x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.287

Fgts mês anterior - mês rescisão - Modalidade

JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 18:11

Minha duvida é de interpretação. Vejamos :

Rescisão no mês 05/2014 > fgts mês anterior ( 04/2014) recolhido na grrf ( os demais funcionários ainda não foi recolhido)
fgts mês da Rescisão Recolhido na grrf
Quando eu for enviar o arquivo no sefip , referente ao mês 04( em atraso) , e posteriormente ao mês 05/2014 de todos os funcionários . Quanto a este funcionário, passo para a modalidade 1 ou 9 ?
Modalidade 1 não seria Confissão de Divida?, e neste caso estaria errado, pois já foi recolhido , e portando não necessita de Confissão?
Modalidade 9 seria Confirmação das informações anteriores, e neste caso estaria correto , pois houve uma informação referente a este funcionário anteriormente?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 08:39

Bom dia Julio,

Na verdade esse empregado será informado na modalidade branco mesmo, com o indicativo que já houve recolhimento do FGTS, informando a movimentação.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
JULIO CEZAR PEREIRA PIRES

Julio Cezar Pereira Pires

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 10:39

Neste caso Vania Zaniratto, o que altera na modalidade ? O próprio sistema de folha gera este indicativo?
Ocorre que as vezes o o SEFIP acusa uma inconsistência , com a mensagem "deve haver pelo menos 1 funcionário com recolhimento do FGTS. .."
momento em que me dou conta de houve rescisões com FGTS mês da rescisão, ou mês anterior . Dai que eu tenho corrigido o problema passando estes empregados para a modalidade " 1", deixando os demais ( que terão recolhimento) na modalidade "0".
Entretanto, mesmo fazendo este procedimento, na minha visão interpretativa penso que a modalidade a ser informada para FGTS já recolhido, deveria ser a "9"., ou seja, confirmando as informações anteriores destes empregados.
Mas , e só questão de interpretação mesmo, pois prefiro seguir a unanimidade.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 10:44

Então Julio, os sistemas importam essas informações já alocando nas modalidades corretas, pelo menos o meu faz isso (Contmatic).

Temos duas situações:

Rescisão no mês com mais empregados na folha

Enviar GFIP com todos na modalidade branco, com o indicativo de recolhimento já efetuado e dados do movimento ao empregado desligado.

Rescisão no mês sem empregados na folha

Enviar na modalidade 1 - Declaração ao FGTS e à Previdência

A modalidade 1 serve para confessar dívida quando o recolhimento é devido, mas também serve apenas como declaração, como neste caso acima, que não existe recolhimento a fazer.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.