assim como o meu, clientes não preenchem tal informação, vou aguardar o retorno do meu cliente para ver se está tudo ok mesmo, creio que levarei alguns dias até o cliente me dar seu parecer.

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 11:29

Carolina, eis as considerações:
1-Não funciona com acesso e-CPF (CEI) : CEI só via procuração para e-CNPJ.
2-Com e-CNPJ do empregador: por o CNPJ no campo do responsavel pelo envio e no campo do vinculo.
3-Com e-CNPJ de terceiro: por o CNPJ do certificado no responsavel pelo envio e no campo vinculo o CNPJ do outorgante empregador.

Sineir Marcos®
caio schiavo

Caio Schiavo

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 17:22

Boa tarde

ótimas dicas por aqui

Primeiro agradeço ao Sineir pela iniciativa e belo trabalho no gerador e validador do NIS

segundo, estou tendo um problema..rs

tanto pelo sistema de folha que possuo quanto pelo gerador do SINEIR ao anexar o arquivo recebo a mensagem de CNPJ inválido

Usando o certificado digital do empregador e o CNPJ do mesmo

alguem sabe se o sistema do conectividade esta com problemas ou eu fiz algo errado por aqui?

outra questão

eu abri o arquivo no bloco de notas para chegar as informações não alterei nada, salvei e passei no verificador, dai recebi um erro

era algo "ultima linda, não pode ser zero, 280" não me recordo direito

obrigado

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 22:39

Caio Schiavo, de nada, boa noite....
Primeiro: no ICP a função a ser escolhida (causa confusão mesmo) é: Caixa Postal>Nova Mensagem>Envio Arquivo NIS (tudo do lado esquerdo)
Segundo: Desconsidere "tamanho <> 280 na última linha" .

Sineir Marcos®
Ellen Fernanda Fávaro

Ellen Fernanda Fávaro

Iniciante DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 11:46

Bom dia!

Estou tentando usar o cadastro NIS através da Conectividade Social com certificado digital.
Alguém sabe me informar o que devo fazer com o seguinte erro:

type Exception report

message

description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception

javax.servlet.ServletException: Filter execution threw an exception
br.gov.caixa.siiso.sisgr.FiltroServidores.doFilter(FiltroServidores.java:33)
org.jboss.web.tomcat.filters.ReplyHeaderFilter.doFilter(ReplyHeaderFilter.java:96)
root cause

java.lang.NoClassDefFoundError: org/bouncycastle/util/encoders/Base64
br.gov.caixa.cns.export.bean.ICONPermissao.V103.CONPermissao.autorizarUsuario(CONPermissao.java:296)
br.gov.caixa.siiso.cns.AutorizaEntidade.autorizarEntidade(AutorizaEntidade.java:41)
br.gov.caixa.siiso.cns.CNSService.autenticarUsuario(CNSService.java:40)
br.gov.caixa.siiso.helper.MatrizAcessoHelper.verificaAcessoCNS(MatrizAcessoHelper.java:906)
br.gov.caixa.siiso.sisgr.FiltroMatrizAcesso.doFilter(FiltroMatrizAcesso.java:64)
br.gov.caixa.siiso.sisgr.FiltroServidores.doFilter(FiltroServidores.java:33)
org.jboss.web.tomcat.filters.ReplyHeaderFilter.doFilter(ReplyHeaderFilter.java:96)
note The full stack trace of the root cause is available in the JBossWeb/2.0.0.dev logs.

Danilo Faggion

Danilo Faggion

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 14:59

Boa tarde colegas!

Vocês sabem algo sobre esse comunicado da Caixa sobre o Cadastro NIS? Tentei acessar de um cliente meu aqui com o certificado e-CNPJ e não consigo acessar.

"Comunicado da Caixa sobre Conectividade Social ICP

Informamos a disponibilidade no Conectividade Social ICP do novo serviço “Cadastro NIS”.

