x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.080

acessos 625.955

Cadastro de NIS enviando arquivo pelo conectividade social i

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 4 julho 2014 | 08:46

Pessoal, bom dia!

Sineir, ficou muito bom o analisador, assim que o dominio corrigir os problemas no arquivo vou realizar a verificação no seu sistema.

Uma informação importante, o cadastro do NIS não pode ocorrer de forma antecipada a data de admissão, exemplo: Tenho uma admissão que irá iniciar no dia 07/07 (segunda), enviei o arquivo ontem solicitando o cadastro, pois é o primeiro emprego, e retornou com a mensagem de erro que a data informada no campo "vínculo" é maior que a atual.

LIDIANE MIRANDA MORAIS

Lidiane Miranda Morais

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 4 julho 2014 | 09:44

Bom dia!

Também utilizo o Domínio Sistemas, estarei de olho nesse tópico e enviarei minhas experiências para me atualizar.

Obrigada a todos!

Obs.: Parabéns Sineir pela iniciativa e coletividade.

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 4 julho 2014 | 10:43

Sineir, bom dia!

Você leu a Circular nº 659/2014 da Caixa?
Então, ela inclui o cadastro de NIS para empregadores domésticos através do CEI, acredito que isso regulariza a situação que discutíamos por aqui, sendo assim deve ter uma nova versão do layout, ou então só bastará trocar o CNPJ pelo CEI.

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 4 julho 2014 | 11:22

Bom dia Raphael, não vi não. Vou dar uma olhada.

ps:Na pag. 7 do Manual v.11 diz:

1 - No Header Geral, devem obrigatoriamente ser
informados: Tipo de Arquivo, CNPJ do Órgão
(Empresa ou Escritório de Contabilidade) ,
Nome Fantasia, Tipo de Remessa, Data da
Remessa e Código do Processo.

2- No Header Parcial, devem obrigatoriamente
ser informados: CNPJ/CEI da Empresa (Matriz
ou Filial) e Nome da Empresa (Matriz ou Filial).

É isto que ainda não entendi. O arquivo "simplificado" é formado por Header Geral, Detalhe e Trailer Geral.

Talvez funcione colocando o CEI mas com dois zeros antes: "00" + CEI ?!?!?!?!?
Fiz uma modificação no script, ao digitar CEI (com critica), que são 12 numeros, no POST serão acrescentados os 2(dois) zeros antes. É apenas uma tentativa.
+Alguns ajustes com datas!


Obrigado.

Sineir Marcos®
Diogo Arcanjo

Diogo Arcanjo

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 14:46

Recebi um arquivo Retorno_NIS na caixa postal do conectividade ICP, de um teste que fiz ontem. Sendo que não consigo abrir o arquivo pois ele não está em nenhum formato válido. Tento abrir pelo word e está cheio de números sem formatação.

Como consigo abrir esse arquivo Retorno_NIS?

Elaine Jaqueline

Elaine Jaqueline

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 15:07

Pegue o arquivo que voce recebeu(Retorno_NIS.txt), e o submeta ao analizador, vão aparecer erros.
Mas preste atenção nas duas ultimas colunas:
1-NIS ATIVO (ainda que em vermelho, se tudo correu bem, aparecerá o nis do Colaborador)
2-COD.RETORNO (ainda que em vermelho, aparecerá, quando diferente de zero, o codigo de retorno: para OK=1307).

Veja e me (nos) diga.

PS: O analisador foi feito para os arquivos de Entrada (arquivo a ser enviado), mas pode ser utilizado para os arquivos de Saída (Retorno). Pois serão vistas as linhas de maneira mais fácil.

ANALISADOR: Próximo passo: Tentarei, a partir do arquivo de entrada, quando os erros forem só de estrutura, não faltando campos, REMONTA-LO (no script) e devolvê-lo pronto para ENVIO.

Sineir Marcos®

Diogo Arcanjo

Diogo Arcanjo

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 17:24

Utilizo o sistema NG Folha da Mastermaq. Está cheio de erros o arquivo após passar pelo analisador. Gerei outro arquivo pelo GERADOR NIS do Sineir e vou esperar a resposta amanhã.

Pelo visto o problema deve ser no meu sistema de folha.

Vanderlei Sander

Vanderlei Sander

Prata DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 julho 2014 | 16:23

Boa tarde Pessoal
Primeiramente gostaria de agradecer o colega Sineir Marcos pela colaboração.
Não tive problemas em gerar o arquivo visto que o sistema que utilizo já trás a opção para exportar o arquivo. O problema é que o retorno é em formato texto "txt" e o visualizador RML não lê. A ferramenta do Sineir ajuda muito, mas não entendo como a CEF não disponibiliza um visualizador para o arquivo. No meu caso, mandei um pedido de cadastro de PIS e o sistema da CEF me retornou um número de PIS.

Fábio Moreira

Fábio Moreira

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 17:21

Sineir Marcos

Boa Tarde Sineir Marcos, gostaria de agradecer pela grande ajuda em seu validador. Utilizo o sistema Ledwin e gerei o arquivo simplificado e analisei em seu Validador e não acusou nenhum erro. Após enviar e estiver tudo certo o Simplificado, estarei testando o Completo.

Mais uma vez muito Obrigado pela ajuda.

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 22:45

Fabio, de nada.

Observações:
1-O validador "valida" a estrutura, checa o minimo de campos (obrigatórios) e não os dados, ou seja, a estrutura pode estar OK mas os dados nao(principalmente para os arquivos não gerados no nosso GERADOR).

