x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 8.407

retenção de tomador sem funcionario alocado

RODRIGO

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 2
há 10 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 19:39

alguém saberia como utilizar uma retenção de um tomador que não teve funcionário alocado no mes da retenção?
ex: tomador matriz, tomador 1 r$ 2.000,00 retenção e tomador 2 r$3000,00. porem o tomador 1 nao teve folha do pagamento nesse mes, pois ainda nao tinha funcionarios registrados, mesmo assim, emitiu nf e teve a renteção de 11%. como devo fazer com esse saldo de retenção, coloco para compensação na matriz, ou retenção da matriz? no mes de emissao da nf ou no mes seguinte?

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Sábado | 31 maio 2014 | 10:17

Rodrigo, Bom dia!

Seja muito Bem-vindo ao Fórum!

Os valores de retenção ficarão como saldos a compensar para os próximos meses, a não ser que opte por restituição o que pra mim seria inviável, pois sabemos que esses processos com o INSS/RFB demora anos, sem contar a burocracia!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 31 maio 2014 | 10:40

Rodrigo, se for cessão de mão-de-obra ou empreitada parcial, vais fazer a GFIP com código 150, informando todos os tomadores e suas retenções, e nesse que não tem funcionários alocados vais marcar "sim", no campo "Informação Exclusiva de Retenção". Verás que o SEFIP vai abater todas as retenções no cálculo do valor devido à Previdência.

RODRIGO

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 2
há 10 anos Sábado | 31 maio 2014 | 12:37

Márcio, obrigado pela ajuda, mas surgiu um problema. O meu software de folha de pagamento, no momento em que gero o arquivo SEFIP, para importação para o SOFTWARE SEFIP, não vincula o tomador sem funcionários alocados, até pq não existe folha. Será que se eu cadastrar manualmente o SEFIP aceitará não ter funcionários alocados? de qualquer maneira, é errado informar essa retenção para o tomador principal da empresa que contem os sócios inclusive? se puder, eu coloco como retenção ou compensação? abs

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Domingo | 1 junho 2014 | 09:46

Rodrigo, terás de cadastrar manualmente o tomador, são só dados básicos, sem complicação.
Errado é, claro, a retenção tem de ser informada no tomador que a realizou.
Retenção é uma coisa, compensação é outra. Para informar valor retido no mesmo mês, lance em Retenção. Para informar valor retido em meses anteriores (saldos não compensados), lance em Compensação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.