Com esse serviço é possível realizar o cadastramento on-line de novos trabalhadores, com a geração e conhecimento imediato do número do NIS.

O acesso à nova funcionalidade está disponível na cesta de serviços de Pessoa Jurídica, contudo, para que a rotina seja executada por terceiros deverá ser realizada a procuração digital, por meio do Módulo de Procuração, disponível no próprio CNS ICP.

Com esta inovação atendemos à demanda de empregadores e escritórios de contabilidade, viabilizando o cadastramento de NIS via WEB, não havendo mais a necessidade de comparecimento às agencias.

Informamos ainda que o acesso on-line ao Cadastro NIS pela internet, disponibilizado desde março de 2013, será totalmente integrado ao Conectividade Social ICP, e seu prazo final de funcionamento comunicado oportunamente.

Pedimos dar conhecimento aos entes abrangidos por esta Federação.

Agradecemos mais uma vez a parceria e colocamo-nos à disposição para outras informações.

Caixa Econômica Federal"

ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 15:17

Danilo Faggion

o comunicado da Caixa está correto. Já se consegue fazer o cadastro do NIS pelo Conectividade Social.

Veja o passo a passo que nossa colega Karina postou alguns dias atrás:

Vamos lá:

Preencha os dados e gere o arquivo aqui: http://www.sineir.com.br/gera_nis.php
No Conectividade vá em: Nova mensagem>> cadastro nis
Anexe o arquivo gerado pelo site e envie;
No dia seguinte haverá um arquivo de retorno em sua caixa de entrada, leia-o aqui: http://www.sineir.com.br/valida_nis.php

Se foi tudo preenchido corretamente terá o numero do PIS do trabalhador, ligue na Caixa (Oculto) ara confirmar o numero.

Atenciosamente
Eliane Rezende
ANDERSON RODRIGO

Anderson Rodrigo

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 09:26

Bom Dia Pessoal,

O comunicado que se refere é o CADASTRO NIS, nova opção que foi liberada. Onde se abre o formulário online e já sai o NIS. Não é arquivo. Pra quem chegou a cadastrar aquele formulário que tinha de ser entregue na CAIXA para liberarem um acesso ONLINE, parece que é o mesmo site. Só que agora não precisa mais fazer cadastro e levar formulário e documentos da empresa na CAIXA.

Acessar o CONECTIVIDADE e nas opções SELECIONE, onde tem EMPREGADOR, PROCURAÇÃO, SOLICITAR PARCELAMENTO VIA CNS, agora foi criada CADASTRO NIS que como a página EMPREGADOR, direciona para o site cadastronis.caixa.gov.br através do CERTIFICADO.

Não tenho certeza quanto às procurações, parece que precisa refazer ou aditar o serviço novo.

Só que fui entrar com ECNPJ do ESCRITÓRIO, acessei SELECIONE-CADASTRO NIS, e aí pediu certificado novamente, coloquei do escritório e fui direcionado para o formulário online. lá aparece o CNPJ do escritório como vínculo, e se entrar direto com o certificado do CLIENTE sem procuração no site CONECTIVIDADE, aqui aparece o CNPJ do CLIENTE, só que se na opções do VINCULO, você clicar em LIMPAR, ele limpa o CNPJ e permite colocar qualquer CNPJ.

Não fiz nenhum ainda, mas já está entrando. Se alguém conseguir, no avise.

Ivan Manoel da Silva Filho

Ivan Manoel da Silva Filho

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 10:23

Bom dia,

Tenho uma dúvida referente ao código de erro 1297, segundo o layout esse erro só ocorre para os campos 0902 e 0911. Eu validei o arquivo através do validador do Sineir e o mesmo diz que o Complemento do Endereço (Código 0911, sequencial 06) está sem conteúdo e que o campo é obrigatório, porém ao acessar as dicas do Sineir para os campos diz que o mesmo não é obrigatório e no layout diz que se não houver Complemento do Endereço é para preencher com brancos, no arquivo de retorno (RETORNO_NIS.TXT) o código 1297 aparece na linha com o código de campo 0902, que entendo ser o geral, porém ele aparece de novo na linha com o código de campo 0386, sendo que no layout diz que esse erro só ocorre para os campos 0902 e 0911, alguém poderia me explicar?

