x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 722

Meio salário minimo e redução de salário por jornada de trab

Luti

Luti

Prata DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 15:44

Um funcionário está registrado com um salário minimo, que atualmente é R$ 724,00 e com uma jornada de 220 horas/mês e 44 horas/semana.
Posso alterar esse salário para R$ 362,00 e no motivo colocar como redução de jornada que passará a ser R$ 110 horas/mês e 22 horas/semana?
Creio eu que nunca se deve diminuir salário de um funcionário, mas meu cliente insiste!

Outra dúvida, um funcionário que foi registrado com meio salário, este tem direito a Seguro Desemprego?
Também acho que é errado, mas quando assumi esse DP já tinha e não pude mudar isso.

Att

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 9 maio 2014 | 15:42

Luti, o que pode ser feito e registrar o empregado por hora (salario/hora), mas lembre-se e o salario da categoria(ver a convenção coletiva de trabalho, ou salario do estado, deverá considerar o maior) /220, a empresa pagará as horas trabalhadas + DSR.
Para calcular o DSR;

somam-se as horas normais realizadas no mês;
divide-se o resultado pelo número de dias úteis;
multiplica-se pelo número de domingos e feriados;
multiplica-se pelo valor da hora normal.

Luti, oriente o empregador para que implante o livro de ponto, cartão ou outro, para que possa ter o controle e também reclamação trabalhista futura caso haja.

Com relação ao seguro desemprego, acesse o link abaixo;
http://www.tudosobreseguros.org.br/sws/portal/pagina.php?l=707



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.