x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.051

Qualquer contrato de trabalho por prazo indeterminado tem te

Bruno Schwaint

Bruno Schwaint

Iniciante DIVISÃO 3, Agente
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 17:31

Boa tarde,

Fui contratado por uma empresa no dia 01/01/2014.
No momento da entrevista, o proprietário informou que minha permanência na empresa já era certa e queria que eu começasse no dia seguinte .

O proprietário solicitou meu documentos pessoais e carteira de trabalho para assinatura no 1º dia de trabalho.
Não recebi nenhum documento informando que o mesmo estava em posse de minha carteira de trabalho.

Passados 30 dias, estranhei a falta da assinatura de minha carteira de trabalho e indaguei ao mesmo , pois já havia pedido dispensa da empresa anterior. Neste momento, o proprietário da empresa me informou que eu estive em período de experiencia durante 30 dias e não precisaria mais de meu serviços.

Minha dúvida é seguinte: Qualquer contrato de trabalho tem tempo de experiencia?
Tenho direitos de trabalho regidos pelo contrato por prazo indeterminado?

Entendo que não estive em tempo de experiencia, uma vez que fui informada que já estaria contratado por prazo indeterminado.

Não assinei nenhum contrato de experiencia ou trabalho temporário e não foi feita nenhuma anotação em minha carteira.

Glauber Costa

Glauber Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 18:12

Bruno Schwaint

Analisando seu relato, posso concluir que você esta trabalhando na informalidade.
E como não foi assinado nenhum contrato de trabalho por tempo determinado, sim você esta num contrato por prazo indeterminado.
Referente ao contrato de experiência, o mesmo tempo prazo limite de 90 dias, como você foi admitido em 01/01/2014, hoje 2m 02/05/2014 já completasse 122 dias, assim sendo o mesmo não se aplica.
Agora o que pode ocorrer, é seu empregador assinar sua carteira a partir de uma data mais recente, e ai você deve questionar e lembrá-lo que começou em 01/01/2014.
De fato Bruno seu empregador estra infringido várias regras, que de certa maneira esta prejudicando você, como se por exemplo, sua carteira não foi assinada as contribuições previdenciárias, fundo de garantia e os direitos básicos de 13ª salário e férias. Então meu conselho é que você converse, num tom amigável, e procure saber o que esta acontecendo que já fazem mais de 3 meses que não recebeu sua carteira de volta.

abraço.

Glauber Costa
Bel. Ciências Contábeis
CRC/RS 079455
Email: [email protected]
Bruno Schwaint

Bruno Schwaint

Iniciante DIVISÃO 3, Agente
há 10 anos Segunda-Feira | 5 maio 2014 | 08:33

Grato pela esclarecedora resposta Glauber.

Como suspeitei, para que o contrato fosse de experiencia deveria ter sido informado e documentado no inicio da contração.

Abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.