x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 779

GPS paga fora do SEFIP, como informar na GFIP?

Cristina Kaminsky

Cristina Kaminsky

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 18:29

Pago a GPS desde quando abri a empresa em 31/05/2011.
Porém, agora, em 2014, tentei tirar a CND e vi que tenho pendencia da GFIP desde 2011.
Baixei o sistema SEFIP, li o manual, mas não encontro como informar para o INSS que as GPS do meu pro labore foram pagas.
Faço a retirada pelo salário minimo do ano vigente.
Então iniciei o lançamento pelo periodo 05/2011, coloquei no prazo, depois em compensação informei o valor pago na GPS.
De certa forma zera a nova GPS que o sistema geraria se não colocasse esta informação. Porém, me aparece a tela, dizendo sobre os 30%.
Mas eu não sei se estou fazendo o procedimento correto.
Alguém pode me ajudar, por favor.
Como devo proceder neste caso, pode ser feita pela compensação?
E para as GPS futuras, faço o lançamento sempre dentro do sistema SEFIP 8.40?
Ou qual dica podem me fornecer, obrigada. Cristina.

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 29 abril 2014 | 08:17

Cristina, bom dia!

Primeiramente leia este tópico Multa GFIP em atraso

Agora sobre a GPS, você informou que recolhe sobre o salário mínimo, me diga uma coisa qual o código de recolhimento, identificador (CNPJ ou NIT/ PIS) e percentual que está calculando o imposto?

Quanto a SEFIP ela é uma declaração, ou seja, você declara e depois recolhe o imposto, então não tem como informar que já pagou, mas é lógico que constando o pagamento de forma correta bastará você declarar.

Agora sobre a DICA, sugiro que procure um contador, afinal muitas dessas obrigações tem prazos e se não realizados tem multa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.