x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.232

thiago campos de sousa

Thiago Campos de Sousa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 13:33

depende do caso:
retifica-se
GFIP retificadora é aquela que tem como objetivo substituir uma GFIP enviada anteriormente, visando à correção de erros ou omissões. Para a RFB e para a Previdência Social, considera-se retificadora a GFIP que contenha a mesma chave de uma GFIP enviada anteriormente e com número de controle diferente.

exclusão

É um pedido enviado, em casos específicos, para eliminar GFIP enviada incorretamente/indevidamente, quando a correção não puder ser feita apenas com o envio de GFIP retificadora.

casos da exclusão

*quando o contribuinte envia uma GFIP e na verdade não houve fatos geradores nem outros dados a informar, ou seja, a GFIP deveria ser “sem movimento”. Neste caso, além de enviar um pedido de exclusão, é necessário, posteriormente, enviar a GFIP com ausência de fato gerador (sem movimento).

*Quando a GFIP foi enviada com informação errada num dos dados da chave. Neste caso, a GFIP retificadora não é capaz de substituir a GFIP incorreta, por possuírem chaves diferentes.

RONILDO DE SOUZA TORRES DA SILVA

Ronildo de Souza Torres da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 12:41

BOA TARDE A TODOS.

Por gentileza, gostaria de retificar e corrigir uma gfip que ficou excluso um funcionario e calculou o fgts de outro a maior. ex: funcionario A fgts recolhido 63,00, valor devido 41,00 ja recolhido, funcionario B nao foi incluso na gfip corrente, valor a recolher 41,00. assim sendo, ficou um funcionario a maior o pagamento e outro sem recolher, ja fiz a retificação no sistema da gfip, so que ele me gera a gfip com o valor total dos dois que é 90,00 com juros. como faço pra compensar o valor pago ou só recolher a diferença, agradeço desde ja a ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.