x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 590

Dedução do Imposto de renda salarial

sheila virgínia sousa meneses dos santos

Sheila Virgínia Sousa Meneses dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Adm. Financeiro
há 10 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 08:48

Bom dia,


Gostaria de tirar uma dúvida à respeito do desconto do IRPF do salário.

O pagamento salarial é realizado dia 15 que é o adiantamento e dia 05 que é o mês. O meu salário é R$ 2500,00 e o meu IRPF é descontado no adiantamento o valor R$ 32,80, ou seja, o adiantamento é R$ 1000,00 com o desconto fica R$ 967,20. Sendo que no pagamento do dia 05 que refere-se ao mês é da seguinte forma:


Horas Normais - R$ 2500,00
Vale Refeição - R$ 44,00
Desconto Adiant Salarial - 1000,00
Vale- Transporte - R$ 112,00

A dúvida é o seguinte se o meu adiantamento foi R$ 967,20, já descontado o IRPF, no pagamento do dia 05, deveria ser descontado R$ 967,20 ou R$ 1000,00 que é o valor do meu adiantamento sem desconto. Porque pra mim parece que é descontado duas vezes.



Agradeço pela ajuda de vocês.
Sheila Virgínia

Sheila Virgínia
Marcio Kuster

Marcio Kuster

Prata DIVISÃO 2, Chefe Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 11:54

Bom dia Sheila.

Não me parece correto seu adiantamento salarial sofrer tributação seja ela qual for...nem do FGTS, nem do INSS nem do IRRF. Creio que haja algum equívoco.

Porém seu adiantamento foi de R$ 1.000,00 e não de R$ 967,20. E explico de outra forma. Do seu adiantamento seu empregador lhe reteve o IRRF, que é despesa sua e não da empresa. Quem paga o IRRF é VOCÊ. É compulsoriamente retido. Seu empregador apenas o repassa aos cofres públicos. Entendo que em se tratando de ADIANTAMENTO não seja lógico haver retenção. Até porquê o regime do IR é de caixa. Em sendo de caixa, para que seu adiantamento fosse teoricamente passível de sofrer retenção, necessariamente precisaria ultrapassar o limite da tabela de IR que hoje está em R$ 1317,07.

Sugiro solicitar explicação ao seu empregador sobre este seu adiantamento ser tributado, pois em meu entendimento seu adiantamento de salário está sendo tributado indevidamente. Adiantamentos não são tributados...

"Mudar é preciso.Crescer é consequência. Amar é fundamental."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.