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 12:06

Ivan, alguns dias atras eu perguntei se alguem tinha o ultimo layout para eu analizar e atualizar o sistema. Obrigado por postar o mesmo.
No layout v25 pag 6 (23 fisica) diz:
06 Complemento Endereço C 15 S Se não houver complemento o campo deve ser preenchido com brancos

No codigo 0386(obrigatório), só tem dois sequenciais 00: Nacionalidade com 4 digitos e 01:Detalhamento da nacionalidade
Logo o erro 1297(Preencher com informação válida conforme normas de preenchimento do campo)
0386:00: tem que ter 4 digitos com zeros à esquerda: 0010 (brasileiro)
0386:01:possui só um digito: 1 para brasileiro nato, 2 para brasileiro naturalizado, 3 para brasileiro nascido no exterior e 0 (zero)
para estrangeiro.

Sineir Marcos®
SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 12:35

Não... o erro está (segundo voce) na linha de codigo 0386, onde está o codigo de retorno.

Logo o erro 1297(Preencher com informação válida conforme normas de preenchimento do campo)

Na linha do erro está 03860000 ou 03860100 ? conteudos xxxx / x, respectivamente.

Sineir Marcos®
Vilma Castro

Vilma Castro

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 13:01

Boa tarde.

Conforme pulicado pelo colega Anderson Rodrigo já esta funcionando o CADASTRO DO NIS direto no site com acesso do certificado do Cliente ou procuração eletrônica.

Fiz um teste e deu certo, o NIS foi liberado de imediato!!!

Leticia Vanderlei dos Santos

Leticia Vanderlei dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Analista Suporte
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 14:53

Boa tarde meus caros,

Estou tentando cadastrar a senha para ter acesso a empresa pela internet e cadastrar o pis do funcionário novo e dá que não foi possível cadastrar senha. Alguém sabe me dizer se existe outra forma de cadastrar o pis preciso pra hoje.

VIVIANE DA CONCEIÇÃO SILVA

Viviane da Conceição Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 15:02

Pessoal consegui acessar no menu da conectividade social o cadastro nis mas apenas coo certificado da certisign, mas em outro CEI que o acesso é com o certificado da caixa não funciona... Sessão do Usuário expirada. Favor acessar novamente o sistema.

Tem alguém com o mesmo problema ..

Não quero ligar pra o suporte da caixa não, a conversa deles é só excluis cookies e arquivos temporários e se não funcionar é se sistema que está fora...

Nada melhor que um, dia apos o outro e uma noite no meio deles!
SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 17:15

Ivan, em se tratando de estrangeiro, o meu sistema não gera corretamente (se voce gerou por ele)..
tem que ter o campo 0387 (pais de origem).. não pode ter o campo mun nasc ibge 0390...
talves tenha que ter data de chegada 0391 (usado para estrangeiros).

Sineir Marcos®
ANDERSON RODRIGO

Anderson Rodrigo

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 17:57

Leticia, o acesso por cadastro com senha, para poder usar, tem de levar documentos da empresa na CAIXA, para ser validado.

O que apresentei aqui, é que o mesmo site CADASTRO NIS, pode ser acessado através do CERTIFICADO DIGITAL no site CONECTIVIDADE SOCIAL, opção SELECIONE -> CADASTRO NIS. Se esse serviço tiver na procuração do CLIENTE para o ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE, o ESCRITÓRIO vai acessar como ACESSAR EMPRESA OUTORGANTE. Se você tiver o CERTIFICADO DIGITAL do CLIENTE, pode acessar o serviço diretamente e já fazer o NIS na hora, não precisa de senha, só o CERTIFICADO.

