x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.066

GPS para adiantamento do 13º salario integral

Fabiana Andrade

Fabiana Andrade

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 16:30

Boa tarde Pessoal!
Quando o 13º é pago integralmente num mês antes de novembro e dezembro para um único funcionário, qual seria a data para recolhimento do INSS, lembrando que a empresa tem desoneração na folha.
Exemplo:
A empresa com desoneração na folha pagara em 02/06/2014 o 13º integral (1ª e 2ª parcela) para apenas um funcionário, qual a data de pagamento do INSS? Pois somente no final do mês consigo fazer a desoneração da folha de pagamento.

Deus abençoe.

Grata., ´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ ( ¸.•* Fabiana Andrade
Fabiana Andrade

Fabiana Andrade

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 11:16

Bom dia Marcio!
Muito obrigada pelo retorno, mas continuei na dúvida, se eu pagar o 13º integral (1ª e 2ª parcela) em junho tendo já descontado o INSS no mês de junho, posso recolher o GPS ate dezembro? Sendo dessa forma não seria apropriação indébita?

Deus abençoe.

Grata., ´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ ( ¸.•* Fabiana Andrade
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 11:50

Fabiana, na GFIP mensal, só podes informar a Base de Cálculo do 13º para a Previdência, nos casos de rescisão de contrato, que aí o sistema calculará o INSS sobre o 13º e incluirá o valor na GPS do mês.
Para os funcionários que estão trabalhando normalmente, essa informação vai apenas na GFIP da competência 13, que gerará a GPS correspondente.

Apropriação indébita seria, a meu juízo, a retenção e o não recolhimento dentro do prazo previsto pela legislação, o que não seria o caso.
Mesmo assim, se quiseres, podes fazer uma GPS 13, com o valor do INSS devido sobre esse funcionário, e recolher agora. E depois em dezembro, faz outra guia para os outros funcionários. Ficaria uma GFIP 13 e duas GPS 13 ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.