x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 615

Trabalhador autônomo

Evelyn Medeiros

Evelyn Medeiros

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Informática
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 10:35

Bom dia,

Eu comecei a trabalhar como autônoma há menos de 1 mês e tenho algumas dúvidas, mas primeiramente vou explicar a minha situação:

Estou prestando serviços como autônoma na área de TI (no contrato assinado com a empresa, consta como Analista de Field, que nada mais é que suporte técnico presencial ao usuário), porém foi informado que será descontado 5% do ISS e 11% do INSS. Para que servem esses descontos? Pelo que sei o INSS está ligado com a aposentadoria, mas o ISS (apesar de ter pesquisado na internet) não entendi muito bem. Sou obrigada a pagar essas taxas mesmo sendo autônoma? Perguntando para algumas pessoas que já estão no mercado de trabalho a mais tempo (eu tenho 18 anos e ingressei no mercado agora, trabalhando por 4 meses com carteira assinada em 2013, então não possuo conhecimentos), me disseram que quando é descontado o INSS ele consta no PIS (que também não sei o que é e para que serve), mas a empresa que fechei contrato, não solicitou esse número de PIS, apenas minha conta no banco para fazer o depósito do meu salário.

Também me instruíram sobre o MEI, porém não me interessei, pois pretendo trabalhar como autônoma por pouco tempo e devido a burocracia que é para ter um cadastro, decidi que não valia a pena (já que estou como autônoma para 'quebrar um galho').

Afinal, esses descontos são obrigatórios? Como deve ser documentado legalmente esses descontos? Como eu faço para ver se a empresa está realmente descontando essa porcentagem e um dia voltará pra mim como aposentadoria? E sobre notas fiscais, como elas funcionam no meu caso?

Obrigada,

Evelyn.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 10:45

Olá Evelyn. Sim esses descontos são feito pela empresa , ou seja, quando a empresa retem ela fica como responsável pelo pagamento a Prefeitura que no caso é o ISS e a Previdência no caso Inss. O que você pode fazer é pedir o comprovante de recolhimento para as empresas. Em relação ao Inss você pode ir até uma das agências e pedir o Extrato.

Evelyn Medeiros

Evelyn Medeiros

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Informática
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 09:21

Olá Maicon, obrigada pela resposta.

Mas assim, a empresa que fechou contrato comigo só tem meus dados bancários para depositar as horas trabalhadas, meu RG e CPF que é para eu conseguir entrar no cliente que estou prestando serviço (para fazer crachá e tal). Com eles vão recolher o INSS só com esses documentos? É possível? E eu sendo autônoma sou obrigada a contribuir ou não?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.