ANDERSON RODRIGO

Anderson Rodrigo

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 8 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2015 | 13:48

Boa Tarde Solange,

Estou achando que a CAIXA, não fez 100% da integração dessa nova ferramenta. O certificado E-CNPJ do nosso escritório é CERTISIGN, e tenho de um cliente também que é CERTISIGN. Se acesso o CADASTRO NIS sem fazer o ACESSO A EMPRESA OUTORGANTE, o sistema entra, se faço o ACESSO COMO OUTORGANTE, não consigo acessar, aparece a mensagem a pagina dá como sessão expirada.

Agora sem fazer o ACESSO COMO OUTORGANTE, consigo acessar com o E-CNPJ direto do cliente.

Quem souber criar TÓPICOS aqui no FÓRUM, ou já souber que exista um sobre o assunto, era melhor separar esse novo CADASTRO NIS ONLINE em outro TÓPICO. Não sei se é pertinente isso, mas é minha opinião.

Solange Turaça

Solange Turaça

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2015 | 14:03

Boa tarde,

Obrigado Anderson pela explicação, também acho que a caixa ainda não fez a integração completa, e concordo com você sobre um tópico onde poderemos conversar sobre essa nova ferramenta, pois pelo que entendi para você poder acertar os dados de um funcionário que está divergente no esocial, esse cadastro nis será de grande ajuda.


Att,


Solange

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2015 | 08:59

alguem conseguiu fazer o cadastro do PIS pelo ICP usando empresa outorgante?

minhas procurações sempre foram selecionadas todas as opções, mas acho que algo ocorre, talvez tenhamos que refazer as procurações, pq no meu caso o campo de cadastro PIS nao aparece quando eu entro como procurador.

só consigo entrar na aba de cadastro usando o perfil do Escritorio, mas ai o PIS sairá vinculado ao Meu Cnpj e não do cliente....

alguem tem a luz?

- editando :::

- fiz 2 cadastros agora... , seguindo a dica do amigo Anderson, entrei com o certificado do escritorio , acessei o cadastro, cliquei em " Limpar " e digitei o vinculo do cnpj do cliente ....

tudo certo
um caso ja deu PIS Existente e forneceu o numero ( em consulta a qualificação social - o alerta consta que não ha informação de CPF no cadastro e pede para solucionar utilizando o Cadastro PIS-empresa ou Agencia da CEF )

no outro caso, Cadastro Novo, - alerta diz para incluir o CNPJ e Razão social da Empresa - nao sei o que quer dizer.

Lucas Gonçalves

Lucas Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2015 | 12:29

Boa Tarde,

Na hora de preencher o formulário no CADASTRO NIS com o certificado digital do Cliente, é necessário o campo RIC? Se for, não sei o que boto, assim como Passaporte e Portaria de Naturalização deixei em branco, e o campo Data do Vinculo no começo la em cima, seria a data que a pessoa esta sendo admitida pela empresa?
Depois clico em Confirmar Inclusão?
Estou confuso quanto ao cadastramento, se alguem puder ajudar, agradeço.
Abraços

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2015 | 14:58

Lucas Gonçalves

RIC , Passaporte e portaria usara apenas se for o caso, por exemplo de estrangeiros. ... deixe em branco.

data do vinculo , procede... : data de admissão !

ai é só confirmar , e ok.

Silvia Cristina Vieira Moreira

Silvia Cristina Vieira Moreira

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 10:53

Fiz a importação para o sistema do retorno do PIS e gerou a mensagem abaixo.

Saberiam me informar, o funcionário entrou na empresa em 04/2014 e estava com numero do NIT até agora, só que quero cadastrar seu PIS.

Relatório de inconsistências na Importação de retorno - NIS/PIS

[Linha: 7] Data de Admissão inválida para essa operação.
[Linha: 39] Data de Admissão inválida para essa operação.
[Linha: 41] Data de Admissão inválida para essa operação.
Informações obrigatórias do leiaute estão ausentes no arquivo: [PIS]

Página 63 de 70

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.