2-Dados incorretos mais comuns:
2.1-Codigo Nacionalidade para brasileiro tem que ser 0010 (quatro digitos) e não 10 (dois digitos).
2.2-CTPS 7 digitos com zeros a esquerda 0001234(certo) => 1234 (errado).
2.3-CEP: Alguns CEPs estão sendo rejeitados, por serem CEPs genéricos.

Ps_1: Algumas empresas de software já utilizaram o "validador" para testar seus arquivos (só para ter um norte minimo).

Ps_2: Se ao analisar o arquivo de retorno der erro, pode mandar para mim o "extrato" para eu tentar identificar o erro...


Abraços

Sineir Marcos®
Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 16 julho 2014 | 14:26

Sineir Marcos, boa tarde!

Gostaria de solicitar uma gentileza, estou com um cadastro pendente, o arquivo retornou com o código 1297, no layout informa que o problema está na posição 54 a 233, tentei entender o que é isso, mas sem êxito, saberia me explicar o que deu errado?

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 16 julho 2014 | 16:28

Rapha, funciona assim:

Na linha que indica a operação (linha 7, campo 0902, conteúdo "I") vem o codigo "Master" (tipo geral) e na linha do erro propriamente dita o Codigo do erro (que no seu caso é o mesmo codigo).

Então na linha 21, campo 0911, seq.campo 00, é onde fica o CEP.
Verifique se o CEP é genérico, ou está divergente em relação ao Município, ou algo assim.

Provavelmente seu CEP será 07403-085

Sineir Marcos®
Elis Camatta Cecato

Elis Camatta Cecato

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 16 julho 2014 | 16:42

Boa tarde gente ..
estou perdida nisso, Me ajudem. rs

Vamos lá, pelo que pude observar, vou gerar um arquivo dentro do meu sistema de folha de pagto. Correto ?

Onde vou validar este arquivo antes de utilizar a opção Envio de Arquivo Cadastro NIS ? Há algum programa tipo o da SEFIP para isso ? Como proceder depois de gerar dentro do meu sistema ?

Socorro! rsrs

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 16 julho 2014 | 16:51

Elis, boa tarde.

1- Gerar o arquivo no seu sistema (no padrão especificado pelo manual anexo a discussão) .ps.:ver se seu sistema o faz!

2-Enviar o arquivo pelo "Conectividade Social ICP", atentando para quem está enviando (proprietário do certificado).

não oficial: você pode verificar a "ESTRUTURA" no validador do nosso site (não valida os dados, só a estrutura).

voce pode gerar externamente aqui: GERADOR
e analisar aqui: ANALISADOR

Sineir Marcos®
Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 16 julho 2014 | 17:31

Eu fico pasmo porque a CEF lançou esse beneficio para nós e o arquivo retorno ela não nos disponibilizou nenhum aplicativo que trata este retorno =( como por exemplo os extrato em .RML, estão fez o visualizador ... mas CEF é CEF kkkk temos que agradecer ao colega Sineir pelo constante auxilio.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Igor Pereira

Igor Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 17 julho 2014 | 10:27

Sineir Marcos,

Primeiramente queria te parabenizar pelo esforço e trabalho, e todo tempo empenhado em criar alternativas para nos ajudar (menos capacitados).
Excelente trabalho no gerador e validador do NIS!

Também queria esclarecer uma dúvida.
Na minha validação, o campo do CNPJ do EMPREGADOR na linha 97, ficou verde preenchido com 14:16
Na legenda, verde é: Possível divergência tamanho do campo.
Mas o CNPJ tem 14 caracteres. Eu teria que completar com zero antes, ou depois? Ou o que essas 2 casas de diferença quer dizer?

Obrigado!

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 17 julho 2014 | 10:48

Igor, bom dia.

Hoje mesmo eu estava pensando: podem existir erros por minha conta, no momento de eu copiar, etc. Mas também há erros e divergências no próprio manual da CEF (diferenças entre a versão 9 e a 11).

O camopo 0292, seq.campo 01, tem o tamanho pelo manual de 16 caracteres, e é para comportar o CNPJ(14) ou o CEI(12). Então há uma diferença entre o tamanho do campo e o valor atribuido, mas não é um erro.
Acertado o tamanho deste campo para evitar equivocos !!!!

Por isso, chamei esta coluna de "POSSIVEL" divergência no tamanho do campo.
Todos os campos do tipo 'N'UMERICO são testados, pois muitos arquivos estão sendo gerados (não o do nosso gerador) sem o complemento dos ZEROS à esquerda, o que não se aplica ao campo 0292 (seu questionamento).

PS: Igor, voce usa CEI? Pois gostariamos de saber se há alguma possibilidade de o CEI poder transmitir seus arquivos, sejam dos próprios colaboradores, quanto dos colaboradores dos da procuração outorgada !!!!

Sineir Marcos®
JEFFERSON SILVA

Jefferson Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 17 julho 2014 | 15:52

Uso o programa Dominio Sistemas , gerei o arquivo MIC.ISO.E4025000.E36283.D140717.V01

Porem na hora de anexar ele da essas mensagens de erro

CNPJ : INVALIDO
CODIGO : 005
ERRO NO SISTEMA : 00
TIPO : 000

Alguem pode me ajudar ?

Ficaria grato

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 17 julho 2014 | 16:05

Jefferson, boa tarde.

Voce é PJ ou PF (cei) ?

Se PJ e o arquivo estiver correto, voce precisa ter procuração e indicar no arquivo esta situação.

Se PF (CEI).... isto estamos tentando descobrir.

Sineir Marcos®
Página 7 de 70

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.