x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.166

incidência INTERVALO INTRAJORNADA; HORA REDUZIDA; PRORROGAÇÃ

Alice Pereira

Alice Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 16:47

boa tarde,

alguém saberia dizer: o TIPO ( salário,hora extra, adicional legal, outros proventos, bases, entre outros) e INCIDÊNCIA (inss segurado, inss empregador, fgts, salario família, hora extra, pis, irf, entre outros)
INTERVALO INTRAJORNADA;
HORA REDUZIDA;
PRORROGAÇÃO JORNADA NOTURNA.

desde já agradeço,

Alice

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 14:09

Intervalo Interjornada: é a pausa concedida ao trabalhador entre duas jornadas diárias de trabalho. Segundo o art. 66 da CLT este intervalo deverá ser de no mínimo 11 horas consecutivas.
A contagem do período inicia-se a partir do momento em que o trabalhador efetivamente cessa seus trabalhos seja o normal ou horas extras.
O repouso semanal remunerado não pode computado no intervalo interjornada.
Vale mencionar que sendo desrespeitado o intervalo de 11 horas, as horas subtraídas do intervalo interjornada serão pagas como horas extras, ou seja, a hora normal acrescida do adicional de 50%.
De acordo com orientação do TST, para que seja caracterizada a situação de turnos ininterruptos não basta a mera alternância de empregados nos diversos períodos do dia. É necessário, segundo o Tribunal : “que o empregado trabalhe em três turnos, em sistema de alternância. Só o revezamento de trabalho entre manhã, tarde e noite garante ao trabalhador o direito à jornada especial de seis horas”.
Art 7º, inc. XIV: Jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva.
Intervalo Intrajornada: são as pausas dentro da jornada diária de trabalho para o repouso e alimentação do trabalhador.
Em qualquer trabalho contínuo cuja duração ultrapasse 6 horas é obrigatória a concessão de intervalo de no mínimo 1 (uma) e no máximo 2 (duas) horas.
Não excedendo 6 horas será obrigatório um intervalo de 15 minutos quando a duração ultrapassar 4 horas.
O limite mínimo de 1 hora de intervalo poderá ser diminuído por deliberação do Ministério do Trabalho e Emprego, após prévia fiscalização da empresa, onde reste comprovado que o estabelecimento possui refeitório de acordo com os padrões fixados na norma específica e que os empregados não estejam submetidos à jornada suplementar.
As horas destes intervalos não serão computadas na jornada de trabalho.

Acesse = calculostrabalhistasgratis.blogspot.com.br (hora reduzida)
Acesse = http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/adic_not.htm = (prorrogação da jornada noturna)

Alice, com relação as incidências, acesse o site da receita federal ou previdencia social, https://www.receita.fazenda.gov.br, ou, https://www.inss.gov.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.